Chevrolet Onix Plus obtém 5 estrelas nos testes do Latin NCAP; Tiggo zera



A sexta rodada de resultados divulgada em 2019 pelo Latin NCAP surpreendeu duplamente: o Chevrolet Onix Plus chega obtendo cinco estrelas de proteção a adultos e crianças. Enquanto isso, o Chery Tiggo 3 (que é o mesmo Tiggo que já foi vendido no Brasil antes da chegada dos Tiggo's 2, 5X e 7) obteve um resultado inaceitável de zero estrela, mesmo com airbags frontais.



O Chevrolet Onix Plus, fabricado em Gravataí (Rio Grande do Sul), recebeu cinco estrelas para proteção de adultos (28,34 de 34 pontos possíveis) e cinco estrelas também para crianças (42,33 de 49 pontos possíveis); o Latin NCAP também garantiu ao modelo o "Advanced Award", pela proteção de pedestres em caso de atropelamento. O recém-lançado sedã traz de série controle de estabilidade e seis airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros e dois de cortina.



Apesar da proteção geral ser classificada como boa (sendo submetido aos testes de colisão frontal, lateral, contra poste, contra pedestre e ainda o teste do controle de estabilidade), a proteção para as coxas de ambos os ocupantes dianteiros foi considerada marginal. Já no impacto contra poste, a proteção ao tórax foi classificada como "fraca". Apenas para servir de comparação, o rival VW Virtus (que obteve 32,56 pontos de 34 possíveis na proteção a adultos e 43 pontos de 49 possíveis na proteção infantil) teve a proteção para as coxas classificada como boa, e proteção "adequada" ao tórax na batida contra poste.



A Chevrolet recomenda a instalação das cadeirinhas infantis voltadas para trás, seguindo o que apregoa o Latin NCAP; outro detalhe que deu pontos ao modelo foi o lembrete do cinto de segurança em todos os bancos, inclusive nos traseiros, item pouco comum em modelos populares na América Latina.



Já o Chery Tiggo 3, fabricado na China, obteve zero estrela para proteção de ocupantes adultos (0 ponto de 34 possíveis) e uma estrela para proteção de ocupantes infantis (10,21 de 49 pontos possíveis). O SUV compacto oferece dois airbags frontais e alerta do não-uso do cinto para o motorista, mas o dummy que representa o motorista teve proteção fraca para os pés, tórax e coxa esquerda. A alta compressão registrada no peito do motorista atingiu valores além dos limites biomecânicos permitidos pelo Latin NCAP, indicando uma alta probabilidade de lesão fatal durante a batida frontal. A estrutura do Tiggo 3 foi avaliada como instável, de modo que o modelo sequer chegou a ser submetido ao crash-test lateral.


Com a falta de recomendação do fabricante sobre as cadeirinhas a serem utilizadas no teste, à falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro, à má sinalização das ancoragens ISOFIX e as cadeirinhas que falharam nos testes de instalação, o Tiggo 3 teve só uma estrela de proteção a crianças.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

"Este é um notável desempenho de segurança para o Chevrolet New Onix Plus. É um marco para a América Latina e fornece evidências claras de como os testes do Latin NCAP estão criando um mercado de veículos mais seguros. O Onix foi e é o modelo mais popular da América Latina, e é muito bom comprovar que sua nova versão oferece um nível mais alto de segurança para adultos e crianças; ganhando, também, nosso Prêmio Advanced Award pela proteção dos pedestres. Com o Chevrolet New Onix Plus, a General Motors está estabelecendo uma nova referência no segmento de segurança e desafiando seus concorrentes diretos no segmento de mercado mais popular da região.



Ao mesmo tempo, é uma grande preocupação para o Latin NCAP que ainda existam carros zero estrela, como o Tiggo 3, à venda na América Latina. O modelo não é capaz de oferecer uma proteção mínima em uma batida frontal, mesmo com airbags. O Latin NCAP está determinado a eliminar carros zero estrela do mercado latino-americano e exorta todos os governos e instituições regionais a apoiar programas de informação independentes para consumidores como o Latin NCAP".


Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:

"Este novo e bom resultado da Chevrolet confirma que, se proposto, os fabricantes podem oferecer veículos populares com uma classificação máxima de segurança. Parabenizamos a Chevrolet por sua reação em melhorar em dois anos o modelo mais popular da região de zero a cinco estrelas. Esperamos que essa mudança seja vista em toda a frota de modelos que a Chevrolet vende na região. Porém, o resultado do Chery Tiggo 3 é decepcionante, marca presente em vários países da região obtendo apenas resultados de zero estrela no Programa Latin NCAP. Isso mostra como alguns fabricantes ou importadores da região ainda não consideram a segurança como algo importante. Os consumidores de nossa região merecem poder acessar veículos com os mesmos padrões de segurança de outras regiões sem ter que pagar mais por isso".


David Ward, Presidente do Global NCAP, disse:

"No passado, criticamos a General Motors por vender veículos com classificação zero estrela na América Latina, mas devemos dar crédito a eles; pois com o Onix transformaram a segurança padrão do modelo mais vendido na região. A classificação dupla de cinco estrelas para adultos e crianças é excelente. Eles também ganharam o Prêmio Latin NCAP Advanced Award pela proteção de pedestres e incluíram o Controle Eletrônico de Estabilidade como equipamento padrão. Este é um resultado muito bom para a General Motors, que estabelece uma referência em segurança veicular na América Latina. Vale mencionar também o trabalho realizado pelo Latin NCAP para salvar vidas e seu diálogo construtivo com os fabricantes de veículos. Esse excelente resultado do Onix contrasta com o resultado de zero estrela obtido pelo Chery Tiggo 3, que nos lembra de que ainda existem modelos no mercado com desempenho muito ruim e que os consumidores latino-americanos devem evitá-los de qualquer forma".


A Dra. Kelly Henning, da Bloomberg Philanthropies, disse:

"Os usuários de estradas em todos os países merecem veículos que ofereçam, em sua versão básica, os requisitos de desempenho de segurança proporcionados nos mercados de economias desenvolvidas. Portanto, é muito positivo ver a GM priorizar a segurança dos veículos e melhorar seu modelo mais vendido na América Latina, o Chevrolet Onix, de zero a cinco estrelas. Esperamos que a GM continue melhorando sua frota na América Latina e que outros fabricantes sigam esse caminho, como a Toyota e a Volkswagen; especialmente aqueles que, como Chery, hoje receberam um resultado de zero estrela com o Tiggo 3".

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