Renovado, Volkswagen Virtus 2023 é apresentado em 5 versões

Sedã derivado do Polo, o Volkswagen Virtus passa por sua primeira reestilização desde o seu lançamento, no início de 2018. A linha 2023 do três-volumes chega ao mercado nacional em cinco versões:

- TSI 1.0 Manual: R$ 103.990
- TSI 1.0 Automático: R$ 112.990
- Comfortline 1.0 TSI Automático: R$ 121.990
- Highline 1.0 TSI Automático: R$ 130.030
- Exclusive 1.4 TSI Automático: R$ 144.990

Toda a linha 2023 do Virtus passa a ter faróis e lanternas de LED, além de seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina). Na frente, o formato dos faróis passa a ser o mesmo do SUV Nivus, e os projetores com diodos emissores de luz proporcionam alcance de até 130 metros de distância e contam com luzes de condução diurna. Na dianteira, também são novos o capô, o para-choque (com faróis de neblina de LED similares aos do Nivus a partir da versão Comfortline, aplique em preto e contorno inferior cromado, com prolongamentos a partir da versão Comfortline) e a grade dianteira (com um filete cromado na parte superior nas versões TSI e Comfortline, e dois filetes nas versões Highline e Exclusive).

Na lateral, todas as versões contam com luzes de seta incorporadas às capas dos retrovisores externos. As versões TSI conservam as rodas de liga leve da extinta versão 1.6 MSI. Já as opções Comfortline, Highline e Exclusive contam com estilos distintos de rodas entre si e "flechas" nos para-lamas dianteiros com o nome da versão.

O ângulo traseiro mostra poucas mudanças: as lentes das lanternas agora são escurecidas (como no Polo), o emblema "Virtus" agora fica centralizado na parte inferior da tampa traseira e a parte inferior do para-choque foi redesenhada, passando a ter refletores e moldura mais rebuscada (cromada na versão Highline). O porta-malas manteve a capacidade de 521 litros.

A gama de cores para a carroceria é composta por cinco opções: Azul Biscay, Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius.

As versões de entrada TSI (com câmbio manual ou automático) trazem o motor 1.0 Turbo com injeção direta de combustível, que entrega 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque com etanol. A partir da versão Comfortline, o propulsor passa a render 128 cavalos (com etanol) e 20,4 kgfm de torque, e os freios são a disco nas quatro rodas. Já a versão Exclusive é a única a ter o 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm de força.

Os destaques da parte interna são: volante com comandos de som, computador de bordo, controlador de velocidade de cruzeiro e aletas para trocas de marcha sequenciais, carregador de celular sem fio (de série em todas as versões), quadro de instrumentos com tela digital colorida (de 8 ou 10,25 polegadas, a depender da versão, com personalização de informações e de dados do veículo), sistema multimídia VW Play com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque, chave presencial com partida do motor por botão no console, ar-condicionado automático digital operado por tela sensível ao toque (Climatronic Touch) e, nas versões com câmbio automático, duas saídas de ar traseiras e entradas USB do tipo C voltadas para quem senta atrás. As duas entradas USB-C na parte dianteira do console são itens de série desde a versão TSI Manual.

Entre as novidades, estão: painel e forros de porta revestidos com costuras duplas, novos bancos (em couro a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca na opção Highline) e manopla de câmbio automático com indicação das posições de marcha no pomo da alavanca.

Em termos de segurança, as versões mais completas do Virtus trazem controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), que regula a distância do veículo a frente, além de frenagem automática em manobras, quando os sensores traseiros e dianteiros detectam algum obstáculo, bem como a frenagem automática pós-colisão (em caso de acidente, os freios do carro são acionados automaticamente, evitando que o veículo sofra novo impacto) e a frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal (AEB). O ACC e o AEB são itens de série em todas as versões do sedã com câmbio automático. Há ainda o XDS+, que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência, e o BSW, função que atua reduzindo a quantidade de água acumulada nos discos dianteiros.

No lugar da versão GTS, o Virtus passa a ter a opção Exclusive, que traz detalhes internos e externos diferenciados. Por fora, seus diferenciais estão em itens como os spoilers laterais, o aerofólio na tampa do porta-malas, as rodas de liga leve de 18 polegadas e os detalhes externos escurecidos. Dentro, a opção topo-de-linha do sedã vem com painel decorativo em vinil e revestimentos em couro. O Virtus Exclusive também possui quadro de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, sistema multimídia VW Play com tela de 10 polegadas, além dos bancos, portas e painel com costuras diferenciadas, bem como detalhes que levam o nome da versão. Com inspiração assumidamente declarada nas versões EX e Exclusiv do Santana, o Virtus Exclusive é o único a ter quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual).

Para todas as versões, o sedã terá o Pacote Black, disponível nas concessionárias, com rodas exclusivas, capas dos retrovisores em preto-brilhante, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave. As três primeiras revisões são gratuitas. Inicialmente, o Virtus estará disponível nas versões 170 TSI, Comfortline e Highline, a partir de março. Já o Exclusive está prometido para depois, ainda no primeiro semestre de 2023.



Comentários

Xracer disse…
Ta lindo o Virtus e bem equipado, show de bola, pena que taoooo distante da realidade da maioria da população. Eu pessoalmente sou 100x mais comprar um desses Exclusive do que qualquer SUV ou mesmo pick-up que o povo aqui idolatra e eu nao sinto a menor graça.