Avaliação do Fiat Fastback Audace: versão de entrada é bonita e bem-equipada

Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina (PI)
Agradecimentos | Assessoria de Imprensa Stellantis

A Fiat ingressou no segmento de SUVs bem depois da maioria das outras marcas aqui no Brasil, mas, rapidamente, os seus produtos conseguiram conquistar boas fatias deste mercado tão disputado no território nacional. Depois do Pulse, que começou a ser comercializado a partir de outubro de 2021, chegou o Fastback, em setembro de 2022. Com carroceria SUV-Coupé, este modelo está atualmente disponível nas versões Audace, Impetus e Limited Edition Powered By Abarth. O Auto REALIDADE rodou 812 quilômetros com a opção de entrada Audace, com motor 1.0 Turbo e câmbio automático CVT, e relata todas as impressões nesta avaliação. Vale dizer que nós já avaliamos o Pulse na versão Audace em junho de 2022 (veja aqui) e também detalhamos as diferenças e semelhanças entre as versões Audace e Limited Edition (confira aqui).

Em termos visuais, o Fastback Audace traz poucos indícios de que é a versão mais básica. A dianteira traz faróis inteiramente em LED: os diodos emissores de luz estão nos fachos baixo, alto e nas luzes de posição, que se convertem na iluminação de seta/pisca (são itens de série em todas as versões do Fastback, enquanto no Pulse, exceto na versão Abarth, as setas usam lâmpadas halógenas), além de moldura superior prateada, grade frontal com moldura mais larga que no Pulse, aberturas hexagonais e a Fiat Flag (a flâmula com as cores da bandeira da Itália), além do para-choque dianteiro com estilo similar ao do Pulse Abarth, com fendas verticais nas extremidades (pintadas de preto nesta versão) que incorporam passagens de ar funcionais nas caixas de roda dianteiras e, mais abaixo, molduras horizontais, também com insertos prateados. A versão Audace abre mão dos faróis de neblina, da grade dianteira pintada em preto-brilhante (nesta opção de entrada, ela vem em preto-acetinado) e da pintura das capas dos retrovisores externos e da parte superior do teto na cor Preto Vulcano, que são detalhes de série a partir da versão Impetus.

O ângulo lateral é bem marcante no Fastback. As rodas de 17 polegadas com raios diamantados e detalhes pintados de cinza são fixadas por cinco parafusos (no Pulse, por quatro) e calçadas por pneus Pirelli Cinturato P7 205/50. Molduras plásticas volumosas estão presentes nos arcos dos para-lamas e nas molduras laterais abaixo das portas. 

Os retrovisores externos possuem luzes de seta embutidas e em LED. Nesta versão, eles não possuem o rebatimento elétrico nem as luzes de cortesia que se acendem ao abrir uma das portas dianteiras (recursos presentes na versão Impetus). No SUV-Coupé, os racks de teto foram suprimidos, mas a antena de teto do tipo "barbatana de tubarão" vem de série, na cor preta.

A traseira do Fastback conta com lanternas que se infiltram pela tampa do porta-malas e aerofólios esculpidos na lataria. As luzes de posição, de ré, dos freios e os piscas são de LED, assim como o brake-light. A única iluminação externa do SUV-Coupé da Fiat que não é de LED é a luz da placa (lâmpada W5W). A tampa do porta-malas acomoda a placa do veículo e a câmera de ré. O para-choque traseiro também possui a moldura inferior central em prata acetinado, e seu formato sugere um extrator de ar. Para compor um estilo mais limpo, o SUV-Coupé dispensa o limpador traseiro e traz o vidro de trás bem inclinado. A saída de escape, à esquerda, fica oculta pelo para-choque.

O Fastback compartilha o nome e algumas soluções de estilo com o carro-conceito desenvolvido pela Fiat para ser exposto no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 (leia mais sobre ele aqui). O mocape era baseado na carroceria da Toro, e contava com detalhes futuristas típicos de show-cars para eventos, como os retrovisores extremamente afilados e a ausência de maçanetas convencionais. O modelo de produção acabou sendo derivado do Pulse, seguindo um caminho diferente em termos de design - ainda que alguns elementos, como os aerofólios esculpidos na lataria e a presença de lanternas que invadem a tampa traseira, sejam assemelhados. Se repararmos bem, as rodas da versão Audace lembram as que estavam presentes no conceito (embora o modelo apresentado no São Paulo Expo há cinco anos tinha peças de 19 polegadas). Até mesmo o logo com o nome "Fastback" passou por uma readequação no modelo produzido em série.

O interior do Fastback Audace traz muitas semelhanças com o Pulse da mesma versão. O volante com aro revestido de couro é item de série e, opcionalmente, também é possível incluir os revestimentos de couro nos bancos e em parte dos quatro forros de porta. Só o Fastback conta com insertos de couro também nos apoios dos cotovelos nos forros traseiros. Os forros de porta dianteiros recebem pintura de efeito metálico na área ao redor das maçanetas internas (que são prateadas nessa versão) para combinar com a faixa horizontal do painel.

O volante do Fastback Audace é o mesmo do Pulse Audace. Com perfurações e costuras aparentes sobre o couro, ele possui detalhes prateados e botões para operação do computador de bordo, do telefone, dos comandos de voz para navegação e do controlador/limitador de velocidade de cruzeiro. Atrás dos raios do volante há outros botões para alternar entre faixas ou estações (atrás do raio esquerdo) e para alterar o volume (atrás do raio direito). A coluna de direção ajusta unicamente em altura, através de uma alavanca no canto esquerdo (a partir da versão Impetus também existe o ajuste de profundidade). Há ainda o botão Sport, na cor vermelha, que interfere na assistência da direção, na atuação do controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e no tempo de resposta e de troca das marchas.

O quadro de instrumentos da versão Audace é analógico, praticamente idêntico ao das versões mais simples do Pulse - mudam apenas alguns avisos e identificações referentes ao SUV-Coupé. O velocímetro analógico fica à esquerda, acompanhado do nível de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, e o conta-giros, também analógico está do lado direito, junto do marcador de combustível. Ao centro dos instrumentos, o Fastback conta com uma tela digital de 3,5 polegadas que dispõe das seguintes informações:

  • Velocímetro digital e alerta sonoro de velocidade excedida (entre 30 e 200 km/h), com intervalos de 5 em 5 km/h.
  • Economia: informações de Trip A, Trip B (ambas exibem distância percorrida, tempo de viagem e consumo médio de combustível), além de autonomia estimada e indicador de consumo instantâneo, mostrado em um gráfico de barras, com escalas de - e +.
  • Info Veículo: traz sensor de pressão dos pneus (com indicação individual do pneu a ser calibrado), temperatura do óleo do motor, horímetro do motor (horas efetivas de seu funcionamento), quilometragem e dias restantes para próxima revisão, tensão da bateria, indicadores dos níveis de potência e pressão do turbo instantaneamente utilizados (funcionam com o carro em movimento), além da temperatura da transmissão e do indicador de força G, que mostra as forças de deslocamento e inclinação da carroceria.
  • Assistência ao motorista: mostra os gráficos do alerta de saída da faixa de rodagem (caso o veículo esteja se deslocando para as bordas da pista, o quadro exibe o direcionamento do veículo) e também exibe na tela a ordem de frear caso seja detectado o risco de uma colisão com o automóvel da frente.
  • Informações de áudio: fonte do som (rádio AM/FM, USB, Bluetooth) e nome da música ou estação de rádio em reprodução.
  • Mensagens: exibe informações que devem ser verificadas pelo motorista, como o de pressão baixa dos pneus.
  • Configurações da tela: é possível programar as informações que são exibidas nos cantos superiores esquerdo e direito (temperatura externa, hora, data, consumo médio da trip A, autonomia ou nenhum) e ao centro (título do menu ou informações de áudio).
  • Segurança: é possível fazer a ativação ou desativação do airbag dianteiro do passageiro, ver informações de telefone e/ou navegação por GPS na tela, controlar o volume dos avisos e também regular o brilho dos instrumentos, que afeta também a iluminação dos itens do painel e console.

Além disso, a tela exibe uma animação de boas-vindas ao ligar a ignição, mostrando a silhueta e o nome Fastback (nesta ocasião, os ponteiros de velocímetro e conta-giros se movimentam até o fim da escala), também possui indicador individual de porta aberta (mostrando inclusive se capô ou porta-malas estão abertos), exibe os gráficos dos sensores de estacionamento traseiros quando a marcha-a-ré é engatada e também mostra ícones do indicador de troca de marcha quando o câmbio está em modo sequencial, sugerindo fazer reduções ou subir marchas conforme necessário. A cada ignição, nos 30 primeiros segundos, são exibidos no canto direito desta tela os ícones de utilização dos cintos traseiros.

Assim como Pulse e Toro a partir do ano-modelo 2023, o Fastback incorpora o Sound Design, com novos sons de inicialização e de alertas. Quando o veículo é ligado, soa a melodia Sonic Script (parecida com aquela musiquinha que toca ao final dos comerciais mais recentes da Fiat) - antes, não havia um som de "boas-vindas" para o motorista. Foram atualizados os sons de ajustes de configuração do sistema multimídia, notificação de atualização da central do veículo (antes não havia som para este aviso), bipe de confirmação de configuração do quadro de instrumentos, sons dos toques na tela (com barulho diferente quando o toque é feito em uma função inativa) e o bipe para alertar que as definições do sistema multimídia serão resetadas. Também são novos os sons de advertência em caso de ocupante sem o cinto de segurança com o veículo em movimento, ao dirigir com a porta aberta e ao fazer uma mudança de marcha indevida no modo sequencial da transmissão. O som dos piscas e dos bipes dos sensores de estacionamento também foram atualizados.

Na alavanca de luzes, há três posições no seletor giratório. Na posição "O", as luzes dianteiras de LED e lanternas ficam permanentemente acesas enquanto o carro estiver com a ignição ligada, enquanto a posição com o ícone do farol acende os faróis baixos e as luzes de placa, e a terceira posição, do farol acompanhado da letra "A", ativa o acendimento automático dos faróis. Nesta posição, ao empurrar a alavanca para a frente, fica ativo o farol alto automático, que só comuta para a iluminação mais intensa quando não há outras luzes em sentido contrário, para evitar o ofuscamento de outros condutores.

 

Ao dar um leve toque na alavanca, as luzes de seta acendem 5 vezes sem necessidade de movê-la até o clique (esta função é chamada pela Fiat de "Lane Change"). Os faróis contam ainda com a função Follow me Home. Puxando a alavanca das luzes em sua direção quando a ignição é desligada, o motorista consegue ajustar a duração da permanência das luzes externas acesas entre 30 e 210 segundos após desligar o veículo, ou então desativar este recurso. É possível deixar o seletor dos faróis em qualquer posição: com a ignição desligada, as luzes também se desligam.

Já a alavanca dos limpadores dianteiros conta com posição de intermitência variável conforme a velocidade (posição que incorpora o acionamento do sensor de chuva) e de acionamento contínuo lento ou rápido. Pelo sistema multimídia é possível ajustar a sensibilidade do sensor de chuva entre as opções desligado, Auto 1 e Auto 2. De acordo com a quantidade de água que cai sobre o para-brisa e conforme a velocidade do veículo, o sensor ajusta a velocidade de varredura das palhetas. 

A central multimídia do Fastback Audace conta de fábrica com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, sendo opcionalmente possível incluir o monitor de 10,1 polegadas com GPS integrado e informações de tráfego em tempo real. Nos modelos 2022/2023, era possível adicionar o Pack Connect Me, presente neste exemplar de frota de imprensa (que inclui verificação de informações do veículo através de smartphone, smartwatch ou dispositivos controlados por voz como a Alexa, além de acionamento de comandos à distância, monitoramento da localização em tempo real do veículo, chamada automática para o resgate em caso de emergência e internet Wi-Fi da TIM a bordo, compartilhável com até oito dispositivos e com velocidade oscilando entre 150 e 200 Mbps). Mas os modelos 2023/2023 já não dispõem deste pacote adicional, que agora está restrito à versão Limited Edition. 

Através do layout personalizável do sistema multimídia, é possível criar diferentes perfis de usuário, cada qual com seu nome e sticker, e, a partir deles, salvar diversas preferências, como as informações exibidas nos menus e as configurações do veículo, ou até entrar no "modo manobrista", que protege com senha o conteúdo exibido pelo sistema multimídia. A base da tela possui sete ícones de atalho, que são os seguintes:

  • Principal: exibe as telas iniciais que podem ser personalizáveis. É possível escolher entre quatro layouts que permitem adicionar dois, três ou até quatro widgets por página (na central com tela de 8,4 polegadas, só é possível adicionar até dois widgets por tela), e o usuário pode escolher entre adicionar os menus "em execução" (do sistema de som), favoritos do telefone, chamadas recentes do telefone, percurso A, percurso B, conforto (com informações do ar-condicionado), atalhos personalizados ou remover widget.
  • Mídia: concentra as informações sobre rádio AM/FM e outras opções de mídia, como a reprodução de áudio nos dispositivos Bluetooth e USB. É possível salvar estações de rádio, fazer pesquisas por mídias através de teclado, ver capas de álbuns (caso disponível) e ouvir os áudios de vídeos, embora não seja possível visualizar suas imagens.
  • Conforto: exibe as informações de ar-condicionado. É possível ajustar a temperatura de meio em meio grau entre 16 e 28 graus Celsius, escolher o direcionamento do vento, regular a velocidade da ventilação e selecionar o desembaçamento dianteiro, desembaçador traseiro, modo de funcionamento do ar-condicionado automático ou "no máximo" (temperatura mínima e ventilação máxima), além de desligar o compressor de ar, o aparelho por completo ou alternar entre recirculação ou captação do ar externo. Mesmo quando o sistema multimídia está com a tela desligada, ao mexer nos comandos físicos do ar-condicionado aparecem momentaneamente informações sobre a ventilação.
  • Nav (seu ícone possui uma bússola funcional): mostra as informações do GPS TomTom instalado na memória do aparelho, que conta com informações de trânsito em tempo real (exibindo traços vermelhos ou alaranjados em trechos de congestionamento), além de indicação de radares de velocidade, visualização em 2D, 2D com o norte para cima ou 3D, opção de ativação/desativação dos sons de GPS, busca por pontos de interesse, definição de locais favoritos (como casa e trabalho) e planejamento de percursos. Caso o carro esteja com baixo nível de combustível, o GPS pode perguntar se o motorista deseja encontrar um posto de gasolina. Também é possível utilizar comandos de voz para encontrar locais e traçar rotas.
  • Telefone: é possível parear dois telefones simultaneamente com o sistema multimídia, atender e recusar chamadas telefônicas, além de gerenciar a lista de contatos e fazer discagens. Quando um celular está espelhado com a central multimídia, este menu se converte no CarPlay/Android Auto.
  • Veículo: neste menu é possível gerenciar as informações de percurso (trip A e trip B, com a informação adicional da velocidade média, além da autonomia prevista), acessar o controle de desligar a tela e alterar as configurações do veículo.
  • Apps: vários ícones de atalho podem ser encontrados neste menu, podendo ser favoritados. Os atalhos padrão são: Assist (permite ativar a assistência emergencial Fiat Connect 24h e a central de atendimento Fiat Connect; indisponível no Audace 2023/2023), Ativar serviços (para utilização dos serviços Uconnect), Avisos (exibe mensagens), Bluetooth, configurações de áudio, câmera de ré, configurações do veículo, conforto (comandos de ar-condicionado), controles (nesta versão, visualizar a câmera de ré e desligar a tela), atalho para apagar a tela, gestão de aparelhos conectados com o veículo, Hotspot Wi-Fi (indisponível no Audace 2023/2023), mídia (rádio, USB, Bluetooth...), navegação GPS, notificações armazenadas, informações de percurso A e B, perfis de motorista, rádio AM, rádio FM, chamada de emergência (SOS, indisponível no Audace 2023/2023), telefone e acesso ao conteúdo na entrada USB 1.

É possível realizar o espelhamento de conteúdo de celulares sem fio, tanto para Android Auto quanto para Apple CarPlay, desde que o aparelho seja compatível com a tecnologia. Com isso, é possível utilizar aplicativos como Maps, Spotify e WhatsApp. Até joguinhos da GameSnacks podem ser executados na tela do carro. Mas tem um detalhe: a conexão sem fio do Android Auto fica registrada como se fosse a rede de wi-fi em que o celular está logado. Para usar internet nessa condição, é preciso recorrer aos dados móveis. Pareando o celular com fio, é possível utilizar uma rede de wi-fi normalmente.

Em uma ocasião, o sistema multimídia travou: era possível aumentar e diminuir o volume e desligar ou ligar o aparelho, mas a tela simplesmente não respondia aos toques - nem mesmo ao desligar o carro e ligar novamente. A solução foi apertar e segurar o botão liga-desliga no painel por cerca de 30 segundos para a reinicialização da central. Em outra ocasião, no mesmo dia, o pendrive na entrada USB-A deixou de ser reconhecido momentaneamente, voltando a ser reproduzido em seguida.

O sistema de som dispõe de quatro alto-falantes (um em cada porta) e dois tweeters nas colunas dianteiras, com qualidade de som agradável e boa definição de graves, médios e agudos. No Fastback, tivemos a percepção de que o som, de um modo geral, se projeta um pouco mais para trás dos ouvidos do motorista, mesmo com a equalização centralizada. Em algumas músicas com graves fortes, notamos rangidos nas portas.

Nesta versão Audace, vem de série o carregador de celular por indução, presente também nas versões mais caras da Toro e do Pulse. Ele fica em um porta-objetos de superfície emborrachada (removível) na parte dianteira do console central. A iniciativa de equipar esta versão com um carregador por indução é digna de palmas, já que o espelhamento de conteúdo de celular sem fio acaba consumindo mais energia do aparelho, e ainda é possível fazer o carregamento da bateria do smartphone sem desgaste de cabos. Para não sobrecarregar o conjunto elétrico do carro, este carregador funciona com o motor ligado (em certas circunstâncias, depois que se dirige o veículo por muito tempo, o carregador pode ficar ativo com a ignição ligada e o motor desligado, mas é uma exceção). Vale lembrar que a chave presencial não deve ser inserida na superfície do carregador sem fio ou em um raio de 15 centímetros perto dele, sob pena de eventuais danos à bateria da chave. 

No Fastback, há uma saída de ar-condicionado neste porta-objeto, o que ajuda a resfriar o celular e manter a carga mais facilmente. O SUV-Coupé da Fiat, porém, dispensa a pequena luz existente nas versões do Pulse e Toro com Wireless Charger que indica se o aparelho está carregando (cor azul), se não foi reconhecido (cor vermelha) ou se já chegou aos 100% de carga (cor verde). Utilizamos um celular Samsung S20 FE como "cobaia" para o teste de carregamento por indução, e a recarga foi possível mesmo com a capa sobre o aparelho. A refrigeração fez toda a diferença e permitiu que houvesse carga suficiente no smartphone, sem os problemas de temperatura elevada que relatamos durante a avaliação do Pulse.

O sistema multimídia é capaz de se conectar a redes de Wi-Fi para atualizações de software e também possui MP3 Player e Bluetooth (pareável simultaneamente com dois aparelhos) para chamadas telefônicas e reprodução de áudio. 

A tela também exibe a imagem da câmera de ré, que possui linhas de guia virtuais que acompanham o movimento do volante e dois modos de visualização: tradicional ou ampliada na parte central inferior (sem as linhas de guia). Com boa definição (ainda que seja menor em ambientes de pouca luz), a imagem da câmera pode ser configurada para continuar mostrando a traseira por até 10 segundos (ou em velocidades de até 13 km/h) depois que se retira a alavanca de câmbio da posição de ré. Pelo ícone "Câmera de ré" no menu de Aplicativos, é possível ver a imagem traseira por alguns segundos com o veículo a qualquer velocidade.

Abaixo das saídas de ar centrais do painel ficam concentrados diversos botões em preto-brilhante: além dos comandos físicos do ar-condicionado (incluindo o engenhoso botão na lateral direita, que permite controlar a temperatura, quando o aro luminoso está azul e vermelho, ou o ajuste da intensidade do vento, quando o aro está branco), também há botões para controle do sistema multimídia (para ajustar volume, ligar/desligar o aparelho ou somente apagar a tela, além de deixar o volume no mudo), bem como o comando para travamento das portas (vale mencionar que as portas são travadas automaticamente quando o carro chega a 20 km/h e que uma luz vermelha acende junto a este botão caso as portas estejam destravadas; mesmo com o carro travado, por dentro é possível abrir as portas), do funcionamento do assistente de permanência na faixa de rodagem e para o acionamento do controle de tração TC+ (uma evolução do Locker, que freia uma roda que esteja patinando e transfere torque para a roda com mais aderência, desativando o controle de tração tradicional), que incorpora o ABS Off-Road (quando ativado, ele faz com que as rodas travem intermitentemente durante a frenagem, o que, em situação de areia ou lama, faz com que os montes de terra formados com o travamento das rodas ajude a parar o veículo em um espaço mais curto). As funções TC+ e ABS Off-Road podem ser acionadas com o carro em movimento e ficam disponíveis até a velocidade de 65 km/h; após isso, são automaticamente desabilitadas. Abaixo do botão do pisca-alerta há um visor iluminado que indica se o airbag dianteiro do passageiro está ativo ou desativado.

O console central do Fastback é totalmente diferente da peça presente no Pulse. Mais elevado e largo, ele possui uma entrada USB1 do tipo A, com leitura de dados e carregamento, além da USB do tipo C. Por fim, existe uma terceira entrada USB do tipo A que fica de frente para os ocupantes traseiros, e com função somente de carregamento de dispositivos eletrônicos. A manopla da alavanca de câmbio traz coifa em couro com iluminação vermelha da marcha engatada, iluminação branca das outras posições de marcha e uma etiqueta com a Fiat Flag.

No lugar da alavanca de freio de mão, o Fastback traz botão (indicado pela inscrição "Pull On") para acionamento elétrico do freio de estacionamento. Ele é automaticamente armado toda vez em que a transmissão for deslocada para a posição P (se o motorista quiser, é possível desativar o recurso pelo sistema multimídia). Caso as portas estejam fechadas e o condutor esteja de cinto, mova a alavanca para D ou R e acelere, o freio de estacionamento é desarmado. Em situações de emergência, é possível puxar o botão do freio de estacionamento continuamente para iniciar uma frenagem intensa sem travamento das rodas (acompanhada do acionamento das luzes de freio).

Outro item presente é a função Auto Hold: quando acionada, ela permite que o motorista solte o pedal do freio e o carro permaneça parado, mesmo que a alavanca de câmbio esteja em Drive (situação em que, normalmente, o veículo começaria a andar para a frente). Com o Auto Hold ativo, o carro volta a andar assim que se pisa no acelerador. O Hold atua em paradas de até 3 minutos; após isso, o carro aciona o freio de estacionamento automaticamente. Um ponto positivo é o fato do carro "lembrar" que o Hold foi ativado e permanecer com o sistema em operação todas as vezes em que o veículo for ligado.

O console também dispõe de dois porta-copos (que podem acomodar recipientes de 500 mL) com bordas emborrachadas em uma peça única que pode ser removida (ao apertar ao mesmo tempo os dois botões laterais) e dá acesso a um porta-objetos profundo, com fundo acarpetado, que recebe refrigeração do ar-condicionado. Por conta do formato simétrico da peça que abriga os porta-copos, eles podem ser encaixados em qualquer sentido. O Fastback também traz um apoio de braço dianteiro, capaz de deslizar para a frente em alguns centímetros. Ao ser aberto, ele revela um bom espaço para objetos com carpete ao fundo. Porém, além do apoio ter revestimento pouco macio, ele geralmente emperra entre os bancos dianteiros quando é levantado, e o acesso a este porta-objetos é um pouco mais complicado no Fastback do que no Pulse.

O forro de teto do Fastback tem a cor cinza-claro na versão Audace (diferentemente das outras versões, que possuem forro preto). Há espelhos nos para-sóis, mas só na peça do motorista há tampa corrediça para o espelho e uma tira que serve como porta-documento. A versão Audace traz três alças de teto móveis e amortecidas para os passageiros, sendo que as peças traseiras trazem pequenos ganchos fixos. Há ainda duas luzes de leitura dianteiras, ambas de LED, e um ponto de iluminação central com luz W5W; toda a iluminação de teto possui fade no acendimento e apagamento.

O porta-luvas tem boa capacidade, traz iluminação e sua tampa desce suavemente, mas não há nichos para objetos menores. Assim como o Pulse, o Fastback usualmente possui a tampa do porta-luvas desalinhada do restante do painel. A parte interna da tampa traz uma etiqueta com informações sobre a assistência 24 horas da Fiat.

Na região dos pedais é possível encontrar o apoio para o pé esquerdo do motorista, que possui boas dimensões, mas é suscetível a acumular sujeira por conta de ter o mesmo carpete do assoalho. O acelerador dispõe de dois estágios em seu curso, sendo que o último estágio só é perceptível quando se afunda o pé neste pedal. Os tapetes são acessórios na versão Audace. Eles trazem carpete espesso e verso feito de plástico, contando com etiquetas com o nome do carro nas peças dianteiras e duas presilhas no tapete do motorista, para evitar seu deslizamento.

O retrovisor interno é eletrocrômico de série na versão Audace, e a função de escurecimento da lente pode ser ativada ou desativada por um botão. O botão vermelho "SOS" para ser utilizado em casos de emergência ou acidente visto no carro das fotos é um item que compunha o pacote Connect Me, que deixou de ser oferecido para esta versão.

Na porta do motorista estão concentrados os comandos de retrovisores e vidros elétricos. Os vidros contam com função um-toque para cima e para baixo, botão para bloqueio das janelas traseiras (apenas o motorista é capaz de operar as janelas de trás), recurso anti-esmagamento e funcionamento temporizado dos vidros por até 1 minuto, caso nenhuma porta seja aberta neste intervalo. Já os retrovisores elétricos contam com a função tilt-down no espelho direito, que rebate sua lente para baixo caso a ré seja engatada e o interruptor do espelho esteja selecionado para o lado direito - uma função útil para verificar se a roda traseira direita está muito próxima de raspar na calçada. Os forros de portas dianteiros trazem amplos porta-objetos com uma pequena divisória na parte inferior.

Os bancos dianteiros dispõem de abas laterais proeminentes e espaçadas entre si, além de apoios de cabeça envolventes e cintos de segurança com regulagem de altura. Para o motorista, também há o ajuste manual de altura do assento. Diferentemente do Pulse, que traz áreas centrais perfuradas dos assentos e dos encostos para as costas, no Fastback estas regiões trazem gomos horizontais mais salientes, que apoiam melhor o corpo. Os bancos, revestidos em material sintético preto, também contam com costuras aparentes em branco e a etiqueta com a Fiat Flag no encosto do passageiro dianteiro.

Quem senta no banco traseiro dispõe de um porta-revistas (do lado direito), duas saídas de ar direcionáveis (acompanhadas de uma entrada USB-A exclusiva para carregamento de dispositivos), alças de teto móveis com pequenas alças fixas e ancoragens Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis. Tanto o encosto do banco (ligeiramente mais inclinado do que no Pulse) quanto o assento são bipartidos (na proporção 60/40) e rebatíveis. Há três cintos de três pontos (o do meio possui duas fivelas para fixação) e apoios de cabeça ajustáveis em altura no banco de trás.

A pessoa que se sentar ao meio do banco traseiro tem um pouco menos de espaço para as pernas por conta do túnel no assoalho (que não chega a ser tão elevado), mas o encosto de costas e o assento são cômodos (alguns carros trazem incômodos ressaltos nesta região). O espaço para cabeça é um pouco menor do que no Pulse, e ocupantes com 1,80 metro de altura podem ficar próximos do forro de teto; já o espaço para pernas é idêntico nos dois modelos. O banco é adequado para dois adultos e uma criança; três adultos vão encostar os braços uns nos outros. 

As janelas das portas de trás abrem por inteiro (apenas uma ponta muito pequena do vidro fica visível). No forro de porta traseiro do Fastback há um porta-objetos (estreito, ele foi feito sob medida para guardar uma garrafa d'água de 500 mL; latas tradicionais de 350 mL não entram ali).

O porta-malas, que pode ser aberto por comando na chave ou por botão na tampa, possui a capacidade de 516 litros (os 600 litros alardeados pela Fiat representam a medição líquida, que aproveita cantos onde normalmente não é possível acomodar cargas) e pode ter seu volume aumentado com o rebatimento parcial ou total do banco traseiro. Elementos estruturais da carroceria fazem com que o piso não seja totalmente plano. 

O compartimento possui iluminação de LED no canto direito e o tampão (bagagito) é dobrável e segmentado em três partes, contando com trilhos para encaixe da peça em dois pontos nas laterais, dispensando as tradicionais cordinhas amarradas à tampa que fazem levantar o bagagito. Durante nossa convivência, mesmo encaixada, essa cobertura pulava e gerava ruídos quando se trafegava em pisos ruins (a Fiat poderia melhorar o acabamento dos trilhos laterais ou providenciar suportes). Após o rebatimento do banco traseiro, a capacidade para bagagem pode chegar a 1087 litros. 

Na tampa há dois botões: um maior, à esquerda, que destrava o compartimento de bagagem, enquanto o botão à direita serve para travar o veículo - uma função interessante para sair do local mais rapidamente sem precisar procurar a chave para trancar o carro. Algo raro entre os modelos do segmento: a parte interna da tampa traz dois recuos (um de cada lado) para ajudar a fechar o porta-malas. Em ambas as cavidades, porém, há parafusos expostos. Por ficar bem elevada quando aberta, a tampa demanda atenção à altura da garagem.

No Fastback, o estepe fica sob o forro (acompanhado das ferramentas como triângulo e macaco, com acesso fácil pela tampa aberta) e é bem mais fino do que os outros quatro pneus no chão: possui pneu 125/80, que deve ser calibrado com 60 libras, e roda de ferro de 16 polegadas. Conforme a Fiat, a utilização deste pneu sobressalente é segura até a velocidade de 80 km/h.

A chave presencial do Fastback Audace é semelhante à das versões mais completas do Pulse. Há cinco botões, para travamento das portas (os vidros também são fechados, se tiverem sido esquecidos abertos, e o alarme perimétrico entra em ação), destravamento das portas (ao apertar e segurar este botão, as janelas baixam), destravamento da tampa do porta-malas, partida remota do motor e acionamento das luzes de seta e da iluminação interna por até 180 segundos, facilitando o trabalho de localizar o veículo. A título de curiosidade, a chave não é detectada caso ela fique do lado de fora do veículo, nem caso ela seja deixada dentro do porta-malas ou perto dos encostos de cabeça traseiros - só a partir do assento traseiro.

A partida à distância do motor é uma funcionalidade útil para ligar o ar-condicionado antes de adentrar no veículo. Ela funciona caso o botão deste recurso seja apertado por duas vezes em um raio de cerca de 50 metros em torno do veículo com níveis suficientes de combustível no tanque e carga na bateria. Se o botão for novamente apertado duas vezes, o propulsor do carro desliga à distância. O motor pode ficar em funcionamento por até 15 minutos e recorda o estado anterior do ar-condicionado (inclusive, se o motorista tiver deixado o aparelho desligado antes da última ignição, na partida remota o motor liga com o ar desligado). Por motivos de segurança, depois de uma partida remota é necessário destravar o veículo (pelo botão na chave ou ao por a mão na maçaneta do motorista) e tocar o botão de partida na coluna de direção (conforme sugerido pelo próprio quadro de instrumentos) para, aí sim, começar a andar com o carro. Além disso, caso haja o destravamento do carro mas o condutor não acione o botão de partida dentro de aproximadamente um minuto, o motor é automaticamente desligado (e uma notificação surge no painel, informando que o tempo foi expirado). Com o ar-condicionado ligado, este mecanismo atenua o fato do couro dos bancos esquentar bastante no calor.

Com a função presencial da chave, basta colocar a mão junto à maçaneta do motorista para o veículo ser destravado, ou apertar o botão em uma das maçanetas dianteiras para trava-lo. A chave possui uma lâmina (que é liberada ao se empurrar uma pequena trava), para ser utilizada nas fechaduras e no bloqueio das portas traseiras por dentro. A buzina soa uma vez ao travar as portas, duas vezes ao destravar e três vezes quando a partida remota é feita.

Em termos de assistências à condução, o Fastback Audace dispõe do alerta de colisão frontal, que atua a partir de 7 km/h e avisa ao motorista, de modo sonoro e por alerta no quadro de instrumentos, que o condutor deve frear a fim de evitar uma colisão com o veículo à frente. Caso o motorista não tome nenhuma atitude ou freie com pouca intensidade, entra em ação a frenagem autônoma de emergência, capaz de parar o veículo completamente em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema não evita a colisão, mas pode reduzir seus danos. Caso o motorista deseje, é possível desativar completamente este sistema ou manter somente os alertas ativos, sem frenagem autônoma. Vale dizer que este sistema detecta somente veículos mais largos à frente, e não reconhece motos, ciclistas ou pedestres.

Já o alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de permanência na pista atua em velocidades acima de 60 km/h e abaixo de 180 km/h. Este sistema monitora se o motorista está saindo de sua faixa sem acionar a seta (situação interpretada como uma mudança de faixa involuntária) e alerta o motorista, por um ícone que muda da cor verde para amarela, que o carro está saindo da faixa. O sistema é capaz de aplicar esterço no volante para manter o Fastback dentro de sua pista e alerta o motorista caso ele passe muito tempo conduzindo o veículo sem segurar o volante. Pela tela do sistema multimídia é possível programar o nível de assistência de direção que será exercido (alto, médio, baixo) e também a distância de reação (mais longa, média ou curta). Um botão no painel permite desativar o alerta de saída de faixa.

Por fim, a comutação automática dos faróis altos atua através de uma câmera na parte superior do para-brisa, que realiza o monitoramento do tráfego frontal. O facho alto dos faróis só é aceso quando necessário, a fim de evitar que outras pessoas tenham a visão ofuscada no trânsito. Quando o sistema está ativo, um ícone verde de farol com a letra A se acende no quadro de instrumentos.

Se o motorista colocar a mão junto da maçaneta (ainda sem abrir a porta) com o carro desligado e destravado, se acendem momentaneamente o aro do botão de volume, a luz vermelha que indica que as portas estão destravadas e a luz amarela do botão do freio de estacionamento. Ao abrir a porta, fica acesa por alguns segundos a tela do computador de bordo, que informa hora, data e quilometragem. Com a ignição ligada, ficam acesos os instrumentos, os botões do volante que estão de frente para o motorista (exceto paddle-shifts), os botões de vidros elétricos e retrovisores nas portas, as molduras das três entradas USB, os botões do retrovisor interno e todos os botões do painel. Depois que o Fastback é desligado, a iluminação dos botões de volume e das portas ainda fica acesa por alguns instantes.

Em termos de segurança, todas as versões do Fastback são equipadas com 4 airbags (dois frontais e dois laterais embutidos nos bancos dianteiros, com proteção para cabeça e tórax), assistente de partida em ladeiras (Hill Holder, que mantém o veículo freado por até dois segundos e atua em subidas, no caso de ter sido engatada uma marcha à frente, ou descidas, quando a ré é acionada, desde que tenham inclinação acima de 5%), controles eletrônicos de tração e estabilidade, ERM (Electronic Rollover Mitigation, que atenua a tendência de algum dos pneus perder o contato com o solo), MSR (regulador de arrastamento do motor, que, em caso de redução brusca de marcha durante desacelerações, evita o bloqueio das rodas dianteiras), fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis, alerta visual e sonoro da não-utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem e assistente de frenagem de pânico, discos ventilados no eixo dianteiro e tambores no eixo traseiro; sinalização luminosa de frenagem de emergência em freadas bruscas a partir de 70 km/h e cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e ajuste de altura.

Durante a nossa avaliação, se manifestou neste Fastback Audace a mesma situação inconveniente que ocorreu com os outros dois Pulse que avaliamos: o alerta sonoro do não-uso do cinto de segurança nas laterais traseiras continuou a se manifestar por pouco mais de 30 segundos mesmo depois dos ocupantes terem atado os cintos de volta ou de já terem saído do carro. A iniciativa de inserir o alerta do não-uso do cinto para todos os passageiros é louvável, mas precisa ser aprimorada neste sentido para não aborrecer os motoristas.

Assim como em algumas versões do Pulse, os modelos Audace e Impetus do Fastback dispõem do motor 1.0 Turbo Flex, de três cilindros e 12 válvulas, com injeção direta de combustível, turbocompressor com wastegate eletrônica e variação no comando das válvulas de admissão (MultiAir III), que rende 125 cv com gasolina, 130 cavalos com etanol e torque de 20,4 kgfm, independente do combustível, entre 1750 rpm e 3500 rpm. Ele é batizado "TF 200" em referência ao fato de ser flex-fuel e em alusão ao torque de 200 Newtons-metro. No Limited Edition, o motor é o 1.3 Turbo Flex de 180 cv com gasolina, 185 cv com etanol e 27,5 kgfm de torque com ambos os combustíveis.

Os motores 1.0 Turbo Flex e 1.3 Turbo Flex pertencem à mesma família de propulsores (GSE, ou Global Small Family) e possuem o mesmo diâmetro e curso de pistões (70 x 86,5 mm), contando com quatro válvulas por cilindro. As taxas de compressão também são iguais (10,5:1), e até as faixas de rotação em que potência e torque são atingidos são as mesmas.

Curiosamente, a bateria é de 60 Ampères com especificação para veículos com Start&Stop, mesmo o Audace não dispondo do recurso (que vem somente na versão Limited Edition) e o óleo sintético 0W30 é o mesmo utilizado no motor 1.3 Turbo. Apesar do capô não possuir manta acústica, o nível de isolamento acústico da cabine é bom. As vibrações também são bem atenuadas, considerando que este motor vibra bastante (algo perceptível com o capô aberto).

Também está presente o câmbio automático CVT com simulação de sete marchas e trocas que podem ser feitas tanto por um trilho na alavanca de câmbio quanto pelas aletas junto ao volante. Fornecido pela Aisin e com óleo lubrificante que dispensa a troca por toda a vida útil do veículo, a transmissão dispõe do modo Sport, que é acionado pela tecla vermelha no volante. No Fastback, as relações de todas as marchas e o diferencial são exatamente os mesmos do Pulse com motor Turbo.

Este modo esportivo torna a resposta do pedal do acelerador mais rápida e também agiliza as passagens das relações de marcha, que passam a ocorrer com o motor em rotações mais elevadas. A assistência da direção elétrica é modificada, tornando-a mais pesada. Ao invés do "D" na indicação da posição de câmbio exibida ao centro da tela do computador de bordo, fica a letra "S", em itálico e com bandeira quadriculada ao fundo. Já o controle eletrônico de estabilidade assume uma calibração mais esportiva com a ativação do DTV (Dynamic Torque Vectoring, ou vetorização de torque dinâmica), que diminui a tendência de subesterço das rodas, distribuindo torque de propulsão ou de frenagem para as rodas durante uma curva, a depender da situação.

A direção elétrica progressiva do Fastback conta com o diâmetro de giro de 10,7 metros (0,2 m a mais que no Pulse). A suspensão independente McPherson no eixo dianteiro traz molas e amortecedores específicos para o Fastback, e uma barra estabilizadora frontal com maior diâmetro. Atrás, o eixo de torção tem mais rigidez e também houve recalibração nos amortecedores e molas.

Os freios possuem discos ventilados de 28,4 centímetros de diâmetro no eixo dianteiro e trazem tambores de 20,3 cm de diâmetro na traseira - exatamente as mesmas medidas das versões turbinadas do Pulse (exceto Abarth).

O tanque de combustível tem capacidade para 47 litros e sua (nova) portinhola é aberta ao ser empurrada pela extremidade traseira com o carro destravado. No Fastback há molduras plásticas na parte interna da portinhola e ao redor do bocal do combustível, enquanto no Pulse a lata é aparente nos dois locais.

A Fiat espalhou alguns easter-eggs na parte externa e interna da carroceria do Fastback: eles estão presentes no acabamento entre a parte esquerda do painel e o forro de porta do motorista ("Italian Offroad Trails"), na base do para-brisa e do vidro traseiro (desenhos da frente do SUV-Coupé) e no acabamento de plástico próximo aos limpadores dianteiros, onde há um mapa estilizado da América Latina ("Latin America Offroad Trails"). Há também uma caixa de lenços que pode ser vista ao levantar o apoio de braço (como sugestão para uso do habitáculo) e artigos de praia gravados no acabamento interno da tampa traseira.

A carroceria do Fastback Audace possui 4,43 metros de comprimento, 2,53 m de distância entre-eixos, altura de 1,545 metro e largura de 1,77 metro desconsiderando os retrovisores. A altura livre em relação ao solo é de 19,2 centímetros (0,4 cm a menos que no Pulse). Nesta versão Audace, o ângulo de ataque é de 20,3 graus, o ângulo de saída é de 24,2º e o ângulo de rampa, que serve como referência para a transposição de lombadas, é de 21,2º. Já o peso da carroceria é de 1253 quilos, apenas 19 kg a mais que o Pulse Audace.

Fabricado em Betim (Minas Gerais) e atualmente com preço de R$ 133.990, o Fastback Audace está a meio-caminho entre as versões Comfortline (R$ 125.890) e Highline (R$ 141.890) do Volkswagen Nivus, e seu valor é bem próximo ao do Jeep Renegade Sport (R$ 134.190), versão de entrada. O valor também é próximo ao do Nissan Kicks Advance com Pack Plus (R$ 132.690), e um pouco superior ao preço do Fiat Pulse Impetus (R$ 128.990).

A versão Audace possui como opcionais os bancos em material sintético preto, por R$ 2.490, e o Pack Multimídia com tela de 10,1 polegadas e GPS integrado por R$ 1.490. A unidade do Fastback Audace avaliada traz todos estes opcionais e a pintura metálica da carroceria. Seu preço chega a R$ 139.960, pouco abaixo dos R$ 145.490 da versão Impetus.

O Fastback Audace pode ser adquirido em uma das seguintes cores para a carroceria: Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional), Branco Banchisa (+ R$ 990, sólida), Prata Bari (metálica, + R$ 1.990), Cinza Silverstone (metálica, + R$ 1.990; é a cor do exemplar avaliado) e a "especial" Cinza Strato por R$ 1.490 adicionais.

A garantia do modelo é de três anos, com assistência técnica 24 horas através do Confiat também por três anos. As revisões do Fastback Audace são realizadas a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Veja agora os preços dos serviços:

  • 1ª Revisão (10 mil quilômetros ou 12 meses): R$ 644,00
  • 2ª Revisão (20 mil quilômetros ou 24 meses): R$ 660,00
  • 3ª Revisão (30 mil quilômetros ou 36 meses): R$ 744,00
  • 4ª Revisão (40 mil quilômetros ou 48 meses): R$ 848,00
  • 5ª Revisão (50 mil quilômetros ou 60 meses): R$ 676,00
  • 6ª Revisão (60 mil quilômetros ou 72 meses): R$ 1.192,00

Há ainda 27 opções de acessórios disponíveis nas concessionárias para esta versão e três opções de pacotes de manutenção que podem ser adquiridos junto com o veículo. O plano Tranquilidade inclui as três primeiras revisões programadas. O pacote Proteção traz, além das revisões, a cobertura de itens de desgaste, palhetas de para-brisa, oxi-sanitização do interior, alinhamento e balanceamento. Por fim, o terceiro pacote, Segurança, inclui todos os itens do plano anterior e mais um ano de garantia, totalizando 4 anos.

Impressões ao dirigir

Ao assumir o banco do motorista (que possui amplo ajuste de altura e vai ligeiramente para a frente quando é elevado), quem dirige o Fastback vai notar que pode assumir um posto de condução baixo (para um SUV) ou mais alto, que favorece a visibilidade, complementada pelos retrovisores bem-dimensionados - grandes a ponto de pouco se sentir falta de um alerta de veículos em pontos cegos. Mas o campo de visão através do vidro traseiro é muito pequeno, além da traseira volumosa exigir certo tempo para se acostumar com suas dimensões. Menos mal que todo Fastback vem de fábrica com sensores de ré e câmera traseira. 

A capa plástica mais grossa do espelho interno eletrocrômico faz com que seu ajuste seja um pouco menos preciso do que o de um retrovisor interno simples (assim como acontece com a maioria dos carros com retrovisor fotocrômico), mas o fato de não precisar usar a função dia/noite acaba compensando. Já os para-sois possuem angulação adequada.

A direção é muito leve e cômoda nas manobras de estacionamento, transmitindo mais segurança assim que a velocidade aumenta, e chegando a ser ligeiramente mais cômoda nesta versão Audace do que na Limited Edition, com suas rodas maiores e pneus mais largos. Além disso, o volante é ergonômico, com bons apoios para as mãos, e a coluna de direção, mesmo sem o ajuste de profundidade nesta versão, é razoavelmente avançada em direção ao motorista, para que os braços não fiquem tão flexionados durante a condução. Vale também destacar a qualidade do couro, bem agradável ao tato (o material lembra os carros da Jeep). A assistência elétrica da direção é bem precisa, e ela se torna mais firme em velocidades mais altas.

Como é de se esperar de um Fiat, o conjunto de suspensão absorve bem as irregularidades do piso e foi capaz de superar lombadas, buracos e outros obstáculos sem uma batida seca ou raspada sequer na parte inferior da carroceria durante nosso convívio, sendo inclusive apto a encarar trechos off-road leves, com o auxílio do controle de tração avançado (TC+).

O ar-condicionado resfria a cabine em poucos minutos e começa a direcionar vento para a região dos pés segundos antes das saídas do painel começarem a ventilar. O sensor de chuva reconheceu até mesmo pequenos pingos de água sobre a parte superior do para-brisa e regulou a velocidade da varredura das palhetas de forma satisfatória. Os esguichos e palhetas também trabalharam de forma adequada.

À noite, a iluminação dos faróis de LED agrada pela luz azulada e pelo bom índice de claridade, principalmente nas laterais. As luzes diurnas e piscas também são eficientes.

Estávamos particularmente interessados em saber como o Auto Hold funcionaria na prática. Caso se pise bem de leve no pedal do freio, esta funcionalidade não entra em ação, e o carro continua a andar para a frente em Drive. Pressionando o pedal com um pouco mais de força, a luz Hold acende no quadro de instrumentos (na cor verde) e o motorista pode liberar o pé. É normal que, na partida, seja necessário aplicar um pouco mais de pressão no acelerador para partir (e sentir o rangido do freio sendo desacoplado). 

Destaque para o fato de que a função Hold atuou até mesmo em ladeiras de inclinação considerável, em subidas e descidas. Nas manobras em espaços apertados, é aconselhável desabilitar o Hold para controlar o carro em Drive com o pé no freio, ao invés de acelerar. Ao apertar o freio de estacionamento com o veículo em movimento, o Fastback freia de maneira intensa e sem travar as rodas. E caso o motorista tire o cinto de segurança e abra sua porta, o SUV-Coupé aciona automaticamente o freio de estacionamento, por motivos de segurança, indicando no quadro de instrumentos que o condutor deve alterar a posição de câmbio para Drive.

O motor Turbo e o seu nível de força são bem satisfatórios, transmitindo agilidade inesperada para a carroceria com 1253 quilos em ordem de marcha. Na grande maioria das situações, nem chega a ser necessário pisar fundo para ser apresentado a toda a força deste propulsor, que está integralmente disponível a 1750 rpm com gasolina ou etanol. No Volkswagen Nivus, que possui exatamente o mesmo torque, a força só está plenamente disponível a 2000 rpm. 

Rodando a 60 km/h, o Fastback já está dentro da faixa de rotação da entrega completa de torque, enquanto a 100 km/h constantes o motor trabalha a cerca de 2100 giros por minuto. Assim como a grande maioria dos motores turboalimentados, o 1.0 do Fastback possui um nível de vibrações notadamente mais elevado em sua fase fria de funcionamento, que se dissipa assim que o motor chega a uma temperatura adequada de trabalho.

É bem verdade que um bom motor pode ser seu desempenho filtrado por uma transmissão medíocre, mas o câmbio automático CVT presente no Fastback merece tantos elogios quanto o propulsor em si. A transmissão emula as sete posições de marcha de forma muito discreta sob condução tranquila, trabalhando para manter o motor em um regime baixo de rotações. A atuação desta transmissão é boa a ponto de dispensar a utilização do modo sequencial de trocas de marcha na maior parte das situações, mas é muito interessante saber que também é possível utilizar as aletas junto ao volante ou o trilho à esquerda da posição Drive. Bipes indicam sobre engates de marcha inadequados, que são vetados pela transmissão (exemplo: tentar reduzir uma marcha quando a primeira está engatada). O CVT também compreende que, se o motorista pegar leve com o acelerador depois de acionar o modo sequencial pelas aletas junto ao volante, seu papel é o de retomar seu trabalho no modo Drive tradicional. Quando o modo sequencial está acionado, o computador de bordo exibe ícones de sugestão para que o motorista faça as trocas de marcha. As marchas podem ser esticadas a mais de 5 mil rpm, mas caso haja iminência de corte do giro do motor, a transmissão automaticamente avança para a marca seguinte.

No Fastback, notamos mais suavidade do que no Pulse quando o motorista libera o freio e o carro começa a andar em Drive. Porém, neste exemplar, o rangido do freio de estacionamento e o tranco da liberação são mais notáveis. Além disso, seria interessante que a tela do computador de bordo exibisse a marcha engatada, pois só dá para conferir esta informação com o câmbio no modo sequencial (no Fastback Limited Edition, mesmo na posição Drive, é possível ver a marcha de D1 a D6 nos instrumentos).

A título de informação, monitoramos em quais velocidades o Fastback Audace sugere as trocas de marcha sob condução tranquila. Vale dizer que as velocidades em que as mudanças nas relações de marcha ocorrem sempre estão sujeitas a variarem conforme as condições do ambiente, da condução e do veículo:

  • 1ª para 2ª marcha - aproximadamente 20 km/h
  • 2ª para 3ª marcha - aproximadamente 32 km/h
  • 3ª para 4ª marcha - aproximadamente 38 km/h
  • 4ª para 5ª marcha - aproximadamente 45 km/h
  • 5ª para 6ª marcha - aproximadamente 56 km/h
  • 6ª para 7ª marcha - aproximadamente 75 km/h

O modo Sport do Fastback não faz subir a rotação do motor ao ser acionado quando o cruise-control está ativado, mas, se o motorista estiver com o pé no acelerador, os giros sobem (a 90 km/h constantes, o motor foi de cerca de 1900 rpm para 2600 rpm). O condutor percebe muito bem que o pedal do acelerador fica mais reativo, e o motor ronca mais alto. É possível notar nitidamente que a direção fica mais pesada em velocidades mais altas, para que o motorista possa contornar curvas sem muita movimentação do volante. Neste modo, as trocas de marcha sempre ocorrem a mais de 2000 rpm.

Veja os resultados dos nossos testes de desempenho com o Fastback Audace, realizados em pista sem tráfego, com uma pessoa a bordo, ar-condicionado desligado, gasolina no tanque, controles eletrônicos ativados, câmbio em Drive (sem modo Sport) e cronometragem automática pelo app GPS Acceleration: 

Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 3,8 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 6,7 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 8,2 segundos

Condições do teste

Temperatura externa: 28° C
Altitude (estimada): 61 metros
Nível de combustível do veículo (estimado): < 1/4 tanque
Pressão dos pneus: não disponível 
Quilometragem inicial do veículo durante os testes: 4711 km


Em nossa aceleração de 0 a 100 km/h, o Fastback chegou a ser ligeiramente mais ágil do que o dado de fábrica (de 9,5 segundos com gasolina e 9,4 s com etanol) e foi também um pouco mais rápido do que o Pulse Audace avaliado em 2022, que cumpriu a mesma prova em 9,5 segundos.

Após calibrar o pneu, é necessário apertar e segurar o botão OK do volante para fazer o reset do monitoramento de pressão. A indicação específica de qual pneu está descalibrado é boa. Mas a Fiat deveria seriamente considerar a instalação de um adesivo no veículo especificando qual é a pressão correta a ser inserida nos pneus: não adianta olhar o vão das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Nós tivemos que folhear o manual do proprietário do modelo para saber a pressão a ser utilizada. Tome nota: todos os pneus do Fastback devem ser calibrados com 32 libras, ou 36 libras caso a intenção seja obter uma maior economia de combustível.

Em nossa convivência, o consumo de combustível do Fastback Audace foi um pouco maior do que o dado do Inmetro de 11,9 km/l em percurso urbano. Já o consumo de etanol acabou sendo melhor do que os 8,4 km/l declarados no ciclo do Inmetro. Na primeira parte da avaliação, utilizamos gasolina comum, e nos últimos quatro dias, o carro rodou com etanol. No geral, os índices foram satisfatórios, porém o Fastback bem que merecia um tanque de combustível maior. Confira agora os resultados do SUV-Coupé rodando predominantemente na cidade, com uma ou duas pessoas a bordo na maior parte do tempo e uso constante do ar-condicionado:

GASOLINA

  • Consumo de combustível médio total: 11,1 km/l
  • Distância percorrida: 615,2 km
  • Velocidade média (estimada): 22,4 km/h

Até o primeiro reabastecimento, ocorrido quando o carro estava na reserva, com 19 km de autonomia estimada

  • Consumo de combustível médio: 10,8 km/l
  • Distância percorrida: 399,4 km
  • Velocidade média (estimada): 22,8 km/h

Primeiro reabastecimento com gasolina (20,449 litros)

  • Consumo de combustível médio: 11,6 km/l
  • Distância percorrida: 215,8 km
  • Velocidade média (estimada): 21,7 km/h

ETANOL

  • Consumo de combustível médio: 9,2 km/l
  • Distância percorrida: 196,7 km
  • Velocidade média (estimada): 20 km/h

Durante nosso convívio com o Fastback Audace, o assistente de permanência na faixa de rodagem funcionou muito bem, até mesmo em situações de chuva, pista suja e visibilidade reduzida. O ícone deste assistente, que fica embutido no conta-giros, acende na cor branca caso o sistema esteja indisponível (o que ocorre quando a velocidade é inferior a 60 km/h ou quando o motorista aciona a seta). Se o sistema estiver ativo e o veículo respeitar as margens da pista, o ícone acende na cor verde. Já quando o carro está saindo da faixa, o ícone fica na cor amarela. O Fastback é capaz de esterçar o volante para redirecionar a trajetória do veículo. 

Caso o motorista passe um tempo muito longo sem segurar o volante, um alerta textual e sonoro surge para que o condutor ponha as mãos na direção. Curiosamente, no Fastback foi corrigido um erro de concordância nominal que observamos na Toro Ultra e no Pulse Audace, que pediam para colocar "as mão" (sic) no volante. Se a ordem for desobedecida, a assistência de permanência na faixa é interrompida (uma notificação aparece no quadro de instrumentos). Optamos pelo nível médio de correção do volante e pela distância média de reação da saída de faixa.

Ao longo desta avaliação, não chegamos a passar por situações que acionassem o alerta de colisão frontal, mesmo programado para a distância mais longa possível. Quando um automóvel está próximo da dianteira do Fastback e é detectada uma discrepância muito grande de velocidade entre os veículos, aparece a ordem "Frear!" (nos instrumentos) e um bipe de advertência para o motorista pisar no freio.

Os freios, aliás, atuaram bem em todas as condições, com o pedal cômodo de ser utilizado e que possui angulação bem diferente do acelerador, para evitar confusões. Ainda que o Fastback seja um SUV, a rolagem da carroceria nas curvas pode ser considerada baixa para o segmento, o que demonstra a efetividade da otimização na geometria dianteira, que permitiu um centro de rolagem mais baixo do modelo, melhorando a estabilidade.

Boletim comentado do Fiat Fastback Audace 1.0 Turbo Flex CVT

Design = 9,25

Mesmo sendo derivado do Pulse, o Fiat Fastback parece ser um carro distinto em todos os ângulos. O visual da dianteira é mais refinado com os faróis Full LED, a grade dianteira com aberturas mais elaboradas, o para-choque dianteiro mais agressivo com as fendas de ar com molduras prateadas e, atrás, uma silhueta muito elegante, com elementos estéticos (principalmente as lanternas, também totalmente de LED) que lembram carros importados bem mais caros. As rodas possuem estilo bem-elaborado até mesmo nesta versão de entrada (a única a contar com a medida de 17 polegadas), que também traz um toque a mais de sobriedade com seus detalhes cromados e prateados. O balanço traseiro é notadamente maior que o dianteiro, mas as linhas da carroceria são muito equilibradas. O Fastback é daqueles carros que por fotos pode parecer estranho em alguns ângulos, mas a impressão ao vivo é muito melhor. Não é à toa que, ao longo da nossa avaliação, ele atraiu olhares e elogios de várias pessoas.

Espaço interno = 9,25

Mantendo a plataforma MLA e a distância entre-eixos do Pulse, o Fastback é capaz de acomodar confortavelmente quatro adultos e uma criança. Pessoas de 1,80 metro de altura se acomodam nos bancos dianteiros e traseiros com bom espaço para cabeça (ainda que um pouco menos do que no Pulse) e pernas. O SUV-Coupé dispõe de uma boa quantidade de porta-objetos pela cabine, nos forros de porta e no console central (somando 28 litros de espaço, segundo a Fiat), incluindo áreas adequadas para acomodação de celulares. O porta-malas de 516 litros passa a ser a nova referência do segmento, tendo volume superior ao de vários SUVs médios e significativamente maior do que o vice-líder do segmento de SUVs compactos, o Renault Duster (475 L).

Conforto = 9,0

A direção elétrica com ótima assistência, o volante ergonômico, o conjunto de suspensão que absorve bem as irregularidades do solo, o ar-condicionado com boa eficiência, o bom isolamento acústico da carroceria, os bancos que acomodam bem o corpo e os principais comandos que ficam próximos às mãos do motorista estão entre os principais destaques do Fastback Audace. O apoio para o pé esquerdo é bem dimensionado e o modo Hold ajuda o condutor a descansar o pé direito (é um daqueles recursos que se sente falta quando dirigimos outro carro sem o item), mas poderia oferecer um pouco mais de suavidade nas saídas de semáforos. Há ainda uma significativa atenuação dos ruídos e vibrações do motor na cabine.

Acabamento = 8,5

O Fastback Audace traz volante em couro com costuras e perfurações, plásticos rígidos com variações de texturas pela cabine (experimente passar a mão pelo forro de porta com tramas tridimensionais), botões giratórios do painel com aros macios ao toque, além de porta-copos com garrinhas flexíveis e porta-objetos do console central com fundo revestido. Os fechos dos cintos dianteiros são envoltos em carpete e o porta-malas também é todo coberto em carpete, com proteção plástica para a área próxima ao trinco da porta. Opcionalmente, também pode vir com bancos e apoios dos forros de porta em material sintético, enquanto os tapetes de carpete são acessórios encontrados nas concessionárias. Os encaixes e arremates das peças poderiam melhorar. A tampa do porta-luvas desalinhada do restante do conjunto já é recorrente no novo modelo da Fiat (e no Pulse), mas este é um detalhe até aceitável perto da rebarba cortante na parte inferior do painel, próxima da alavanca de abertura do capô, presente no exemplar avaliado. O bagagito também deveria ter melhor fixação.

Equipamentos = 9,25

A lista de equipamentos do Fastback Audace é um pouco superior à da versão homônima do Pulse, que recentemente perdeu itens de série na linha 2023/2023, e inclui direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura, ar-condicionado automático digital, central multimídia com diversos recursos e personalização de perfis; travas, vidros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve, sensor de ré, câmera traseira, central multimídia com tela de 8,4 polegadas e limitador/controlador de velocidade de cruzeiro, entre outros. Os diferenciais do Fastback em relação ao Pulse são: freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, saídas de ar traseiras, porta-copos removíveis com porta-objetos embutido no console, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e retrovisor interno anti-ofuscante. É um pacote bem interessante para uma versão básica.

A diferença de preço entre a versão Audace e a Impetus é de R$ 11.500. Quem pagar mais recebe mais equipamentos, como bancos em material sintético, forro de teto escurecido, sensores de estacionamento dianteiro, teto e capas dos retrovisores em Preto Vulcano, faróis de neblina com luzes de conversão estática, rodas de 18 polegadas, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia, tapetes, quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas e central multimídia com tela de 10,1 polegadas.

Instrumentos, Multimídia & Sistema de Som = 9,0

Na versão Audace, o Fastback não possui o charme do quadro de instrumentos com tela digital colorida de 7 polegadas, com seus layouts configuráveis e gráficos bem-elaborados, mas o quadro com itens analógicos e a tela monocromática de 3,5 polegadas para o computador de bordo também merecem elogios, principalmente pela quantidade de informações e ajustes disponíveis para o motorista - tudo com leitura fácil.

O sistema multimídia tem layout moderno, boa usabilidade (tanto pela tela ampla, de 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas opcionalmente, quando pelos botões no volante e na parte inferior do painel), possibilidade de criação de perfis de usuário e operação intuitiva, assemelhada a um smartphone. Também contam pontos a possibilidade de espelhar o conteúdo do celular sem fio, parear dois aparelhos por Bluetooth e a presença de três entradas USB, sendo uma do tipo C.

Por fim, o sistema de som do Fastback agrada (assim como, aliás, quase todos os carros da Fiat), dispondo de quatro alto-falantes (um em cada porta) e dois tweeters. Pelo sistema multimídia é possível fazer a equalização de áudio, alterar a distribuição espacial e alterar outras configurações. 

Desempenho = 9,25

Com o motor 1.0 Turbo, o Fastback tem torque de sobra desde baixas rotações. Subir ladeiras e ultrapassar veículos nas estradas é muito fácil, e ainda estão presentes o modo Sport e a função sequencial de troca de marcha para proporcionar uma experiência mais emocionante quem dirige. O câmbio automático CVT com 7 marchas trabalha em excelente harmonia com o propulsor turbinado, entendendo muito bem as demandas de quem dirige e adotando as relações de marcha mais adequadas em todas as situações, mesmo quando trabalha no modo Drive. Mesmo no modo Sport e com o pé fundo no acelerador, as marchas simuladas provocam trancos pequenos. A versão Limited Edition até anda mais que a Audace, porém os números de potência e torque na ficha técnica sugerem uma diferença teórica muito maior do que o notado na prática.

Dirigibilidade = 9,5

A direção é um dos pontos altos do Fastback, com sua progressividade condizente com a situação. Enquanto nas manobras o volante tem manejo leve, em velocidades mais altas a direção ganha peso (ainda mais no modo Sport). A Fiat fez alterações para que as suas respostas fossem mais diretas. Em curvas mais fechadas, o Fastback aderna pouco para um SUV, mantendo um bom nível de estabilidade. O diâmetro de giro da carroceria é pouca coisa maior que no Pulse, e condizente com um modelo "compacto crescido". Já o câmbio CVT opera de forma muito satisfatória, se esforçando para fazer operações rápidas e alterando as relações de marcha de forma constante para que os giros do motor sejam mantidos em um nível adequado em todas as condições.

Segurança = 9,25

A Fiat optou por retirar o pacote de assistências à condução do Pulse Audace 2023/2023, passando a oferecê-lo como opcional, mas o Fastback Audace manteve os importantes itens de segurança ativa como itens de série. A lista de itens do SUV-Coupé inclui 4 airbags (frontais e laterais dianteiros), alerta sonoro em caso do não-uso dos cintos dianteiros e traseiros, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em subidas, ajuste de altura dos cintos dianteiros, fixações para cadeirinhas infantis e freios com assistência em caso de frenagens de pânico), faróis altos com comutação automática, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e alerta de saída da faixa de rodagem com assistente de permanência na pista. O mais importante: todos os itens funcionaram corretamente ao longo do período da avaliação. Ou melhor, quase todos, já que, caso seja desafivelado, o apito do não-uso dos cintos laterais traseiros continua a soar por cerca de 30 segundos mesmo depois do ocupante sair do veículo. Os freios atuaram bem em todas as situações. Os airbags de cortina, presentes em praticamente todos os seus rivais, seriam muito bem-vindos. A visibilidade é boa para os lados e reduzida atrás, mas os sensores de ré e câmera traseira, de série em todas as versões, ajudam bastante.

Consumo de combustível = 8,75

O Fastback Audace esteve em um patamar de consumo coerente com sua proposta, sendo mais econômico do que o Pulse Audace avaliado em junho de 2022. Com o SUV-Coupé, chegamos à média de 11,1 km/l com gasolina na cidade e 9,2 km/l com etanol na cidade - com o Pulse, os números foram de 10,5 km/l e 7,8 km/l, respectivamente. O Fastback foi ligeiramente mais gastão na comparação com o dado do Inmetro com gasolina na cidade, mas com etanol foi mais comedido. O tanque de combustível poderia ser maior, reforçando a natural vocação estradeira deste modelo e minimizando a necessidade de paradas para reabastecimento.

Relação custo-benefício = 9,0

O segmento de SUVs com pegada de Coupé ainda está em formação no Brasil e a maioria dos modelos desta categoria trazem poucas diferenciações na comparação com os SUVs tradicionais que lhes deram origem, mas o Fastback Audace é um produto convincente, com bons argumentos de compra. Oferecendo desempenho surpreendente para o dia-a-dia, consumo de combustível coerente com sua proposta, lista de equipamentos de série satisfatória e ótima dirigibilidade, o Fastback cumpre com louvor o papel de ser um modelo mais sofisticado do que o Pulse, graças ao seu design atraente, porta-malas bem mais amplo e vários recursos práticos incorporados ao seu novo console central, que fazem a diferença no uso cotidiano. E a versão Audace, apesar de ser a opção de entrada, já traz uma lista de equipamentos que não dá para chamar de básica, indo além do que é comum neste segmento. Tudo isso por um preço pouco maior do que o do Pulse Impetus. O Fastback Impetus até é mais vistoso, com seu quadro de instrumentos colorido e seus adicionais em termos de estilo e equipamentos, mas a diferença de 11.500 reais deve ser levada em conta. Se para você os itens da opção intermediária não fizerem tanta diferença, a versão Audace é a escolha mais racional deste carro que mexe mais com o lado emocional.

Nota Final = 9,1

As notas são atribuídas considerando a categoria do automóvel analisado, os atributos oferecidos pelos concorrentes (diretos ou por aproximação), além das expectativas entre o que o modelo promete e o que, de fato, oferece. Um mesmo carro avaliado duas vezes pode ter sua nota diminuída em uma avaliação posterior, caso não evolua para os níveis de exigência que se aprimoram continuamente no mercado automotivo. Frações de pontuação adotadas: x,0, x,25, x,5, x,75. Em caso de notas com valores fracionados na casa dos centésimos, os décimos da nota do resultado final são arredondados para cima. Critérios - Design = analisado o aspecto estético do automóvel, considerando-se as linhas e formas do veículo, bem como as proporções entre tamanho de rodas e o restante da carroceria, a presença de itens de estilo diferenciados, entre outros detalhes. Espaço interno = julgada a amplitude do espaço para passageiros (dianteiros e traseiros, de acordo com a capacidade declarada do carro), locais para acomodar objetos e bagagem. Conforto = considera o nível de comodidade transmitida pelo conjunto de suspensão e pela operação de transmissão, pedais, alavancas e outros mecanismos, bem como o nível de ruído e de vibrações dentro do automóvel, a posição de dirigir, a ergonomia interna e outras amenidades adicionais. Acabamento = analisada a atenção aos detalhes internos do veículo (encaixes de peças, qualidade dos materiais empregados e padronagens dos revestimentos). Equipamentos = analisam-se itens de série e opcionais disponíveis no automóvel avaliado. Aqui são considerados os equipamentos de conveniência. Instrumentos, Multimídia & Sistema de som = na análise do quadro de instrumentos, são julgados a facilidade de leitura e a disponibilidade de informações. O sistema multimídia do veículo é avaliado de acordo com os recursos disponíveis (espelhamento de tela de celulares, entradas para dispositivos, facilidade de operação do aparelho, visualização de câmeras, etc). Caso o veículo avaliado não possua um sistema multimídia mas disponha de rádio, este aparelho será analisado sob os mesmos critérios. Se o automóvel não dispuser de sistema de áudio, iremos considerar a presença de pré-disposição para som (fiação, antena e falantes). Desempenho = julgadas a aceleração do veículo, as retomadas de velocidade e a entrega de torque e de potência pelo automóvel. Dirigibilidade = são analisados o comportamento em curvas, a manobrabilidade do veículo (incluindo diâmetro de giro e número de voltas de batente a batente do volante) e o funcionamento da transmissão. Segurança = levam-se em conta a visibilidade pelos retrovisores e pela carroceria, a iluminação do veículo, os itens de proteção ativa e passiva, o desempenho nas frenagens (assim como a modulação do pedal do freio) e a presença e facilidade de operação dos assistentes de condução. Consumo de energia/combustível = energia/combustível gasto durante a avaliação e autonomia. Custo-benefício = avaliada a relação de vantagem entre o preço pago e o que o carro entrega. Para entender melhor todos os critérios das avaliações do Auto REALIDADEclique aqui.

Afinal, o que vem a ser um carro fastback?

Fotos: Divulgação

A Fiat utilizou o nome de um tipo de carroceria para batizar o seu novo modelo - o que não é exatamente uma novidade, visto que em 1993 ela criou o Coupé, que tinha carroceria de três volumes e duas portas. Existe um consenso de que a carroceria fastback se caracteriza por ter uma única inclinação que parte do teto e termina na traseira. Os primeiros fastbacks surgiram ainda no início dos anos 1930 (um exemplo é o Cadillac V-16 Aerodynamic Coupe, de 1933), quando as inspirações na aeronáutica e as preocupações com a aerodinâmica já se faziam presentes no estilo dos automóveis, mas o termo só se popularizou décadas depois. Historicamente, boa parte dos modelos de carroceria fastback eram cupês com duas portas (um dos mais famosos é o Ford Mustang de 1964, que tinha a junção da traseira com o teto totalmente diferente do modelo Coupé), mas também existiram sedãs de estilo fastback - inclusive, os atuais "cupês de quatro portas", como o Mercedes-Benz CLS, se encaixam neste segmento. O modelo da Fiat obedece à convenção e possui uma curva suave entre o teto e o final da parte de trás - formato que favorece a aerodinâmica da carroceria.

Vem conferir a Galeria de Fotos do Fiat Fastback Audace 1.0 Turbo Flex CVT!


















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Comentários

Xracer disse…
Uau, que avaliação !! Completíssima, ultra minuciosa mostrando muitos detalhes, recheada de informações e fotos de tudo, belíssimas por sinal ! Parabéns, o nível do site se mostra altíssimo e muito satisfatório para quem esta procurando um automóvel para comprar e quer comparar antes de ir numa CSS. Quanto ao carro surpreendeu-me o extenso conteúdo e equipamentos, teria que dirigi-lo para sentir o desempenho no dia a dia, mas o consumo me agradou pela proposta do carro.
Júlio Max disse…
Agradeço pelo feedback de sempre, Xracer! Nosso objetivo é o de explorar de forma detalhada os aspectos que compoem um veículo, de forma a ajudar pessoas interessadas no modelo. Seja um carro popular ou de alto luxo, ele será sempre bem-vindo para nossas avaliações!