Avaliação: Pulse Abarth 1.3 Turbo entrega muita performance e diversão ao dirigir


Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina (PI)
Agradecimentos | Assessoria de Imprensa Stellantis

Fundada em 1949 e carregando o sobrenome do preparador Carlo Abarth, a divisão de carros esportivos do grupo Stellantis (mais especificamente, incorporada pela Fiat no ano de 1971) fez história ao transformar automóveis relativamente compactos em máquinas com performance otimizada para as corridas nas pistas. Aqui no Brasil, o nome Abarth já trazia boas memórias de dois esportivos: o Stilo Abarth (2.4 20 válvulas de 167 cavalos), lançado em 2002 e produzido até 2008, e o 500 Abarth (1.4 Turbo de 167 cavalos), importado entre 2014 e 2015, que nós do Auto REALIDADE avaliamos sete anos atrás. Agora, o Pulse Abarth dá continuidade a este legado, juntamente com o recém-lançado Fastback Abarth. O escorpião era o signo do Zodíaco de Carlo, e até hoje está estilizado no logotipo da companhia. Propositalmente, Pulse Abarth e Fastback Abarth foram apresentados ao Brasil em datas (17 de novembro de 2022 e 26 de outubro de 2023, respectivamente) nas quais, se fossem gente, fariam deles escorpianos natos.

Mercadologicamente, o Pulse Abarth não é considerado um carro da Fiat - muito embora derive de um Fiat, seja vendido nas concessionárias da Fiat, conste a identificação "Fiat" em seu documento, possa ser encontrado no site da Fiat... Mas perceba que, tanto do lado de dentro quanto fora, estão ausentes os logotipos da marca que desenvolveu o Pulse (assim como era no 500 Abarth, aliás; mas o subcompacto era comercializado como Fiat). Mesmo assim, não é correto dizer que ele seria um "Abarth Pulse": primeiro vem o nome do carro, depois a versão.

O visual do Pulse Abarth exala de longe os elementos de esportividade. Na dianteira, os faróis são inteiramente em LED: os diodos emissores de luz estão nos fachos baixo, alto e nas luzes de posição, que se convertem na iluminação de seta/pisca caso necessário (nas outras versões do Pulse, as setas usam lâmpadas halógenas e ficam em posição mais baixa). A grade frontal em preto-brilhante vem com entradas de ar mais agressivas, o escudo da Abarth e, curiosamente, a Fiat Flag (aliás, o único local onde ela foi mantida, pois na cabine as etiquetas referenciam a grife do escorpião). O para-choque dianteiro do Pulse Abarth é semelhante ao do Fastback, com fendas verticais nas extremidades (pintadas de preto-brilhante) que trazem passagens de ar para as caixas de roda e, mais abaixo, molduras horizontais, com friso vermelho e as luzes de neblina com função Cornering (a até 40 km/h, se o volante for esterçado ou a seta for acionada, a iluminação do lado da conversão automaticamente se acende). A barra que interliga a parte superior dos faróis e da grade dianteira traz textura de fibra de carbono. Já as molduras plásticas dos para-lamas dianteiros trazem pequenas ranhuras aerodinâmicas.

O Pulse Abarth traz detalhes contrastantes em vermelho nas capas dos retrovisores (que possuem luzes de seta e de cortesia; estas últimas se acendem no destravamento do carro e ao abrir uma das portas com o carro parado, auxiliando na visão do chão; os espelhos trazem o nome Fiat gravado), nas faixas do para-choque dianteiro e nos adesivos laterais caso a cor da carroceria seja branca, cinza ou preta. Se o tom escolhido for o vermelho, os itens acima descritos serão pintados de preto. Independentemente da tonalidade, o teto, as colunas externas, a antena (que possui o estilo "barbatana de tubarão" somente nesta versão) e o aerofólio traseiro são pintados em preto-brilhante.

A lateral se destaca pelas rodas de liga leve de 17 polegadas pintadas de preto, mais largas do que nas outras versões, com alívios de peso e calotas centrais que imitam cubos rápidos. Elas são calçadas pelos pneus 215/50 Dunlop SP Sport Maxx 050+, que são 11% mais aderentes do que nas outras versões, conforme a marca. Eles devem ser calibrados com 32 psi (caso se opte por uma condução mais econômica, eles podem receber 36 psi). Vale dizer que, a partir da linha 2024, o Pulse Abarth passa a ter rodas de 18 polegadas com pneus 215/45 como opcional. As barras longitudinais de teto foram eliminadas no modelo esportivo.

Na traseira, os destaques são a saída dupla de escape do lado esquerdo (cromada, com 3 polegadas) e o para-choque traseiro que incorpora extrator de ar. Para arrematar, no emblema Pulse fixado à tampa do porta-malas, a letra "E" passa a ter traços em vermelho, e há um emblema adicional "Turbo 270" do lado direito, com caracteres vermelhos - que contrastam com a cor cinza-chumbo de todos os logotipos. As lanternas trazem toda a iluminação em LED, o que inclui luzes de posição e de freio, além de piscas e luzes de ré - em toda a parte externa do Abarth, somente as luzes de placa são halógenas.

Com 4,115 metros de comprimento, 1,78 m de largura sem os retrovisores (1,99 metro considerando os espelhos), altura de 1,54 m e distância entre-eixos de 2,53 metros, o Pulse Abarth é 10,6 centímetros mais comprido, 0,3 cm mais largo e 3,5 cm mais baixo do que o Pulse Impetus. O modelo com a insígnia do escorpião possui ângulo de entrada de 20,0 graus, ângulo de saída de 27,0°, altura livre entre os eixos de 21,7 cm, altura do solo de 18,8 cm e ângulo entre os eixos de 21,2 graus. Como comparação, na versão Impetus são 20,4 graus de ângulo de entrada, 31,6º de ângulo de saída, vão-livre entre os eixos de 22,4 cm e altura do solo de 19,6 centímetros.

O interior do Pulse Abarth traz detalhes em preto e cinza convivendo com o tom vermelho. Vale dizer que o exemplar avaliado é da linha 2023; o Abarth 2024 passa a ter inserto de couro na faixa central do painel (com estampagem ao estilo de fibra de carbono) e pintura em preto-brilhante ao redor das maçanetas dianteiras. No ano-modelo anterior, estas duas áreas traziam o acabamento em plástico rígido cinza e texturizado. Além disso, as próprias maçanetas internas passam a ter pintura em preto-brilhante (eram acinzentadas) e o modelo passou a ter duas entradas USB para carregamento de dispositivos voltadas para os ocupantes traseiros (uma do tipo A e outra do tipo C, posicionadas na vertical; antes, havia somente a USB-A, em posicionamento horizontal).

Revestido de couro, com áreas perfuradas, base levemente achatada e costuras vermelhas, o volante do Abarth traz molduras em preto-brilhante, botões de controle do computador de bordo, telefone e comandos de voz para operação do GPS no raio esquerdo, comandos do controlador de velocidade de cruzeiro e modo Poison do lado direito, além de botões atrás dos raios para controle de áudio (no raio esquerdo, alternam entre faixas/estações de rádio e, no botão central, passam pelas mídias favoritas; à direita, controlam o volume de mídia e, no botão central, há a alteração da fonte de áudio) e aletas para trocas sequenciais de marcha. Curiosamente, a capa de buzina e airbag, que era utilizada em Argo e Cronos até 2022, passou a ser exclusiva do Pulse Abarth, já que esses modelos passaram a utilizar o mesmo miolo de volante introduzido no Fiat Pulse. A coluna de direção ajusta manualmente em altura e profundidade através de uma alavanca no lado esquerdo e há coifa em couro para sua proteção.

O modo Poison faz com que os controles eletrônicos de tração e estabilidade permaneçam ativos, mas atuem em modo esportivo; a vetorização dinâmica de torque passa a ser ativada (este recurso distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando a condução mais provocante), a assistência elétrica da direção assume a carga esportiva e também são ativados os mapas esportivos do pedal do acelerador e da atuação do câmbio. Apertando apenas metade do curso do pedal, o modo Poison entrega totalmente o torque disponível (que, em situações comuns, só seria disponibilizado quando o motorista acionasse o último estágio do acelerador, acionando a função "kickdown"). E, acionando apenas 30% do acelerador, o modo "envenenado" entrega mais força do que pressionando metade do acelerador no modo Drive convencional. Já o câmbio executa trocas de marcha de forma mais rápida e passa a fazer as trocas em rotações do motor 30% mais elevadas. Nas frenagens, as marchas são reduzidas para auxiliar o motorista com o maior nível de atuação do freio-motor e para antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração.

O quadro de instrumentos do Pulse Abarth é semelhante ao utilizado em todas as versões da Fiat Toro e nas alternativas mais completas de Fastback e Pulse, mas com grafismos exclusivos. Ele é composto por uma tela colorida de 7 polegadas e por indicações luminosas nas extremidades, que mostram o nível de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e o marcador do tanque de combustível. O monitor exibe as seguintes informações:

  • Menu Principal: possui três modos de visualização:
    • Modo Padrão: dá ênfase ao conta-giros, com "ponteiro" virtual, faixa vermelha iniciando em 6000 rpm e escala até 8 mil rpm. Dentro dele fica o velocímetro e a posição do câmbio. Do lado esquerdo é exibido, numa barra vertical, o percentual de potência exigido; à direita, também com emulação de ponteiro, fica o mostrador da pressão do turbo exigida, com escala até 1,8 bar. Há ainda o indicador G-Force, que mostra as forças de deslocamento e inclinação da carroceria. Neste modo, as luzes interativas nas extremidades da tela são vermelhas e a informação da "Posição 2" da tela principal não é exibida, para dar espaço ao indicador de pressão do turbo.
    • Modo "Minimalista": exibe somente conta-giros, velocímetro e posição do câmbio, dispensando as informações de potência, pressão do turbo e força G. As luzes interativas nas extremidades da tela também são vermelhas e, caso habilitadas, são exibidas todas as informações das posições 1 a 4 ao redor da tela.
    • Modo Econômetro: no lugar do conta-giros, é exibida um semi-círculo que "cresce" à medida em que o motorista conduz de forma mais econômica. Também vem acompanhado do velocímetro e da posição de câmbio. As informações nas posições 1 a 4 na tela podem ser mostradas. As luzes interativas variam de cor de acordo com a condução: quando o carro gasta mais, elas ficam vermelhas ou alaranjadas; com gasto moderado, elas ficam amarelas, e, sob condução econômica, ficam azuis. Se o carro estiver parado, as luzes assumem um tom semelhante a um roxo.
    • Modo Poison: quando o botão vermelho no volante é acionado, ele promove algumas modificações no layout dos instrumentos. O fundo da tela, principalmente a área atrás do velocímetro e da posição do câmbio, muda de cor (de preta para vermelha) e o conta-giros passa a ter uma escala mais detalhada: as rotações por minuto, exibidas em x 1000 nos modos Padrão e Minimalista, passa a aparecer em escala x 100, e também surgem as marcações de 500 rpm entre 0 e 1000 rpm, de 1500 rpm entre 1000 e 2000, etc. É possível ver as três telas anteriores com as alterações do modo Poison, que também acende uma luz-espia com o nome do modo à direita da indicação de marcha.
  • Percurso: Este e os demais menus fazem com que o velocímetro e a posição do câmbio sejam deslocados para a parte superior da tela. Ao centro, ficam as informações do Percurso A, com distância percorrida, consumo médio, velocidade média e tempo de viagem; estas informações podem ser resetadas pelo botão Ok no volante. Também é possível conferir o Percurso B e criar mais dois registros de Percursos (trip C e trip D). Mas as trips subsequentes só serão exibidas no quadro de instrumentos, não podendo ser acessadas pela tela do sistema multimídia como as trips A e B. Também há o registro Percurso desde o Abastecimento, com as informações registradas desde a última vez em que é detectado que o tanque recebeu combustível (mostra distância e consumo médio atuais, além da última distância e do último consumo médio, para comparação) e o Histórico de consumo, que confronta o consumo mais recente com outros quatro registros parciais, computados em trechos de 20 quilômetros, e exibe a média destes cinco registros mais recentes.
  • Veículo: exibe em maior tamanho os gráficos de assistência de direção. O indicador de saída da faixa de rodagem, por exemplo, é exibido aqui em maior tamanho, mostrando a cor verde caso o Pulse esteja centralizado na faixa, ou a cor amarela caso o Pulse esteja muito próximo de alguma das bordas da pista. Passando para o lado, este menu também informa se a pressão dos pneus está normal ou se algum deles deve ser calibrado; para reiniciar o sistema depois de calibrar corretamente, é necessário apertar e segurar o botão Ok a partir desta tela. Por fim, também há a informação de revisão, que mostra quantos dias e quantos quilômetros faltam para o próximo serviço, além do hodômetro total.
  • Segurança & Assistência: permite estabelecer um alerta de velocidade excedida (pode ser ativado em velocidades entre 30 e 200 km/h, em intervalos de 5 em 5 km/h) e ativar ou desativar o airbag frontal do passageiro.
  • Alertas: aparece somente caso haja alguma informação que deva ser vista pelo motorista com urgência, como indicação de porta aberta, alerta de colisão frontal indisponível, entre outros.
  • Configurações: é subdividido nos seguintes submenus:
    • Principal: é possível configurar quais informações serão exibidas nos cantos da tela. Podem ser exibidas até quatro informações "orbitando" a parte central: a posição 1 fica na parte superior direita da tela, a posição 2 está na parte central direita, a posição 3 fica na parte inferior esquerda e a posição 4 é exibida na parte inferior direita. Em todas as posições é possível escolher entre autonomia, consumo da trip A, da trip B, da trip C ou da trip D, hora, data, hodômetro, temperatura externa ou vazio. Além disso, os títulos de cada informação podem ficar ativos ou desativados.
    • Iluminação: ajusta o brilho dos instrumentos entre os níveis 1 a 8 e ativa ou desativa as luzes interativas que ficam nos cantos do quadro de instrumentos.
    • Sons: é possível ajustar o volume dos alertas (baixo/médio/alto) ou deixa-los desligados.
    • Restauração das configurações de fábrica.

O quadro de instrumentos também mostra a indicação individual de portas, tampa traseira e/ou capô abertos, além de mostrar os gráficos dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros avisos. A animação de boas-vindas inclui "gráficos de eletrocardiograma" contornando o nome Abarth e as barras de luz das extremidades do quadro de instrumentos acendendo até o fim de suas escalas e, em seguida, exibindo as informações corretas.

Na alavanca de luzes, há três posições no seletor giratório. Na posição "O", as luzes dianteiras de LED e as lanternas ficam permanentemente acesas enquanto o carro estiver com a ignição ligada, enquanto a posição com o ícone do farol acende os faróis baixos e as luzes de placa, e a terceira posição, do farol acompanhado da letra "A", ativa o acendimento automático dos faróis. Nesta posição, ao empurrar a alavanca para a frente, fica ativo o farol alto automático, que só comuta para a iluminação mais intensa quando não há outras luzes em sentido contrário, para evitar o ofuscamento de outros condutores. Um aro secundário permite o acendimento das luzes de neblina dianteiras.

Ao dar um leve toque na alavanca, as luzes de seta acendem 5 vezes sem necessidade de movê-la até o clique. Os faróis contam ainda com a função Follow me Home. Puxando a alavanca das luzes em sua direção quando a ignição é desligada, o motorista consegue ajustar a duração da permanência das luzes externas acesas entre 30 e 210 segundos após desligar o veículo, ou então desativar este recurso. É possível deixar o seletor dos faróis em qualquer posição: com a ignição desligada, as luzes também se desligam. Se o carro estiver desligado, é possível acender as luzes de posição ao girar a haste para a posição de faróis baixos.

Já a alavanca dos limpadores dianteiros e traseiro conta com posição de intermitência variável conforme a velocidade e de acionamento contínuo lento ou rápido. Caso o limpador dianteiro esteja ativo e a ré seja engatada, o limpador traseiro é automaticamente acionado, para melhorar a visibilidade do motorista pelo retrovisor interno. Pelo sistema multimídia é possível ajustar a sensibilidade do sensor de chuva entre as opções desligado, Auto 1 e Auto 2. O sensor fica ativo quando o limpador está na posição de intermitência variável, e, de acordo com a quantidade de água que cai sobre o para-brisa, ajusta a velocidade de varredura das palhetas. Atenção: quando for selecionada esta posição da intermitência variável, os limpadores irão varrer o vidro dianteiro uma vez, ainda que ele esteja seco.

A central multimídia do Pulse Abarth conta de fábrica com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas. Através de seu layout personalizável, é possível criar diferentes perfis de usuário e, a partir deles, salvar diversas preferências, como as informações exibidas nos menus e as configurações do veículo, ou até entrar no "modo manobrista", que protege o conteúdo exibido pelo sistema multimídia. A base da tela possui sete ícones de atalho, que são os seguintes:

  • Principal: exibe as telas iniciais que podem ser personalizáveis. É possível escolher entre quatro layouts que permitem adicionar dois, três ou até quatro widgets por página, e o usuário pode escolher entre adicionar os menus "em execução" (do sistema de som), favoritos do telefone, chamadas recentes do telefone, percurso A, percurso B, conforto (com informações do ar-condicionado), atalhos personalizados ou remover widget. As páginas podem ser reordenadas e apagadas.
  • Mídia: concentra as informações sobre rádio AM/FM e outras opções de mídia, como a reprodução de áudio nos dispositivos Bluetooth e USB. É possível salvar estações de rádio, fazer pesquisas por mídias através de teclado, ver capas de álbuns (caso disponível) e ouvir os áudios de vídeos, embora não seja possível visualizar suas imagens. Arquivos de áudio em MP3 e FLAC podem ser reproduzidos.
  • Conforto (seu ícone exibe o nível atual de ventilação, caso esteja em funcionamento): exibe as informações de ar-condicionado. É possível ajustar a temperatura de meio em meio grau entre 16 e 28 graus Celsius, escolher o direcionamento do vento, regular a velocidade da ventilação e selecionar o desembaçamento dianteiro, desembaçador traseiro, modo de funcionamento do ar-condicionado automático ou A/C Max (temperatura mínima e ventilação máxima), além de desligar o compressor de ar, o aparelho por completo ou alternar entre recirculação de ar ou admissão do ar externo. Mesmo quando a tela do sistema multimídia está desligada, as informações de ar são momentaneamente exibidas quando a temperatura ou ventilação são alteradas pelos comandos físicos.
  • Nav (seu ícone possui uma bússola funcional): mostra as informações do GPS TomTom instalado na memória do aparelho, que conta com informações de trânsito em tempo real (exibindo traços vermelhos ou alaranjados em trechos de congestionamento), além de indicação de radares de velocidade, visualização em 2D ou 3D, opção de ativação/desativação dos sons de GPS, busca por pontos de interesse, definição de locais favoritos (como casa e trabalho) e planejamento de percursos. Caso o carro esteja com baixo nível de combustível, o GPS pode perguntar se o motorista deseja encontrar um posto de gasolina. Também é possível utilizar comandos de voz para encontrar locais e traçar rotas.
  • Telefone: é possível parear dois telefones simultaneamente por Bluetooth com o sistema multimídia, atender e recusar chamadas telefônicas, além de gerenciar a lista de contatos e fazer discagens. Quando um celular está espelhado com a central multimídia, este menu se converte no CarPlay/Android Auto.
  • Veículo: neste menu é possível gerenciar as informações de percurso (trip A e trip B, com a informação adicional da velocidade média, além da autonomia prevista), acessar os controles de ver câmera de ré ou desligar a tela e alterar as configurações do veículo.
  • Apps: vários ícones de atalho podem ser encontrados neste menu, podendo ser favoritados. Os atalhos padrão são: Assist (permite ativar a assistência emergencial 24h e a central de atendimento), Ativar serviços (para utilização dos serviços Uconnect), Avisos (exibe mensagens), Bluetooth, configurações de áudio, câmera de ré, configurações do veículo, conforto (comandos de ar-condicionado), controles (nesta versão, visualizar a câmera de ré e desligar a tela), atalho para apagar a tela, gestão de aparelhos conectados com o veículo, Hotspot Wi-Fi, mídia (rádio, USB, Bluetooth...), navegação GPS, notificações armazenadas, informações de percurso A/B, perfis de motorista, rádio AM, rádio FM, chamada de emergência (SOS), telefone e acesso ao conteúdo na entrada USB.

É possível realizar o espelhamento de conteúdo de celulares sem fio, tanto para Android Auto quanto para Apple CarPlay. Mas a conexão sem fio do Android Auto fica registrada como se fosse a rede de wi-fi em que o celular está logado. Para usar internet nessa condição, é preciso recorrer aos dados móveis ou à internet embarcada no carro. Pareando o celular com fio, é possível utilizar uma rede de wi-fi normalmente.


O sistema multimídia é capaz de se conectar a redes de Wi-Fi para atualizações de software e o Bluetooth está disponível para chamadas telefônicas e reprodução de áudio. Estão inclusos os serviços conectados do Fiat Connect Me, que integra uma série de funcionalidades (entre elas, verificação de informações do veículo através de smartphone, smartwatch ou dispositivos acionados por voz como a Alexa, além de acionamento de comandos à distância, monitoramento da localização em tempo real do veículo, chamada automática para o resgate em caso de emergência e internet Wi-Fi da TIM a bordo, compartilhável com até oito dispositivos).


A tela também exibe a imagem da câmera de ré, que possui linhas de guia virtuais que acompanham o movimento do volante e dois modos de visualização: tradicional ou ampliada na parte central inferior. Com boa definição, a imagem da câmera pode ser configurada para continuar mostrando a imagem traseira por até 10 segundos (ou em velocidades de até 13 km/h) depois que se retira a alavanca de câmbio da posição de ré. Pelo ícone "Câmera de ré" no menu de Aplicativos ou na aba superior, é possível ver a imagem traseira por 10 segundos com o veículo a qualquer velocidade (e, enquanto o carro não ultrapassar os 13 km/h, a imagem estará disponível; com o carro andando para a frente, as linhas de guia não acompanham o movimento do volante). Se a tampa do porta-malas for aberta enquanto a câmera de ré estiver em exibição, aparece a mensagem "Câmera não posicionada".


Abaixo das saídas de ar centrais do painel ficam concentrados diversos botões em preto-brilhante: além dos comandos físicos do ar-condicionado (incluindo o botão na extremidade direita que pode alternar entre controle da temperatura ou da ventilação), também há botões para controle do sistema multimídia (para ajustar volume, ligar/desligar o aparelho ou somente apagar a tela, além de deixar o volume no mudo), bem como o comando para travamento das portas (vale mencionar que as portas são travadas automaticamente quando o carro chega a 20 km/h e que uma luz vermelha acende junto a este botão caso as portas estejam destravadas), do funcionamento do assistente de permanência na faixa de rodagem e para desativar o ASR (Anti-slip Regulation); acima de 65 km/h e em cada nova ignição, ele volta a ficar ativo. Abaixo do botão do pisca-alerta há um visor iluminado que indica se o airbag dianteiro do passageiro está ativo ou desativado. Os aros dos botões giratórios são emborrachados.


O início do console incorpora o carregador de celular por indução (de 15 Watts). Ele fica em um porta-objetos de superfície emborrachada à frente da alavanca de câmbio. Para não sobrecarregar o conjunto elétrico do carro, este carregador funciona com o motor ligado. Vale lembrar que a chave presencial não deve ser inserida na superfície do carregador sem fio ou em um raio de 15 centímetros perto dele, sob pena de eventuais danos à bateria da chave. Passando a mão na parte superior deste porta-objeto, é possível ver que o Pulse Abarth traz as mesmas saídas de ar presentes no console do Fastback. Porém, no exemplar avaliado, não havia fluxo de vento nesta região.


Elevado e largo, o console central possui uma entrada USB1 do tipo A, com leitura de dados e carregamento, além da USB do tipo C. A manopla da alavanca de câmbio traz coifa em couro com iluminação vermelha da marcha engatada, iluminação branca das outras posições de marcha e uma etiqueta com o escorpião da Abarth. No lugar da alavanca de freio de mão, o Pulse Abarth traz botão (indicado pela inscrição "Pull On") para acionamento elétrico do freio de estacionamento. Ele é automaticamente ativado toda vez em que a transmissão for deslocada para a posição P (se o motorista quiser, é possível desativar o recurso pelo sistema multimídia). Caso as portas estejam fechadas e o condutor esteja de cinto, mova a alavanca para D ou R e acelere, o freio de estacionamento é desarmado. Em situações de emergência, é possível puxar o botão do freio de estacionamento continuamente para iniciar uma frenagem intensa sem travamento das rodas (acompanhada do acionamento das luzes de freio).


Outro item presente é a função Auto Hold: quando acionada, ela permite que o motorista solte o pedal do freio e o carro permaneça parado, mesmo que a alavanca de câmbio esteja em Drive (situação em que, normalmente, o veículo começaria a andar para a frente). Com o Auto Hold ativo, o carro volta a andar assim que se pisa no acelerador. O Hold atua em paradas de até 3 minutos; após isso, o carro aciona o freio de estacionamento automaticamente. Um ponto positivo é o fato do carro "lembrar" que o Hold foi ativado e permanecer com o sistema em operação todas as vezes em que o veículo for ligado.


O console também dispõe de dois porta-copos (que podem acomodar recipientes de 500 mL) com bordas emborrachadas em uma peça única que pode ser removida (ao apertar ao mesmo tempo os dois botões laterais) e dá acesso a um porta-objetos profundo, com fundo acarpetado, que recebe refrigeração do ar-condicionado. Por conta do formato simétrico da peça que abriga os porta-copos, eles podem ser encaixados em qualquer sentido. Também há um apoio de braço dianteiro, capaz de deslizar para a frente em alguns centímetros. Ao ser aberto, ele revela um bom espaço para objetos com carpete ao fundo. Porém, além do apoio ter revestimento pouco macio, ele geralmente emperra entre os bancos dianteiros quando é levantado. Um detalhe simples e útil: do lado direito, existe um recuo para não esmagar o cabo de carregamento quando o apoio de braço for fechado.


O forro de teto é preto, em carpete. Há espelhos nos para-sóis (que são espumados), mas só na peça do motorista há tampa corrediça para o espelho e uma tira que serve como porta-documento. Há três alças de teto móveis e amortecidas para os passageiros, sendo que as peças traseiras trazem pequenos ganchos fixos. Há ainda duas luzes de leitura dianteiras, ambas de LED, e um ponto de iluminação central (mais direcionado para a traseira) com luz W5W; toda a iluminação de teto possui fade no acendimento e apagamento. O retrovisor interno é eletrocrômico de série, e a função de escurecimento da lente pode ser ativada ou desativada por um botão. Há também o botão vermelho "SOS" para ativação da assistência em casos de emergência.


O porta-luvas tem boa capacidade, traz iluminação e sua tampa desce suavemente, mas não há nichos para objetos menores. A parte interna da tampa traz uma etiqueta com informações sobre a assistência 24 horas Confiat. A capa dos documentos, de plástico transparente, traz o logotipo Abarth.


Na região dos pedais é possível encontrar o apoio para o pé esquerdo do motorista, que possui boas dimensões, mas é suscetível a acumular sujeira por conta de ter o mesmo carpete do assoalho. As pedaleiras são de aço, com detalhes em plástico. O acelerador dispõe de dois estágios em seu curso, sendo que o último estágio só é perceptível quando se afunda o pé neste pedal. Os tapetes possuem revestimento de carpete com costuras vermelhas e, nas peças da frente, o logo Abarth. O tapete do motorista é fixado por duas presilhas.


O acabamento do Pulse Abarth é semelhante ao da versão Impetus. O couro está presente no aro do volante, coifa da alavanca de câmbio, bancos e apoios para os cotovelos nos forros de porta dianteiros - na cor preta e com costuras vermelhas contrastantes. Painel, forros de porta e laterais do console trazem plástico rígido com variações de textura, incluindo superfícies com relevos tridimensionais.


Na porta do motorista estão concentrados os comandos de retrovisores e vidros elétricos. Os vidros contam com função um-toque para cima e para baixo, botão para bloqueio das janelas traseiras (neste caso, apenas o motorista é capaz de operar as janelas de trás), recurso anti-esmagamento e funcionamento temporizado dos vidros por até 1 minuto, caso nenhuma porta seja aberta neste intervalo. Já os retrovisores elétricos contam com rebatimento elétrico (feito ao travar o veículo ou, pelo motorista, ao deixar o interruptor de espelho na posição central e apertar a seta para a direita do ajuste de posição, enquanto a seta da esquerda faz os espelhos retornarem à posição normal; os retrovisores sempre abrem acima dos 20 km/h) e a função tilt-down no espelho direito, que rebate sua lente para baixo caso a ré seja engatada e o interruptor do espelho esteja selecionado para o lado direito - uma função útil para verificar se a roda traseira direita está muito próxima de raspar na calçada. Os forros de portas dianteiros trazem amplos porta-objetos com uma pequena divisória na parte inferior.


Os bancos dianteiros dispõem de abas laterais proeminentes e espaçadas entre si, além de apoios de cabeça envolventes e cintos de segurança com regulagem de altura. Para o motorista, também há o ajuste manual de altura do assento. Na versão Abarth, as áreas centrais dos assentos e dos encostos para as costas trazem gomos horizontais um pouco mais salientes. Os bancos, revestidos em material sintético preto, também contam com costuras aparentes em vermelho, o logotipo do escorpião gravado em baixo-relevo nos encostos das costas e a etiqueta vermelha Abarth no encosto do passageiro dianteiro. As soleiras dianteiras trazem adesivos "Pick Your Poison" e os fechos dos cintos dianteiros trazem revestimento de carpete.


Quem senta no banco traseiro dispõe de um porta-revistas (do lado direito), além de duas saídas de ar direcionáveis (acompanhadas de uma entrada USB-A exclusiva para carregamento de dispositivos), alças de teto móveis com pequenos ganchos fixos e ancoragens Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis. Tanto o encosto do banco quanto o assento são bipartidos e rebatíveis, incluindo fendas para encaixe das fivelas dos cintos laterais. Quem senta ao meio do banco traseiro tem um pouco menos de espaço para as pernas por conta do túnel no assoalho, mas o encosto de costas e o assento são cômodos (alguns carros trazem incômodos ressaltos nesta região). Já os ocupantes "das pontas", mesmo que tenham 1,80 metro de altura e estejam atrás de outra pessoa de igual estatura, viajam com sobras de espaço para cabeça e pernas. As janelas das portas traseiras abrem por inteiro (apenas uma pequena ponta do vidro fica visível). Os forros de porta trazem acabamento de plástico rígido, sem insertos de couro. Vale lembrar que os modelos 2024 agora possuem duas entradas USB ao final do console, ambas para carregamento: uma do tipo C e outra do tipo A. Ambas são posicionadas na vertical (antes, a porta era alojada na horizontal).


O porta-malas, que pode ser destravado por comando na chave ou por botão na tampa, possui a capacidade de 370 litros e pode ter seu volume aumentado com o rebatimento parcial ou total do encosto do banco traseiro. Após o rebatimento, a capacidade pode chegar a 841 litros, considerando o volume até a altura do encosto do banco dianteiro, ou a 1238 litros, levando-se em consideração o volume até o teto. O compartimento de bagagem possui iluminação no canto direito. Na tampa, que possui um recuo na parte direita de seu forro para ajudar a fecha-la, há dois botões: um maior, à esquerda, que destrava a tampa, enquanto o botão à direita serve para travar o veículo - uma função interessante para sair do local mais rapidamente sem precisar procurar a chave para trancar o carro. 


Incorporado ao trinco da tampa traseira existe um pequeno gatilho para o destravamento emergencial da porta por dentro. As laterais do compartimento possuem ganchos para pendurar cargas que suportam sacolas de até 2 quilos. No Pulse, o estepe fica sob o forro (acompanhado das ferramentas como triângulo e macaco) e é bem mais fino do que os outros quatro pneus no chão: possui pneu 125/80, que deve ser calibrado com 60 libras, e roda de ferro de 16 polegadas. Conforme a Fiat, a utilização deste pneu sobressalente é segura até a velocidade de 80 km/h.


A chave presencial traz o logotipo Abarth em uma face e, no verso, cinco botões, para travamento das portas (a buzina é acionada uma vez; os vidros também são fechados, se tiverem sido esquecidos abertos, e o alarme perimétrico, que dispara quando alguma porta é aberta, entra em ação), destravamento das portas, que acende as luzes de posição, dá duas buzinadas e liga a iluminação abaixo dos retrovisores externos por até 30 segundos (ao apertar e segurar este botão, as janelas baixam), destravamento da tampa do porta-malas (ao apertar duas vezes rapidamente), partida remota do motor e acionamento das luzes de seta, da buzina e da iluminação interna por até 180 segundos, facilitando o trabalho de localizar o veículo.


A partida à distância do motor é uma funcionalidade útil para ligar o ar-condicionado antes de adentrar no veículo. Ela funciona caso o botão deste recurso seja apertado por duas vezes em um raio de cerca de 50 metros em torno do veículo com o carro travado e com níveis suficientes de combustível no tanque e carga na bateria. Se o botão for novamente apertado duas vezes, o propulsor do carro desliga à distância. O motor pode ficar em funcionamento por até 15 minutos e recorda o estado anterior do ar-condicionado (inclusive, se o motorista tiver deixado o aparelho desligado antes da última ignição, na partida remota o motor liga com o ar desligado). Por motivos de segurança, depois de uma partida remota é necessário destravar o veículo e tocar o botão de partida na coluna de direção (conforme sugerido pelo próprio quadro de instrumentos) para, aí sim, começar a andar com o carro. Com o ar-condicionado acionado, este mecanismo atenua o fato do couro dos bancos esquentar bastante no calor.


Com a função presencial da chave, basta colocar a mão junto à maçaneta do motorista para o veículo ser destravado, ou apertar o botão em uma das maçanetas dianteiras para trava-lo. A chave possui uma lâmina (que é liberada ao se empurrar uma pequena trava), para ser utilizada nas fechaduras caso necessário. Ao destravar as portas, as luzes de posição, de placa e de teto ficam acesas por cerca de 25 segundos. Se nenhuma porta for aberta no intervalo de 1 minuto, o Pulse volta a travar.


Em termos de assistências à condução, o Pulse Abarth dispõe do alerta de colisão frontal, que atua a partir de 7 km/h e avisa ao motorista, de modo sonoro e por alerta no quadro de instrumentos, que o condutor deve frear a fim de evitar uma colisão com o veículo à frente. Caso o motorista não tome nenhuma atitude ou freie com pouca intensidade, entra em ação a frenagem autônoma de emergência, capaz de parar o veículo completamente em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema não evita a colisão, mas pode reduzir seus danos. Caso o motorista deseje, é possível desativar completamente este sistema ou manter somente os alertas ativos, sem frenagem autônoma. Vale dizer que este sistema detecta somente veículos mais largos à frente. Se o sistema ficar inoperante (o que pode acontecer ao amanhecer e ao anoitecer, com o Sol intenso mais próximo do horizonte), uma mensagem de que o recurso está indisponível é exibida no quadro de instrumentos, com a ilustração do Pulse Abarth atrás de um Abarth 695 70º Anniversario.


Já o alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de permanência na pista atua em velocidades acima de 60 km/h e abaixo de 180 km/h. Este sistema monitora se o motorista está saindo de sua faixa sem acionar a seta (situação interpretada como uma mudança de faixa involuntária) e alerta o motorista, por um ícone que muda da cor verde para amarela, que o carro está saindo da faixa. O sistema é capaz de aplicar esterço no volante para manter o Pulse dentro de sua pista e alerta o motorista caso ele passe muito tempo conduzindo o veículo sem segurar o volante. Pela tela do sistema multimídia é possível programar o nível de assistência de direção que será exercido (alto, médio, baixo) e também a distância de reação (mais longa, média ou curta). Um botão no painel permite desativar o alerta de saída de faixa.


Por fim, a comutação automática dos faróis altos atua através de uma câmera na parte superior do para-brisa, que realiza o monitoramento do tráfego frontal. O facho alto dos faróis só é aceso quando necessário, a fim de evitar que outras pessoas tenham a visão ofuscada no trânsito. Quando o sistema está ativo, um ícone verde de farol com a letra A se acende no quadro de instrumentos. Durante nosso convívio, o sistema funcionou de forma muito satisfatória, alterando rapidamente o facho de alto para baixo ao detectar luzes de veículos em sentido contrário e iluminação de postes.


Quando o carro está desligado e uma porta é aberta, se acendem momentaneamente a tela do computador de bordo (que informa data, hora, hodômetro e porta aberta), o aro do botão de volume e a luz vermelha que indica que as portas estão destravadas e que o freio de estacionamento está aplicado. A luz de cortesia abaixo dos retrovisores pode ficar acesa por até 15 minutos. Com a ignição ligada, ficam acesos os instrumentos, os botões do volante que estão de frente para o motorista (exceto paddle-shifts), os botões de vidros elétricos e retrovisores nas portas, as molduras das três entradas USB, os botões do retrovisor interno e todos os botões do painel. Depois que o Pulse é desligado, a iluminação dos botões das portas ainda fica acesa por 1 minuto, facilitando o trabalho de levantar algum vidro que tenha ficado aberto. O forro de teto preto reduz a difusão de claridade das luzes de teto.


Em termos de segurança, o Pulse Abarth vem com 4 airbags (dois frontais e dois laterais embutidos nos bancos dianteiros, com proteção para cabeça e tórax), assistente de partida em ladeiras (Hill Holder, que mantém o veículo freado por até dois segundos e atua em subidas, no caso de ter sido engatada uma marcha à frente, ou descidas, quando a ré é acionada, desde que tenham inclinação acima de 5%), controles eletrônicos de tração e estabilidade, ERM (Electronic Rollover Mitigation, que atenua a tendência de algum dos pneus perder o contato com o solo), MSR (regulador de arrastamento do motor, que, em caso de redução brusca de marcha durante desacelerações, evita o bloqueio das rodas dianteiras), fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis, alerta visual e sonoro da não-utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros (detecta o peso dos ocupantes, no caso dos ocupantes da frente, e o encaixe das fivelas nos cintos de trás), freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem e assistente de frenagem de pânico; sinalização luminosa de frenagem de emergência em freadas bruscas a partir de 70 km/h e cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e ajuste de altura.


O Pulse Abarth é o único na gama de versões do SUV a trazer o motor 1.3 Turbo Flex, de quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, com bloco em alumínio e injeção direta de combustível, que trabalha sob a taxa de compressão de 10,5:1. O rendimento é de 180 cavalos com gasolina e de 185 cv com etanol (atingida a 5750 rpm com os dois combustíveis), com torque de 27,5 kgfm a 1750 rpm. 


Tanto o 1.3 Turbo Flex quanto o 1.0 Turbo Flex (presente nas versões Audace e Impetus) pertencem à mesma família de propulsores (GSE, ou Global Small Family) e possuem o mesmo diâmetro e curso de pistões (70 x 86,5 mm), sendo lubrificados por óleo sintético 0W30. Este motor de 1332 cm³ estreou no Brasil em abril de 2021, no Jeep Compass. Hoje, o propulsor também está presente em versões dos Jeep Renegade e Commander, além dos Fiat Toro e Fastback. Pulse e Fastback são construídos sobre a plataforma MLA.


Ao invés do câmbio automático CVT com emulação de sete marchas, presente nas outras versões do Pulse, o Abarth traz o câmbio automático com conversor de torque e seis marchas - que, não por acaso, também é utilizado em quase todos os outros modelos da Stellantis com motor 1.3 Turbo Flex, exceto nas versões com tração integral do Jeep Renegade. As relações de marcha, inclusive da ré, e o diferencial, são idênticos aos do Fastback Limited Edition Powered By Abarth (e também do recém-lançado Fastback Abarth).


O conjunto de freios é composto por discos ventilados na dianteira e tambores no eixo traseiro, com antitravamento (ABS). O diâmetro dos discos dianteiros é maior no Abarth: são 30,5 cm na versão esportiva e 28,4 cm no Impetus. Além disso, o modelo com a grife do escorpião traz aletas externas nos tambores traseiros (com 20,3 centímetros de diâmetro), que ajudam a dissipar o calor, exatamente como nas versões do Fiat Fastback com motor 1.3 Turbo Flex.


As molas e amortecedores ficaram 13% mais firmes na dianteira e 12% mais firmes na traseira. A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro para proporcionar maior equilíbrio nas curvas, sendo também responsável pela redução da altura do carro em 1 centímetro. Na traseira, o eixo de torção traz maior rigidez (+15%). A rolagem da carroceria ficou 10% menor.


O tanque de combustível tem capacidade para 47 litros e sua portinhola é aberta ao ser empurrada pela extremidade traseira com o carro destravado. Ao travar as portas, a portinhola também é fechada.


Foram mantidos os easter-eggs na parte externa e interna da carroceria do Pulse: eles estão presentes no acabamento entre a parte esquerda do painel e o forro de porta do motorista ("Italian Offroad Trails"), na base do para-brisa e do vidro traseiro (desenhos da frente do Pulse) e no acabamento de plástico próximo aos limpadores dianteiros, onde há um mapa estilizado da América Latina ("Latin America Offroad Trails").


Com preço de R$ 149.990, o Pulse Abarth está disponível com as seguintes cores de carroceria: Preto Vulcano (sólida e sem custo adicional), Branco Banchisa com teto Preto Vulcano (sólida, + R$ 990), Vermelho Montecarlo com teto Preto Vulcano (sólida, + R$ 990) e Cinza Strato com teto Preto Vulcano (considerada uma tonalidade especial, + R$ 1.490). Na linha 2024, estão disponíveis como opcional as rodas de 18 polegadas com pneus 215/45, por R$ 1.800 adicionais. O Pulse Abarth pode ser encontrado no espaço "Corner Abarth" dentro de algumas das concessionárias Fiat pelo Brasil. Estes locais possuem decoração exclusiva e artigos da Abarth Wear para comercialização.

Impressões ao dirigir

 
Desde a primeira volta com o Pulse Abarth, fica perceptível que este é um carro que consegue conciliar dirigibilidade esportiva com conforto para o dia-a-dia - duas qualidades que são raras de serem encontradas em conjunto num automóvel. A calibração da direção elétrica e o conjunto de suspensão são perceptivelmente mais firmes do que nas demais versões do Fiat Pulse, mas, ainda assim, conseguem transmitir a comodidade necessária para conviver bem no dia-a-dia com o Abarth. Já o conjunto de suspensão faz com que o modelo consiga encarar bem as lombadas e valetas do dia-a-dia - coisa muito rara entre automóveis de dirigibilidade esportiva. Os impactos contra os buracos são bem-absorvidos, mesmo considerando que os pneus são de perfil razoavelmente baixo.


A posição de dirigir é agradável: o volante com ajuste de altura e profundidade pode assumir um posicionamento próximo das mãos e o aro em couro possui textura bastante agradável. A progressividade da direção permite que, em manobras, o volante seja fácil de manejar; em velocidades mais altas, ela fica mais rígida para passar mais segurança a quem dirige. O diâmetro de giro do Abarth, de 10,9 metros, é um pouco mais extenso na comparação com as outras versões turbinadas do Pulse (10,5 metros), por conta das talas mais largas das rodas, mas a direção ficou 7% mais direta (a relação passou de 15,5 para 14,5). O tempo de resposta da direção é de 0,02 segundo, 51% mais ágil que nas outras versões, e o subesterço chega a ser 11% menos (quando submetido a uma aceleração lateral de 0,8 G, é de 38 graus). De batente a batente, bastam 2,4 voltas: o esforço para esterçar o volante quando o carro está parado foi reduzido no Abarth.


Mesmo na posição mais baixa possível, o assento do motorista é razoavelmente elevado, o que contribui com a visibilidade em torno do veículo - é possível enxergar bem as bordas do capô, que são elevadas. Ademais, o banco tem boa amplitude de ajuste de altura. Os espelhos externos e interno são bem-dimensionados, permitindo bom campo de visão, e o vidro traseiro permite visualização muito melhor do que no Fastback. Os cintos de segurança dianteiros podem ser ajustados na altura. Considerando que o Abarth é mais esportivo, seria interessante que os apoios laterais dos bancos fossem um pouco mais encorpados. Além disso, as abas incorporadas ao carregador de celular por indução não dão conta de segurar o smartphone sob condução mais ousada em curvas.


O freio de estacionamento é automaticamente liberado caso o motorista acelere levemente em Drive ou ré, e pode ser acionado pelo próprio carro assim que o condutor desloque a alavanca para a posição Parking. No exemplar avaliado, o desacoplamento do freio elétrico sempre ocorreu de forma suave, mas o modo Hold demandou a aplicação de um pouco mais de força ao pedal de freio para ser plenamente ativado. Portanto, caso o condutor opte por usar este recurso, é importante sempre se atentar ao quadro de instrumentos para conferir se a luz-espia "Hold" acendeu, o que dá a segurança para que o pedal do freio seja liberado e o carro permaneça parado. O Pulse Abarth também dispõe do modo Safe Hold. Se o câmbio estiver em outra posição diferente de Parking e o motorista não estiver pressionando nenhum pedal, desafivelar o cinto e abrir sua porta (ou vice-versa, desde que sejam as duas ações), o freio de estacionamento é automaticamente aplicado; também soa um alarme e o quadro de instrumentos exibe a mensagem de que o câmbio deve ser levado para a posição Parking.


A rigidez em curva ficou 13% maior, o que faz com que o Pulse Abarth entregue um maior limite de aceleração lateral na comparação com o Fiat tradicional. Além disso, a rolagem da carroceria está 10% menor (característica perceptível principalmente próximo do limite de aceleração lateral) e o chamado "envelope de performance" foi expandido: na prática, os limites de aceleração longitudinal foram expandidos junto com os limiares da aceleração lateral (que é de 0,99 g, segundo a marca).


Pudemos conferir, dentro do VeloKart (reservado de forma especial para as impressões ao dirigir e a sessão de fotos), que o Pulse Abarth é um carro bastante preparado para encarar circuitos travados. Todo o conjunto deste carro foi pensado para ganhar pequenas frações de segundo em cada volta - somando a aceleração mais rápida, a frenagem mais eficiente e a maior aderência nas curvas. O modo Sport Plus, que é acionado ao apertar o botão Poison e em seguida desativar o ASR pelo comando no painel, chega a ser mais "envenenado" do que o Sport tradicional: a agilidade de tempo para ganhar velocidade é ampliada em até 13%. Além disso, nele a direção fica mais firme e progressiva do que nos modos Normal e Sport.


O escape foi reprojetado para emitir ronco mais elevado e instigante. Quem acompanha o Auto REALIDADE há mais tempo deve se lembrar que, em abril de 2016, nós avaliamos o 500 Abarth - dono de um dos roncos mais bonitos entre os carros que já avaliamos. O Pulse Abarth honra com louvor esta tradição. Só quem gosta de automóveis entende a emoção de acelerar o carro parado e ouvir o urro crescendo e minguando, acompanhado de pequenos estouros vindos do escape caso o pedal do lado direito seja pressionado até o motor chegar a cerca de 2 mil rpm e, em seguida, liberado. Em velocidades maiores, é possível ouvir também o suspiro do turbocompressor e, nas trocas de marcha, o som emitido pelo escape lembra o de alguns carros com câmbio de dupla embreagem.


As trocas executadas pelo câmbio automático de 6 marchas são bem mais perceptíveis na cabine do que as simulações feitas pelo câmbio CVT das demais versões, mesmo rodando em baixa velocidade. Por motivos de segurança, o carro só aceita ter o motor ligado com o câmbio em Parking ou Neutro, e lembra pelo quadro de instrumentos que a transmissão deve ser colocada em P para o desligamento. No Pulse Abarth, sempre é exibida a posição da marcha engatada mesmo em Drive (D1, D2, D3...) e não é emitido o bipe que soa em outros carros da Fiat quando uma mudança de marcha considerada inadequada é tentada pelo motorista (exemplo: engatar a quinta marcha a 40 km/h) - apenas não ocorre a troca. Mas, assim como nas outras versões automáticas do Pulse, o modo sequencial dá lugar automaticamente à operação Drive padrão quando o motorista pega leve com o acelerador no caso das aletas do volante serem acionadas. No caso do condutor deslocar a alavanca de câmbio para as posições sequenciais, o câmbio sempre estará esperando pela intervenção de quem dirige.


De toda forma, o câmbio fará mudanças automaticamente quando julgar imprescindível - até mesmo como forma de preservação à transmissão, evitando desgaste prematuro. É notável que as primeiras marchas ficam engatadas em rotações bem mais elevadas no modo Poison, o que contribui tanto para que o Pulse fique mais próximo das rotações de maior entrega de potência e torque (deixando-o com reações mais espertas) quanto para que a atuação do freio-motor seja intensificada, o que ajuda a poupar um pouco o uso do pedal do freio em circuitos travados.


A título de informação, monitoramos em quais velocidades o Pulse Abarth sugere avançar uma marcha e quando o próprio câmbio faz as reduções - nas duas situações, sob condução tranquila e em piso plano. Vale dizer que as velocidades em que as mudanças nas relações de marcha ocorrem sempre estão sujeitas a variarem conforme as condições do ambiente, da condução e do veículo. No modo Poison, as sugestões são feitas em velocidades praticamente idênticas às do modo automático tradicional em todas as situações.

Acelerações - recomendação de trocas de marcha pelo ícone no quadro de instrumentos

De 1ª para 2ª marcha: 13 km/h
De 2ª para 3ª marcha: 24 km/h
De 3ª para 4ª marcha: 37 km/h
De 4ª para 5ª marcha: 59 km/h
De 5ª para 6ª marcha: 81 km/h

Desacelerações - trocas de marcha feitas automaticamente pelo câmbio

De 6ª para 5ª marcha: 66 km/h
De 5ª para 4ª marcha: 51 km/h
De 4ª para 3ª marcha: 39 km/h
De 3ª para 2ª marcha: 24 km/h
De 2ª para 1ª marcha: 7 km/h


A relação peso/potência é de 6,92 kg/cv, ligeiramente melhor que a do Fastback Abarth (7,02 kg/cv) e significativamente melhor que a do Polo GTS (8,13 kg/cv). Mesmo com muita disposição debaixo do capô, ele pode ser civilizado ao pegar leve com o pedal do acelerador: a 100 km/h, em ritmo de cruzeiro, ele fica a pouco mais de 2 mil rpm, em sexta marcha. Além disso, mesmo na fase fria de funcionamento do motor, as reações estão dentro do esperado para um esportivo, sendo perceptíveis algumas vibrações. Outra suavidade inesperada do Pulse Abarth é a do funcionamento do piloto automático, disponível a partir de 30 km/h: mesmo que a velocidade estabelecida seja significativamente maior que a atual, o carro se encarrega de chegar até o patamar desejado com parcimônia.


No controle de largada com o Pulse Abarth, ao pressionar ao mesmo tempo o freio e o acelerador, o ponteiro do conta-giros fica bem próximo dos 3 mil rpm. Confira agora os resultados dos nossos testes, realizados em ambiente seguro, com uma pessoa a bordo, gasolina no tanque, ar-condicionado desligado, controles eletrônicos ativados, câmbio em Drive (sem modo Poison) e cronometragem automática pelo aplicativo GPS Acceleration:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,6 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 4,4 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 4,7 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 6,0 segundos

Condições do teste

Temperatura externa: 38º C
Altitude (estimada): 71 metros
Pressão dos pneus: não disponível
Nível de combustível (aproximado): 4 barras do tanque (entre 1/4 e 1/3)
Quilometragem do veículo durante os testes: 14 512 km


Com etanol, o Pulse Abarth ainda conseguiu ser ligeiramente melhor na nossa prova de 0 a 100 km/h, chegando ao tempo de 7,5 segundos. Nos dois casos, o esportivo superou os dados de fábrica, que são de 7,6 s com etanol e de 8,0 segundos com etanol.


Toda a diversão a bordo do Pulse Abarth cobra a sua conta diante da bomba de combustível. Afinal, é difícil não dar algumas aceleradas, mesmo que seja só para ouvir o ronco deste esportivo. Além disso, mesmo no modo Drive convencional, as relações de marcha dão mais prioridade para a entrega de performance - tanto é que, dependendo da velocidade, o motorista que preze por uma condução mais econômica vai ter que mudar para a marcha seguinte pelo modo sequencial. Nossa utilização foi predominantemente urbana e, em quase todo o tempo, com ar-condicionado ligado. Veja agora os resultados:

GASOLINA

Primeiro tanque

Consumo de combustível: 8,3 km/l
Distância percorrida: 261,1 km
Velocidade média (estimada): 21 km/h

Primeiro reabastecimento, ocorrido com 1/4 do tanque de combustível (3 barras): 18,59 litros adicionados

Consumo de combustível: 7,8 km/l
Distância percorrida: 138,3 km
Velocidade média (estimada): 17 km/h

Segundo reabastecimento, ocorrido com 1/4 do tanque de combustível (3 barras): 7,47 litros adicionados

Consumo de combustível: 9,6 km/l
Distância percorrida: 117,9 km
Velocidade média (estimada): 20 km/h

Total

Consumo de combustível médio: 8,5 km/l
Distância percorrida: 517,2 km
Velocidade média (estimada): 20 km/h


ETANOL

Primeiro reabastecimento, ocorrido com tanque na reserva (40 km de autonomia restante): 38,92 litros adicionados

Consumo de combustível: 6,5 km/l
Distância percorrida: 238,7 km
Velocidade média (estimada): 17 km/h

Segundo reabastecimento, ocorrido com tanque na reserva (36 km de autonomia restante): 12,92 litros adicionados

Consumo de combustível: 6,4 km/l
Distância percorrida: 83,3 km
Velocidade média (estimada): 20 km/h

Total

Consumo de combustível médio: 6,5 km/l
Distância percorrida: 321,8 km
Velocidade média (estimada): 18 km/h

Boletim comentado do Pulse Abarth 1.3 Turbo AT6

Design = 9,25

O Pulse Abarth traz diferenças significativas na comparação com as demais versões do SUV da Fiat, e sua composição visual é semelhante à do 500 Abarth - a última referência que o Brasil tinha da divisão do escorpião. Na dianteira, as mudanças começam pelos faróis inteiramente de LED e pelo para-choque assemelhado ao do Fastback. Lateralmente, o Abarth traz rodas exclusivas, adesivos e emblemas diferenciados, além da antena ao estilo barbatana de tubarão. E, na traseira, os logotipos são escurecidos e o para-choque traz a seção inferior reformulada para abrigar um difusor de ar e as duas saídas de escape. No conjunto da obra, o Pulse Abarth é mais chamativo do que seu arquirrival Polo GTS - e mais facilmente notado como um esportivo até por quem não é muito ligado em carros. O visual do Pulse fica mais harmônico com as rodas de 18 polegadas oferecidas como opcionais. Ao vivo, a decoração desta versão é bem mais agradável do que por fotos: os detalhes internos vermelhos do painel, por exemplo, são acetinados, dando um toque de requinte adicional. Mesmo depois de um ano do lançamento, o Pulse Abarth continua a atrair olhares e comentários pelas ruas.

Espaço interno = 9,0

O Pulse Abarth é capaz de acomodar quatro adultos e uma criança: pessoas de 1,80 metro de altura se acomodam nos bancos dianteiros e traseiros com certa folga para cabeça e pernas. O SUV compacto dispõe de uma boa quantidade de porta-objetos pela cabine, nos forros de porta (há mais espaço nos dianteiros que nos traseiros) e no console central - inclusive áreas adequadas para a acomodação de celulares. Além disso, o porta-luvas é espaçoso. Mas os porta-copos tem dificuldade em levar recipientes de mais de 500 mL. O porta-malas de 370 litros supera o do seu principal oponente, o Polo GTS, em 70 L, e pode ser ampliado com o rebatimento parcial ou total dos bancos traseiros.

Conforto = 9,0

A direção elétrica com notável progressividade, o volante ergonômico e com textura agradável para as mãos, o conjunto de suspensão que consegue absorver as irregularidades do solo e os principais comandos que ficam próximos às mãos do motorista estão entre os principais destaques do Pulse Abarth. O apoio para o pé esquerdo é bem dimensionado e o modo Hold ajuda o condutor a descansar o pé direito (é um daqueles recursos que se sente falta quando dirigimos outro carro sem o item), mas, no exemplar avaliado, exigia um pouco mais de força sobre o pedal do freio para atuar. Na versão Abarth, é perceptível que a direção e o conjunto de suspensão são mais firmes do que no Pulse convencional - ainda assim, ambos permanecem em um patamar cômodo para a utilização na cidade.

Acabamento = 8,5

O Pulse Abarth traz volante em couro com costuras e perfurações, plásticos rígidos com variações de texturas pela cabine, botões giratórios do painel com aros macios ao toque, além de porta-copos com garrinhas flexíveis e porta-objetos do console central com fundo revestido. Os fechos dos cintos dianteiros são envoltos em carpete e o porta-malas também é coberto em carpete, com proteção plástica para a área próxima ao trinco da porta. Bancos e apoios dos forros de porta dianteiros são revestidos em material sintético, enquanto os tapetes são de carpete. Na linha 2024, o esportivo passou a ter revestimento de couro na faixa horizontal do painel e pintura em preto-brilhante ao redor das maçanetas internas. O exemplar avaliado trazia algumas rebarbas de acabamento visíveis.

Equipamentos = 9,25

A lista de equipamentos do Pulse Abarth é bem recheada - e somente as rodas de 18 polegadas são opcionais. Portanto, ele vem de fábrica com itens esperados para esta faixa de preço (como ar-condicionado automático digital, chave presencial com partida do motor por botão, câmera de ré, sensores de estacionamento, volante com ajustes de altura e profundidade, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, revestimentos em couro), além de alguns itens que não estão disponíveis em seu rival Polo GTS, como freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, partida do motor à distância, GPS nativo e serviços conectados, que incluem Wi-Fi compartilhável com outros dispositivos, linha direta para central de atendimento e assistência emergencial.

Instrumentos, Multimídia & Sistema de Som = 9,25

O quadro de instrumentos com tela digital colorida de 7 polegadas conta com interface exclusiva para o Pulse Abarth, dispondo de diferentes layouts de visualizações, gráficos bem-elaborados, animações agradáveis e diversas informações e ajustes disponíveis para o motorista - tudo com leitura fácil e acesso facilitado pelos comandos no volante.

O sistema multimídia tem layout moderno, boa usabilidade (tanto por toques na tela ampla, de 10,1 polegadas, quando pelos botões no volante e na parte inferior do painel), possibilidade de criação de perfis de usuário e operação intuitiva, assemelhada a um smartphone. Também contam pontos a possibilidade de espelhar o conteúdo do celular sem fio, parear dois aparelhos por Bluetooth e a presença de três entradas USB, sendo uma do tipo C (nos modelos 2024, são 4 USBs e duas do tipo C). Porém, um pequeno detalhe nos deixou confusos: no Pulse Abarth, não é possível definir o logo da marca esportiva como ícone do perfil de usuário (sendo que a Strada que avaliamos recentemente, por exemplo, permite essa escolha).

Por fim, o sistema de som tem qualidade similar a de outros modelos da Fiat, dispondo de quatro alto-falantes (um em cada porta) e dois tweeters. Pelo sistema multimídia é possível fazer a equalização de áudio, alterar a distribuição espacial e alterar outras configurações. É um bom som, mas bem que a versão Abarth poderia ter um sistema de som de maior definição e com subwoofer atrás, pois o motorista fica com a impressão de que o áudio está mais distribuído para a frente, mesmo com o balanço centralizado.

Desempenho = 9,75

Neste aspecto, o Pulse Abarth é um carro verdadeiramente surpreendente. Disposto o tempo todo, mesmo com o motor em baixas rotações, ele tem força de sobra para as situações do cotidiano. Mas o que realmente impressiona é o quanto o modo Poison altera a entrega de desempenho do Pulse: a reatividade do pedal do acelerador é bem mais intensa e as respostas da direção também mudam, de forma mais acentuada do que em um modo Sport comum. Os resultados das acelerações e retomadas põem o Pulse Abarth como um dos modelos mais ágeis do segmento de utilitários compactos - superando até mesmo alguns hot-hatches consagrados.

Dirigibilidade = 9,75

O Pulse Abarth é um daqueles carros que você vai torcer para que surja qualquer situação em que seja necessário dirigir. A direção é fácil de manejar e traz progressividade condizente com a situação, ficando sensivelmente mais pesada no modo Poison: a Fiat fez alterações para que as suas respostas fossem mais diretas. Em curvas mais fechadas, o Pulse Abarth aderna pouco para um SUV, mantendo um bom nível de estabilidade - ainda que incline um tanto mais do que um hatchback tradicional. O diâmetro de giro da carroceria é ligeiramente maior que nas demais versões do Pulse. O câmbio opera de forma muito satisfatória, se esforçando para fazer operações rápidas e realizando as trocas de forma constante (e automática, caso necessário, mesmo no modo sequencial) para manter o motor em faixas de rotação que permitam melhor entrega da potência e do torque.

Segurança = 9,25

De série, o SUV esportivo possui 4 airbags (frontais e laterais dianteiros), alerta sonoro em caso do não-uso dos cintos dianteiros e traseiros, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em subidas, ajuste de altura dos cintos dianteiros, fixações para cadeirinhas infantis e freios com assistência em caso de frenagens de pânico), faróis com comutação automática do facho baixo para o alto (e vice-versa), alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência (muito embora, em cada ignição, a distância de aviso seja resetada para "perto") e alerta de saída da faixa de rodagem com assistente de permanência na pista. Assim como no Polo GTS, não há airbags de cortina nem piloto automático adaptativo. A visibilidade é boa e complementada pelos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como pela câmera de ré com boa definição. Os faróis possuem ótimo alcance, especialmente a luz alta. Também é importante mencionar que os freios são diferentes das demais versões do Pulse (com discos dianteiros de maior diâmetro e tambores com aletas de refrigeração) e que a modulação do pedal do freio é boa.

Consumo de combustível = 7,0

Andar de carro esportivo tem o seu preço, e, no caso do Pulse Abarth, a cobrança acontece diante da bomba do posto de combustível. É algo compreensível, considerando o fato de que, ao rodar com ele, é comum utilizar o modo Poison, dar algumas aceleradas só para ouvir o ronco... Na cidade, com gasolina, o SUV registrou 8,5 km/l - bem distantes dos 10,0 km/l que constam no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV). Já com etanol, a média obtida em nosso uso (6,5 km/l) foi mais próxima do resultado do PBEV (6,8 km/l).

Relação custo-benefício = 9,25

Mantendo o valor de R$ 149.990 desde o lançamento até agora, o Pulse Abarth pode ser, por incrível que pareça, uma compra bastante racional (mesmo sendo um carro que apela fortemente para o lado emocional). É bem verdade que cada centavo cobrado pelo SUV com a insígnia do escorpião está ferrenhamente alinhado com o oponente Volkswagen Polo GTS (também por R$ 149.990), mas o modelo da Stellantis entrega melhor performance e se revela mais prático para o uso cotidiano. Não é à toa que a Fiat promoveu recentemente uma redução dos preços de tabela das versões 1.3 Turbo Flex do Fastback, justamente para que o SUV-Coupé tenha mais competitividade diante da versão mais apimentada do Pulse. Assim como até hoje temos saudades do Fiat 500 Abarth avaliado em 2016, o Pulse Abarth está entre um dos carros que mais gostamos de dirigir entre todos os veículos que já passaram por nossa garagem.

Nota Final = 9,0

As notas são atribuídas considerando a categoria do automóvel analisado, os atributos oferecidos pelos concorrentes (diretos ou por aproximação), além das expectativas entre o que o modelo promete e o que, de fato, oferece. Um mesmo carro avaliado duas vezes pode ter sua nota diminuída em uma avaliação posterior, caso não evolua para os níveis de exigência que se aprimoram continuamente no mercado automotivo. Frações de pontuação adotadas: x,0, x,25, x,5, x,75. Em caso de notas com valores fracionados na casa dos centésimos, os décimos da nota do resultado final são arredondados para cima. Critérios - Design = analisado o aspecto estético do automóvel, considerando-se as linhas e formas do veículo, bem como as proporções entre tamanho de rodas e o restante da carroceria, a presença de itens de estilo diferenciados, entre outros detalhes. Espaço interno = julgada a amplitude do espaço para passageiros (dianteiros e traseiros, de acordo com a capacidade declarada do carro), locais para acomodar objetos e bagagem. Conforto = considera o nível de comodidade transmitida pelo conjunto de suspensão e pela operação de transmissão, pedais, alavancas e outros mecanismos, bem como o nível de ruído e de vibrações dentro do automóvel, a posição de dirigir, a ergonomia interna e outras amenidades adicionais. Acabamento = analisada a atenção aos detalhes internos do veículo (encaixes de peças, qualidade dos materiais empregados e padronagens dos revestimentos). Equipamentos = analisam-se itens de série e opcionais disponíveis no automóvel avaliado. Aqui são considerados os equipamentos de conveniência. Instrumentos, Multimídia & Sistema de som = na análise do quadro de instrumentos, são julgados a facilidade de leitura e a disponibilidade de informações. O sistema multimídia do veículo é avaliado de acordo com os recursos disponíveis (espelhamento de tela de celulares, entradas para dispositivos, facilidade de operação do aparelho, visualização de câmeras, etc). Caso o veículo avaliado não possua um sistema multimídia mas disponha de rádio, este aparelho será analisado sob os mesmos critérios. Se o automóvel não dispuser de sistema de áudio, iremos considerar a presença de pré-disposição para som (fiação, antena e falantes). Desempenho = julgadas a aceleração do veículo, as retomadas de velocidade e a entrega de torque e de potência pelo automóvel. Dirigibilidade = são analisados o comportamento em curvas, a manobrabilidade do veículo (incluindo diâmetro de giro e número de voltas de batente a batente do volante) e o funcionamento da transmissão. Segurança = levam-se em conta a visibilidade pelos retrovisores e pela carroceria, a iluminação do veículo, os itens de proteção ativa e passiva, o desempenho nas frenagens (assim como a modulação do pedal do freio) e a presença e facilidade de operação dos assistentes de condução. Consumo de energia/combustível = energia/combustível gasto durante a avaliação e autonomia. Custo-benefício = avaliada a relação de vantagem entre o preço pago e o que o carro entrega.

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