Novos critérios para as Avaliações do Auto REALIDADE

Com o passar dos anos, nós do Auto REALIDADE buscamos, de forma contínua, aprimorar nossos testes e metodologias para avaliarmos cada veículo da forma mais justa e transparente possível. Nossas avaliações, a partir de agora, passam a analisar novos critérios. É sempre importante lembrar que todas as notas são atribuídas considerando a categoria do automóvel analisado, os atributos oferecidos pelos concorrentes (sejam diretos ou por aproximação), além da análise das expectativas entre o que o modelo promete e o que, de fato, oferece. Um mesmo carro avaliado duas vezes pelo Auto REALIDADE pode ter sua nota diminuída em uma avaliação posterior, caso não evolua para os níveis de exigência que se aprimoram continuamente no mercado automotivo. 

Adotamos como padrão as seguintes frações de pontuação: x,0, x,25, x,5, x,75. Em caso de notas com valores fracionados na casa dos centésimos, os décimos da nota do resultado final são arredondados para cima. 

Estes passam a ser os onze critérios de avaliação dos automóveis que serão analisados pelo Auto REALIDADE:

Design = é analisado o aspecto estético do automóvel, considerando-se as linhas e formas do veículo, bem como as proporções entre tamanho de rodas e o restante da carroceria, a presença de itens de estilo diferenciados, entre outros detalhes. São utilizados como parâmetros as mais recentes tendências de estilo do setor automotivo.

Espaço interno = leva-se em consideração a amplitude do espaço para cabeça, ombros, pernas e pés dos ocupantes (dianteiros e traseiros, sempre de acordo com a capacidade declarada do veículo), além da disponibilidade de locais no veículo para acomodar objetos e bagagens. O volume do porta-malas ou da caçamba também é levado em consideração aqui.

Conforto = leva-se em consideração o nível de comodidade transmitida pelo conjunto de suspensão e pela operação de transmissão, pedais, alavancas e outros mecanismos, bem como o nível de ruído e de vibrações dentro do automóvel, a posição de dirigir, a ergonomia interna e outras amenidades que estejam disponíveis no veículo. 

Acabamento = é analisada a atenção aos detalhes do veículo (encaixes de peças, qualidade dos materiais empregados e padronagens dos revestimentos). Veículos com peças com rebarbas ou desencaixadas, materiais de qualidade inferior em excesso, parafusos ou partes da lataria aparentes e falhas ou economias de pintura terão nota reduzida neste aspecto.

Equipamentos = analisam-se itens de série e opcionais disponíveis no automóvel avaliado. Aqui são considerados os equipamentos de conveniência; já os itens de segurança são analisados sob outro tópico, assim como os instrumentos e sistemas de som e multimídia do veículo, que passam a ser avaliados separadamente.

Instrumentos, Multimídia & Sistema de som = este novo aspecto analisa as funcionalidades destes três itens no automóvel. Primeiramente, na análise do quadro de instrumentos, serão julgados a facilidade de leitura e a disponibilidade de informações. Já o sistema multimídia do veículo será avaliado de acordo com os recursos disponíveis (espelhamento de tela de celulares, entradas para dispositivos, facilidade de operação do aparelho, visualização de câmeras, etc). Caso o veículo avaliado não possua um sistema multimídia mas disponha de rádio, este aparelho será analisado sob os mesmos critérios. Se o automóvel não dispuser de sistema de áudio, iremos considerar a presença de pré-disposição para som (fiação, antena e falantes).

Desempenho = aqui são analisadas a aceleração do veículo, as retomadas de velocidade, bem como a entrega de torque e de potência pelo automóvel.

Dirigibilidade = este aspecto passa a ser desvinculado do quesito "Desempenho". Aqui, são analisados o comportamento em curvas, a manobrabilidade do veículo (incluindo diâmetro de giro e número de voltas de batente a batente do volante) e o funcionamento da transmissão.

Segurança = levam-se em conta a visibilidade pelos retrovisores e pela carroceria, a iluminação do veículo, os itens de proteção ativa e passiva, o desempenho nas frenagens (assim como a modulação do pedal do freio) e a presença e facilidade de operação dos assistentes de condução. Veículos sem controles de tração e estabilidade e/ou sem airbags laterais automaticamente terão nota reduzida neste quesito, assim como automóveis com má avaliação em âmbito geral nos testes de segurança do Latin NCAP ou outro órgão equivalente internacional (Euro NCAP, NHTSA, IIHS, etc).

Consumo de energia/combustível = aqui são analisados o nível de energia/combustível gasto, bem como a autonomia efetivamente alcançada. Nos veículos com motor a combustão, leva-se em consideração o tamanho do tanque de combustível; nos automóveis elétricos, a capacidade de armazenamento das baterias; nos carros híbridos com baterias, os dois aspectos são levados em conta.

Custo-benefício = por fim, analisa-se a relação de vantagem entre o preço pago pelo veículo e o que ele, de fato, entrega. Além do preço de tabela e dos itens opcionais, também são levados em consideração os custos de revisões e, caso o veículo em análise tenha mais de uma versão, também se analisa a possibilidade de que outra opção represente melhor negócio.

Os testes de desempenho dos automóveis avaliados pelo Auto REALIDADE sempre são realizados em ambiente sem tráfego, apenas com o motorista a bordo, com cronometragem automática através do aplicativo GPS Acceleration ou Dragy (o app sempre será informado na matéria). O ar-condicionado permanece desligado durante os testes e os vidros e teto solar são fechados. No caso das picapes que possuem capota marítima, os testes são executados com a capota fechada. Os controles eletrônicos permanecem ativados durante o teste, caso disponíveis, pois existem veículos em que não é possível desabilitar estes assistentes. Em carros flex, priorizamos a testagem com gasolina por normalmente ser o combustível mais utilizado em todo o Brasil e pelo fato de que, quase todas as vezes, os veículos são entregues com o combustível derivado do petróleo no tanque. De toda forma, o teste de aceleração de 0 a 100 km/h com etanol é conduzido na maioria das vezes.

No caso de veículos com câmbio manual, as retomadas de 40 a 80 km/h e de 60 a 100 km/h são feitas em terceira marcha, refletindo o comportamento real do motorista durante ultrapassagens, enquanto na prova de 80 a 120 km/h o teste é feito em quarta marcha. Em veículos com transmissão automática ou automatizada, todos os testes são executados com o câmbio na posição Drive.

Nos testes, informamos a temperatura ambiente durante as medições, a altitude da região, bem como o nível de combustível ou energia do veículo no momento da testagem e, caso disponível, a pressão exata dos pneus. Mesmo quando a informação da pressão dos pneus está indisponível, nós sempre realizamos os testes com os pneus calibrados de acordo com a recomendação de fábrica.

Os testes de consumo de energia e de combustível realizados pelo Auto REALIDADE são obtidos através da utilização do veículo em condições reais de uso em Teresina (Piauí), cidade com altitude média de 72 metros, e os resultados são colhidos a partir de dados do computador de bordo do veículo (na imensa maioria dos casos, o prazo de avaliação do veículo é de no máximo uma semana, o que inviabiliza a medição "na bomba" do posto do combustível, que é a mais confiável). Além do cálculo do consumo, também informamos a distância percorrida e, caso disponível, a velocidade média aproximada do trajeto. No caso de veículos flex, são registradas as médias de consumo de combustível com gasolina e com etanol.

Comentários

Xracer disse…
Muito bom, excelente metodologia ! Eu assinava a revista 4 Rodas,mas tinham um grave defeito, de não indicar a Velocidade Máxima, mostravam sô a fornecida pelos (poucos) fabricantes. Eu ficava me perguntando, se é um teste porque não pegar todos os dados de desempenho ? Espero que tenham ai nos arredores da cidade um local seguro para fazer esse teste. No mais parabéns, o site estará crescendo em reputação, com certeza !