Kit de reparo do pneu pode ajudar... mas nem sempre


As chuvas que caem sobre o Brasil nesta época do ano também fazem com que, em algumas cidades, se proliferem os buracos nas ruas e estradas. E a depender do tamanho da falha sobre o asfalto, não tem jeito: logo depois de passar sobre ela, o pneu sofre, podendo apresentar uma bolha ou até mesmo furar.

Alguns carros dispensam o pneu de estepe para adotar o kit de reparo, que ocupa menos espaço no porta-malas, representa menor peso no veículo e simplifica os trabalhos: ao invés de procurar chave de roda e macaco dentro do carro, basta ligar um compressor de ar e aplicar uma garrafinha de líquido veda-furo.

Durante um de nossos test-drives, realizado à noite, infelizmente passamos sobre um buraco grande e não sinalizado; logo em seguida, o sensor de pressão dos pneus rapidamente acusou que o ar estava escapando. No primeiro local seguro em que paramos, veio a constatação: um rasgo no flanco do pneu de aproximadamente 5 centímetros, grande o suficiente para não ter chances de ser reparado. O kit de reparo que acompanha os veículos que dispensam o pneu sobressalente é indicado para furos de 4 milímetros ou menos, desde que estejam localizados na banda de rodagem.

O kit de reparo dos pneus pode, sim, ser útil para muitas situações - principalmente para resolver mais rapidamente a situação dos furos pequenos na parte do pneu que está em contato com o solo. Mas neste caso relatado, não foi possível seguir viagem justamente porque não havia condições de reparar o pneu com o kit - e nem de desparafusar a roda para ir atrás de outro pneu (afinal, não há macaco para suspender o veículo). Só restou buscar o serviço de assistência 24 horas da montadora do veículo para poder pedir o reboque. Sorte que este caso aconteceu dentro da cidade: imagine se fosse em uma estrada sem sinal de telefone celular... Pelo menos, o caminhão-plataforma para levar o automóvel chegou em cerca de 30 minutos, antes do prazo previamente estimado (entre 1 hora e uma hora e meia), e realizou a entrega do veículo à concessionária no início da manhã do dia seguinte, também dentro da previsão estabelecida.

Comentários