Stellantis anuncia investimentos de R$ 30 bilhões para a América do Sul até 2030

A Stellantis anuncia o plano de investimentos de R$ 30 bilhões para a América do Sul entre os anos de 2025 a 2030, o maior investimento na história da indústria automotiva brasileira e sul-americana. Os investimentos irão viabilizar o lançamento de 40 novos produtos durante o período, além do desenvolvimento dos novos conjuntos mecânicos Bio-Hybrid (serão oito novos powertrains e aplicações em eletrificação), tecnologias de redução das emissões de dióxido de carbono em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades de negócios.

Os novos modelos Bio-Hybrid combinam eletrificação com motores flex (movidos a gasolina e/ou etanol) em três diferentes níveis. A fábrica de Betim, em Minas Gerais, é o centro global da empresa no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid. No futuro, também será produzido um veículo totalmente elétrico.

Os conjuntos mecânicos Bio-Hybrid são compatíveis com todas as linhas de produção da Stellantis na América do Sul. Haverão as alternativas Bio-Hybrid com sistema elétrico de 48 Volts, Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem, Bio-Hybrid Plug-In e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a ser disponibilizadas até o final de 2024.

Os investimentos se justificam pelo fato de que, em 2023, a Stellantis liderou o mercado de automóveis novos no Brasil, com 31,4% de participação no mercado. Dentre as marcas que compõem o grupo, a Fiat é a que mais emplaca veículos, sendo a Strada o produto mais popular da marca: ela liderou o mercado nos anos de 2021, 2022 e 2023.



Comentários