Texto e Fotos | Júlio Max, de Itatiba (SP)
Viagem a convite da Nissan
Lançado em 2016, o Nissan Kicks é atualmente comercializado em várias partes do mundo, mas carrega fortes raízes no Brasil. Apresentado na época das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o SUV da Nissan fez sua estreia global em nosso País - antes mesmo do México, onde foram feitos os seus primeiros exemplares. Em meados de 2017, iniciou a produção nacional do Kicks em Resende (Rio de Janeiro). Em 2021, foi promovida uma reestilização, que também promoveu incrementos em termos de segurança e comodidade. E mesmo nove anos depois de seu lançamento, o Kicks continua sendo o carro-chefe da Nissan do Brasil, representando sozinho 6 em cada 10 automóveis comercializados pela marca em território nacional. Por conta deste desempenho invejável de vendas, a primeira geração do Kicks permanece em produção, agora com o sobrenome Play - e vai coexistir, de forma pacífica, com a nova geração do Kicks, que chega ao mercado brasileiro trazendo um patamar inédito de inovações entre os Nissan oferecidos atualmente no Brasil. O Auto REALIDADE teve a oportunidade de conhecer e dirigir o novo modelo antes mesmo das concessionárias da marca, que farão eventos simultâneos de lançamento do Kicks 2026 em todo o País no dia 03 de julho. A pré-venda da versão topo-de-linha do novo Kicks, a Platinum, já está disponível através do site https://www.nissan.com.br/veiculos/modelos/pre-venda-novo-kicks.html.
A produção em série do novo Kicks iniciou no Rio de Janeiro em meados de abril. Foram quatro anos de desenvolvimento do produto; seus testes nas vias do Brasil iniciaram em meados de 2023, e cerca de 200 mil quilômetros foram percorridos durante a validação do produto; ao todo, 74 protótipos foram utilizados. Nós do Auto REALIDADE acompanhamos a trajetória do Kicks desde a sua revelação global e o seu lançamento para o Brasil em 2016. Em 2017, estivemos em Resende para acompanhar o início de sua produção, e já avaliamos as versões S CVT (na virada de 2017 para 2018) e Exclusive CVT (em 2021), após períodos mais longos de convivência. A nova geração chega ao Brasil em quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum, todas com motor 1.0 Turbo e câmbio DCT. A Nissan estima que, no ano-fiscal de 2025, cerca de 711 mil exemplares de SUVs do segmento B (compactos) serão comercializados no Brasil, o que faria com que a participação de mercado desta categoria fosse ampliado de 24,9% (no ano-fiscal de 2024) para 27%.
Do lado de fora, o novo Kicks é totalmente diferente do Kicks Play - e antes que se pense que a manutenção de duas gerações em linha é algo que ocorrerá somente no Brasil, é importante que se diga que, em toda a América do Norte, os dois SUVs também são oferecidos simultaneamente. Externamente, o novo Kicks brasileiro é praticamente idêntico ao modelo feito no México, com diferenças sutis, como as opções diferentes de cores para a carroceria e a ausência dos detalhes em âmbar nos faróis. É um carro mais interessante visto pessoalmente do que em imagens. A frente da nova geração é inspirada no Pathfinder Concept de 2023 (que ainda não foi materializado em um modelo de produção em série). Os faróis são totalmente de LED em todas as versões e incorporam projetores nas opções Exclusive e Platinum, com feixe de luz de posição que se converte no pisca caso este seja acionado. Nas versões mais completas, eles são complementados por três seções de iluminação de posição que se interligam visualmente com os frisos horizontais da grade dianteira, pintada na cor preto-brilhante. O para-choque dianteiro possui a porção central pintada na cor da carroceria, além de entradas de ar na parte inferior. O Kicks Play já havia substituído os faróis de neblina por luzes de posição, e a nova geração elimina de vez a iluminação no para-choque. Mas agora traz sensores de estacionamento dianteiros, indisponíveis na geração anterior e agora presentes desde a versão Exclusive. A porção inferior do plástico fosco traz texturas de losangos, que ficam mais ou menos visíveis conforme o ângulo - é possível perceber a variação da superfície ao passar a mão. Os vincos do capô são discretos, mas é notável que as laterais são mais elevadas que a parte central - e que as bordas do para-brisa estão mais suavizadas. As palhetas repousam sobre a região não-transparente do vidro quando não estão em uso.
De lado, a curvatura da base da janela traseira é um dos poucos detalhes de estilo do novo Kicks que lembram a geração anterior. O novo modelo possui linhas dos vidros mais arredondadas, marcadas por frisos cromados na parte superior. As novas maçanetas externas ficam em posição nivelada - na geração anterior, havia um vinco ascendente na lateral e os puxadores acompanhavam este posicionamento. Elas são pintadas na cor da carroceria em todas as versões, e possuem botões nas portas dianteiras para travar e destravar o veículo pela presença da chave; na porta do motorista há uma fechadura. Os retrovisores externos agora são diretamente ancorados nas portas, ao invés de estarem fixados junto das janelas. Em todas as versões, eles são pintados em preto-brilhante e possuem luzes de seta de LED. Na base dos novos espelhos, o nome Kicks aparece gravado. Molduras em preto-fosco texturizadas contornam os para-lamas e a parte inferior das portas - um friso prateado complementa o visual.
As rodas de liga leve de 19 polegadas (de três raios, com detalhes diamantados e superfície escurecida) são as maiores oferecidas atualmente para um Nissan no mercado brasileiro. Com formato pensado para reduzir o nível de ruídos, elas estão presentes nas versões Exclusive e Platinum, sendo calçadas com pneus de 225/45. Nas versões Sense e Advance, as rodas são de 17 polegadas, com pneus 215/60. As caixas de roda dianteiras trazem cobertura plástica, enquanto as traseiras possuem revestimento de carpete, algo raro no segmento. Outro refinamento técnico é a carenagem plástica sob o assoalho externo da carroceria, o que ajuda a melhorar a aerodinâmica. O teto solar panorâmico (com abertura da parte dianteira, curiosamente por baixo da região traseira) está reservado à versão topo-de-linha, Platinum. A antena ao estilo barbatana-de-tubarão está presente em todas as versões, enquanto as barras de teto, prateadas, são vistas a partir da versão Advance. Sinal de que a mudança do Kicks foi total: até o bocal do tanque de combustível, antes alojado no para-lama traseiro esquerdo (uma herança da plataforma V da Nissan, também usada em March e Versa), mudou de lado e passa a ficar à direita - a atual arquitetura é a CMF-B High Spec, similar à utilizada nos Nissan Juke e Note na Europa. O Kicks passa a ter janelas nas colunas traseiras - que também trazem o nome do carro gravado.
Visto de traseira, o novo Kicks traz aerofólio mais proeminente que na geração anterior, e com brake-light integrado. As lanternas atravessam parcialmente a tampa do porta-malas e são interligadas por uma moldura preta, que aloja o logotipo da Nissan. Com iluminação de LED em todas as versões, estas lentes se unem visualmente com os recortes do para-choque traseiro, que possui uma porção significativa em plástico fosco - e, na parte inferior, uma área pintada na cor da carroceria, com refletores e ranhuras aerodinâmicas. Todas as versões possuem sensores de estacionamento traseiros. A tampa do porta-malas continua abrigando a placa do veículo. Sob a régua em preto-brilhante, estão dois focos de iluminação amarela para a placa e dois botões: um para destravar a tampa, outro para travar o veículo.
Em termos de dimensões, a nova geração do Kicks cresceu alguns centímetros em relação ao Kicks Play. São 5,5 centímetros a mais de comprimento, 4 centímetros a mais de largura, 1 cm a mais de altura e 3,5 cm a mais de distância entre-eixos. Agora, são 4,365 m de comprimento, 1,80 m de largura (2,09 m incluindo retrovisores), 1,62 metro de altura e 2,655 m de distância entre-eixos. O novo Kicks é um pouco mais comprido do que Honda HR-V, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, mas não chegou a superar a "fronteira" dos 4,40 metros de comprimento, superada pelos SUVs enquadrados como médios/C-SUV (Jeep Compass e Toyota Corolla Cross). A altura em relação ao solo do novo Kicks é de 20 centímetros, uma das maiores do segmento - supera quase todos os modelos mencionados, exceto o Compass, que possui 0,2 cm a mais.
O interior do novo Kicks é um ambiente bem mais moderno e, assim como a parte externa, é praticamente idêntico ao modelo da América do Norte. Uma das principais diferenças é a substituição da alavanca de câmbio tradicional pelas teclas no console. Em termos de visual e acabamento, a cabine do Kicks está bem mais sofisticada que a ambientação do Kicks Play, o que também ajuda a explicar a manutenção dos dois carros em linha. Feixes brancos de iluminação ambiente, com intensidade ajustável (e que podem ser apagadas), estão presentes nas versões Exclusive e Platinum. A partir da versão Advance, bancos e painel recebem revestimentos sintéticos. Também chama a atenção a unificação visual das telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia, com uma ligeira curvatura para facilitar a visualização do motorista.
O volante de três raios e base achatada conta com revestimento sintético a partir da versão Exclusive. Ele dispõe de comandos de operação de som e do quadro de instrumentos no raio esquerdo; à direita, estão os botões de operação do controlador de velocidade de cruzeiro e distanciamento do veículo à frente (item de série em todas as versões), além dos comandos de voz e telefone. Na opção Platinum, um botão permite o acionamento das funcionalidades do ProPilot. Uma alavanca na parte inferior esquerda da coluna permite o ajuste em altura e profundidade - e há uma coifa em material sintético para proteção da parte superior.
Todas as versões contam com quadro de instrumentos com telas digitais. Nas versões Sense e Advance, existe um monitor colorido de 7 polegadas na parte esquerda do cluster, com layout gráfico semelhante ao das versões mais completas do Versa e do Kicks Play. Já à direita está uma tela monocromática que mostra o velocímetro, hodômetro, autonomia e nível do combustível. Já nas opções Exclusive e Platinum, o display colorido é maior, com 12,3 polegadas e interface exclusiva, o que inclui a animação de boas-vindas (na tela de 7 polegadas, um ícone do Kicks em 3D é rotacionado; na tela maior, tramas de retângulos surgem e abrem espaço para as informações). Além disso, nas versões mais completas é possível selecionar duas formas de visualização: conta-giros e velocímetro com escalas de semi-círculos ou conta-giros em barra horizontal. Na parte superior esquerda há botões físicos para o ajuste do brilho dos instrumentos.
As informações são semelhantes entre os dois monitores e incluem: "tela calma" (sem exibição de informações ao centro), informações de computador de bordo (agora, há médias parciais 1 e 2, além do registro desde o último abastecimento; é possível ver consumo médio, distância percorrida, tempo de viagem e velocidade média, além de gráficos de consumo instantâneo), pressão de cada pneu, indicação de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, informações sobre o Start/Stop (quanto tempo o motor ficou desligado com este sistema ativo e quanto foi possível economizar de combustível), gráficos de assistências à condução, informações de áudio e definições.
A haste de luzes possui comando giratório onde, de cima para baixo, se alterna entre faróis baixos, luzes de posição acesas e faróis com acendimento automático. Toda a linha possui botão na ponta da haste para acionar a comutação automática do facho dos faróis. Um leve toque permite o acionamento da seta três vezes. Todas as versões contam com o acendimento temporizado dos faróis ao destravar o veículo ("Welcome") e segundos após o desligamento do motor ("Follow me home").
A alavanca dos limpadores permite acionar os esguichos dianteiros ao puxa-la em direção ao motorista, enquanto o esguicho traseiro é ativado com o movimento contrário. Há as posições 1x (de acionamento enquanto a haste for acionada), Off, intermitência variável em 5 posições de ajuste (as versões Exclusive e Platinum possuem sensor de chuva, com 4 ajustes de sensibilidade), acionamento contínuo lento e acionamento contínuo rápido. Ao girar o botão na ponta da haste, aciona-se o limpador traseiro.
O sistema multimídia possui tela de 12,3 polegadas em todas as versões. Pela primeira vez em um Nissan oferecido no Brasil, a central dispõe de espelhamento de aplicativos de smartphone sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, é possível criar até quatro perfis de usuário para salvar preferências de áudio, configurações e outros itens; o perfil pode ser vinculado a uma das chaves do veículo. Desde a opção Sense, está presente a câmera de ré; na Advance e seguintes, o conjunto de câmeras de visão em 360 graus vem de série, incluindo o detector de objetos em movimento, que exibe de que direção está se aproximando um objeto, animal ou pessoa. Vale mencionar que a qualidade das imagens está melhor. O sistema de som possui 4 alto-falantes (um em cada porta) nas versões Sense e Advance, 6 falantes na versão Exclusive (incluindo tweeters dianteiros) e 10 alto-falantes na opção topo-de-linha Platinum. O projeto sonoro da Bose adiciona dois alto-falantes em cada apoio de cabeça dianteiro (a geração anterior do Kicks Exclusive chegou a ter som Bose, mas com alto-falantes somente no apoio do motorista).
Entre as saídas de ar-condicionado centrais estão os comandos de pisca-alerta, volume, alternância de faixas/estações, liga/desliga do sistema multimídia e acionamento das câmeras. Todas as versões dispõem de ar-condicionado automático digital, de uma zona e regulagem de meio em meio grau, de 18º C a 32º C. Enquanto as três primeiras versões utilizam comandos similares ao da geração anterior do Kicks Exclusive, a opção Platinum dispõe de um painel sensível ao toque para a operação do aparelho. Também é exclusivo da versão topo-de-linha o menu de ajuste do ar-condicionado na central multimídia.
Toda a linha dispõe de quatro entradas USB-C, sendo duas no console dianteiro, com molduras iluminadas, além de botão para partida do motor e comandos para freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold. O carregador de celular por indução, de 15 Watts e inclinado para baixo, é item de série a partir da versão Advance. Quando está em uso, um ícone amarelo acende próximo do carregador. O console também abriga os botões de acionamento da transmissão (E-Shifter) e o seletor de modos de condução (D-Mode), que possui as opções Sport, Standard e Eco, de cima para baixo. Há também dois porta-copos, com fundo em plástico rígido texturizado e bordas flexíveis, e apoio de braço dianteiro. Quando destravado, ele revela um razoável compartimento para objetos, com tomada de 12 Volts e carpete ao fundo.
O lado esquerdo do painel traz comandos para ajuste da altura do facho dos faróis, operação da condução autônoma (somente na versão Platinum) e ativação/desativação do Start/Stop (desligamento e religamento do motor em paradas), item presente pela primeira vez em um modelo da Nissan oferecido no Brasil.
A partir da versão Advance, as maçanetas internas são pintadas em prata-anodizado. Os retrovisores externos contam com rebatimento elétrico a partir do Kicks Advance. Vidros elétricos com função um-toque para cima e para baixo, além da função anti-esmagamento, estão presentes em todas as versões.
Todas as versões dispõem de luzes de leitura dianteiras e traseiras de LED. Os para-sóis de plástico com área forrada em material sintético possuem tampas, espelhos e porta-documentos; a iluminação amarela para as sombreiras está presente a partir da versão Exclusive. O console de teto conta com porta-óculos a partir da versão Exclusive. Quatro alças de teto retráteis estão presentes - inclusive para o motorista. Com tampa que se abre suavemente, o porta-luvas tem bom espaço e switch para ativar/desativar o airbag do passageiro dianteiro.
Exclusivamente na versão Platinum está presente o teto solar elétrico panorâmico, item de série. Ele possui acionamento por um toque e desliza para dentro da parte de trás do vidro, o que suaviza o fluxo de ar. Ele possui 79,8 centímetros de largura. A persiana, também operada por um toque para abrir ou fechar, se abre em dois estágios: primeiro ela abre a metade dianteira, ou fecha a metade traseira.
A parte superior do painel e das portas dianteiras contam com materiais macios ao toque na parte superior, inclusive com costuras em tons contrastantes. Mais abaixo há uma faixa no painel e nas portas (dianteiras e traseiras) em tecido, também macio. Já o fundo do carregador por indução, inclinado para baixo e presente desde a versão Advance, é emborrachado. As laterais do console central são revestidas em material sintético e há carpete no porta-óculos e sob o apoio de braço dianteiro. O forro de teto é de carpete simples. Os tapetes são de borracha na versão Sense e de carpete nas demais opções. No geral, o acabamento do Kicks está em um patamar semelhante ao do Nissan Sentra.
Os bancos dianteiros e traseiros contam com a tecnologia Zero Gravity, sendo revestidos em tecido na versão Sense e em material sintético nas demais opções. Conforme a Nissan, o cansaço é reduzido em cerca de 30% com a diminuição da carga muscular e a melhora do fluxo sanguíneo corporal. Os ajustes dos bancos dianteiros são manuais em todas as versões, com regulagens de distância do assento, inclinação do encosto e, para o motorista, altura do assento. Os cintos dianteiros possuem regulagem de altura, pré-tensionadores e limitadores de carga. No fecho do cinto do passageiro há uma camada de carpete.
Na traseira, o espaço é bom para cabeça e pernas. Todas as versões possuem encosto do banco traseiro bipartido, abas nas laterais para acomodação dos cintos, porta-revistas atrás do banco do passageiro dianteiro e, desde a opção Advance, há mais um atrás do banco do motorista. Há duas entradas USB-C, com molduras iluminadas, voltadas para os ocupantes de trás. Também desde a versão Advance, existe o apoio de braço para os ocupantes traseiros, com dois porta-copos em plástico rígido texturizado.
Com design similar ao que estreou na primeira geração do Kicks em meados de 2023, a chave presencial está presente em todas as versões, assim como as funcionalidades da abertura e fechamento dos vidros através dos comandos de destravamento e travamento das portas. Com o fechamento do carro, fica ativo o alarme perimétrico. Desde a versão Advance, a chave conta com botão para partida remota do motor (item inédito no Kicks), permitindo o acionamento do ar-condicionado antes de entrar no veículo.
Todas as versões possuem 6 airbags (frontais, laterais e de cortina, com possibilidade de desativação da bolsa do passageiro dianteiro), alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem autônoma de emergência, aviso sonoro e visual do não-uso dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro, frenagem autônoma em manobras de ré, alerta de atenção do motorista, alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo com 3 níveis de distância do veículo à frente, controles de tração e estabilidade, controle em curvas (Active Trace Control), fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis, freios a disco nas quatro rodas com EBD e Brake Assist, monitor de pressão dos pneus, assistente de partida em ladeiras e travamento automático das portas com o veículo em movimento. Exclusivamente na versão Platinum, há monitoramento de veículos em pontos cegos (com alerta sonoro em caso de seta acionada quando um veículo estiver na região lateral-traseira), alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente ProPilot e assistente de centralização na faixa de rodagem.
O porta-malas teve a capacidade ampliada de 432 litros para 470 litros. A tampa conta com um vão do lado direito para auxiliar a fecha-la. A partir da versão Advance, o forro Flexible Board é dobrável e pode ser encaixado em dois níveis. No posicionamento superior, ficam 25 litros de espaço entre a divisória e o forro que esconde o estepe, permitindo guardar objetos com mais discrição. Para se utilizar toda a capacidade, a divisória deve ser encaixada na parte inferior. Outra característica que torna o compartimento mais prático de ser usado é o fato de, quando encaixado no nível superior, o forro fica nivelado com a base do porta-malas, facilitando a carga e descarga de bagagens (no Tracker, há um degrau de 6 cm entre o forro e a "boca" do porta-malas; no T-Cross, são 19 cm de diferença no nível). Há dois focos de iluminação (amarelas) nas laterais e duas alças para sacolas no novo Kicks. Sob o forro inferior fica o estepe de uso temporário, acompanhado das ferramentas para a troca do pneu.
As cores disponíveis para a carroceria do Kicks 2026 são: Branco Diamond, Cinza Grafite, Prata Classic (exceto na versão Platinum), Preto Premium, Vermelho Malbec (exceto na versão Exclusive) e Azul Oceânico (somente nas versões Exclusive e Platinum). A opção topo-de-linha é a única a dispor de três alternativas de pintura em dois tons: Branco Diamond com teto preto, Cinza Grafite com teto preto e Vermelho Malbec com teto preto.
Todas as versões contam com o motor 1.0 Turbo HR10 com injeção direta de combustível, comando de válvulas variável na admissão e escape, três cilindros em linha e 12 válvulas, que rende 120 cavalos com gasolina e 125 cv com etanol - a 5000 rpm nos dois casos. O torque é de 20,4 kgfm com gasolina, a 2000 rpm, e de 22,4 kgfm com etanol, a 2500 rpm. Este propulsor é uma variação do utilizado pelo Renault Kardian, mas é fabricado em Resende (Rio de Janeiro) e trabalha a uma taxa de compressão menor (10,5:1 x 11,0:1). Conforme a Nissan, o Kicks é capaz de superar ladeiras de 30 graus de inclinação com o câmbio em Drive ou de ré.
Ricardo Abe, gerente de engenharia de produtos sênior na Nissan do Brasil, revelou ao Auto REALIDADE que a mudança do motor (que é 2.0 aspirado na América do Norte) e do câmbio (que, lá fora, é o CVT) alterou significativamente a distribuição do peso da carroceria - no modelo brasileiro, são 60,3% sobre o eixo dianteiro e 39,7% sobre o eixo traseiro. Isto exigiu uma calibração específica do conjunto de suspensão para o mercado brasileiro. Na dianteira, há o esquema independente do tipo MacPherson, enquanto na traseira está o tradicional eixo de torção. Há duas barras estabilizadoras, uma na frente, outra atrás.
A transmissão automatizada de dupla embreagem Wet (com lubrificação a óleo) tem seis marchas: todas as relações e o diferencial são os mesmos do Kardian. A diferença é que o modelo da Renault possui uma pequena alavanca shift-by-wire para as trocas, enquanto o Kicks possui as teclas P, R, N e D/M para acionamento. Como é padrão em transmissões Dual Clutch, a marcha seguinte fica pré-engatada.
Além do novo posicionamento, a portinhola do tanque de combustível dispensa alavanca interna: basta empurrar a extremidade traseira caso as portas estejam destravadas. Além disso, não há bocal giratório: é só empurrar a bomba na tampa móvel. A capacidade do tanque aumentou de 41 para 48 litros.
A Nissan considera que existem três perfis de consumidores bem definidos - um para o Kicks Play, outro para as versões Sense e Advance da nova geração do Kicks, e um terceiro público para as versões Exclusive e Platinum. O nicho do Kicks Play é composto por pessoas que buscam um carro mais barato, com preço mais próximo dos hatches compactos, e que valoriza um custo mais baixo de propriedade do veículo. O consumidor das duas versões de entrada do Kicks 2026 valoriza a presença de diferenciais como o motor Turbo e o espaço interno maior. Já as pessoas que vão adquirir as versões Exclusive e Platinum se enquadram no perfil emocional, sendo um público que valoriza tecnologias e pode ser convencido a adquirir o Kicks por ter preços menores do que alguns SUVs médios em versões equivalentes.
Confira agora os preços e equipamentos de cada versão:
Sense - preço promocional de R$ 159.990; preço de tabela de R$ 164.990
A opção de entrada da gama do Kicks possui faróis de LED, capas dos retrovisores em preto-brilhante com luzes de seta de LED, quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas (complementado por um display monocromático que exibe velocímetro, hodômetro, autonomia e nível de combustível), central multimídia com display de 12,3 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay, chave presencial com comandos de abertura/fechamento dos vidros e partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, câmbio acionado por botões, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque para cima e para baixo, bloqueio das janelas traseiras, bancos em tecido, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, duas entradas USB-C no console dianteiro e mais duas entradas USB-C exclusivas para carregamento voltadas para os ocupantes traseiros, quatro alças de teto retráteis para os ocupantes, dois focos de luz de teto na dianteira e mais dois focos traseiros, ar-condicionado automático digital de zona única, seletor de modos de condução D-Mode com modos Sport, Standard e Eco, travamento centralizado das portas com comandos para motorista e passageiro dianteiro e travamento automático em movimento, console central com apoio de braço revestido em material sintético com compartimento e tomada 12 Volts, dois porta-copos dianteiros, comandos no volante para operação de som, voz, telefone e piloto automático adaptativo, ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros, para-sóis com espelhos, tampas e porta-documentos, porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro, banco do motorista com regulagem de altura e direção elétrica com regulagem de altura e profundidade.
Advance - preço promocional de R$ 167.990; preço de tabela de R$ 175.990
Por fora, é quase igual ao Sense: a diferença é que possui racks de teto e frisos prateados na parte inferior da moldura das portas. Seus adicionais em termos de equipamentos são: bancos e parte superior das portas dianteiras em material sintético, carregador de celular por indução, apoio de braço traseiro com porta-copos, tapetes de carpete, maçanetas internas prateadas, porta-malas com divisória Flexible Board, partida remota, porta-revista no banco do motorista, rebatimento elétrico dos retrovisores e câmeras de visão em 360 graus com detector de objetos em movimento.
Exclusive - preço promocional de R$ 177.990; preço de tabela de R$ 182.490
O Exclusive possui os seguintes adicionais em relação à versão Advance: faróis com projetores, rodas de 19 polegadas com pneus 225/45, volante com aro em material sintético, laterais do console com revestimento e costuras, retrovisor interno com lente anti-ofuscante automática, tela de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos, sistema de som com tweeters dianteiros (totalizando 6 alto-falantes), feixes brancos de iluminação ambiente no painel e nas portas dianteiras com brilho ajustável, sensor de chuva, iluminação nos para-sóis, porta-óculos no console de teto e sensores de estacionamento dianteiros.
Platinum - preço de tabela de R$ 199.000
A opção topo-de-linha do Kicks vem com teto solar panorâmico com acionamento elétrico por um toque e persiana também elétrica (com este item, as luzes de leitura traseiras são reposicionadas para a parte traseira do forro de teto), sistema ProPilot de assistência à condução (nível 2), visor touchscreen de comandos do ar-condicionado, assistente de centralização em faixa, monitoramento de pontos cegos com intervenção, alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de som Bose Personal Plus com 10 alto-falantes, inclusive nos dois encostos de cabeça dianteiros (são dois em cada apoio).
Toda a linha Kicks 2026 conta com 3 anos de garantia para o veículo, sem limite de quilometragem, e 2 anos de assistência técnica 24 horas (Nissan Way Assistance). Estarão disponíveis variados acessórios para o SUV nas concessionárias, como frisos das portas, tapete de porta-malas, barras transversais de teto, projetor de logo no chão ao abrir a porta, iluminação da base do porta-malas, soleiras iluminadas, iluminação da borda do teto solar e ponteira dupla de escapamento, entre outros.
De acordo com a Nissan, as somas dos custos com revisões da nova geração do Kicks são de R$ 1.812 até 30 mil quilômetros e de R$ 4.944 até 60 mil km. A cotação do seguro do SUV também sai mais em conta do que seus rivais, conforme a marca.
Impressões ao dirigir
Ao se acomodar no Kicks 2026, uma das primeiras coisas que o condutor vai perceber é que a posição de dirigir (que sempre é razoavelmente elevada no Kicks Play, mesmo com o banco o mais baixo possível) pode, no novo carro, assumir um posicionamento baixo para um SUV - ou elevado, como preferir. Os ajustes de altura e profundidade da coluna de direção, bem como as regulagens de altura do assento do motorista e dos cintos de segurança dianteiros, proporcionam bom posicionamento para quem dirige a nova geração.
O volante tem aro revestido em couro liso e agradável para as mãos, além de ter costuras grossas, bem destacadas (típicas dos carros da Nissan) e com abas pronunciadas na parte superior para melhor acomodação das mãos. A visibilidade é boa, com razoável visão do capô (sendo possível ver suas ondulações laterais). Os retrovisores ficam notavelmente distanciados da quina das janelas onde, em outros carros, eles são fixados. O campo de visão dos espelhos é bom e há ícones alaranjados do alerta de veículos em pontos cegos. O espelho interno permite boa visão através do vidro traseiro, que permite boa noção do que se passa atrás do veículo.
A assistência da direção elétrica é notavelmente leve em baixa velocidade - se tivesse mais um pouco de leveza, ela ficaria boba demais. Em velocidades mais elevadas, é perceptível que há o enrijecimento da calibração. Mesmo em velocidades baixas, um movimento discreto do volante é suficiente para o Kicks ter uma alteração da trajetória - são 2,6 voltas de batente a batente, significativamente menos que no Kicks Play (3,1 voltas). A liberação automática do freio de estacionamento eletrônico é feita de forma suave. Já os freios a disco são notavelmente eficientes e dão muita confiança para o motorista executar frenagens de urgência.
O conjunto de suspensão foi uma boa surpresa do Kicks. Mesmo com as rodas de 19 polegadas, medida mais comum em SUVs médios ou esportivos, até que o modelo da Nissan consegue absorver com bom nível de conforto as irregularidades do piso. Sente-se um pouco de firmeza além da conta em certas situações, como em valetas, mas trata-se de uma calibração que também dá um melhor comportamento nas curvas. O Kicks é bem assentado em curvas, lembrando mais um SUV médio do que um compacto neste quesito. Além disso, com os seus 20 centímetros de altura em relação ao solo, superar lombadas foi algo feito com muita facilidade.
O isolamento acústico da carroceria do Kicks é bem-trabalhado, graças a aspectos como o para-brisa e os vidros laterais com tratamento acústico e as mantas de isolamento acústico no capô e no painel corta-fogo. A 100 km/h, o motor está a cerca de 1900 rpm. Mas, ao pisar mais fundo, percebe-se que o Kicks eleva seus giros para o patamar de 4000 a 5000 rpm - quase o patamar de alguns propulsores aspirados. O ronco do motor invade a cabine, porém em nível mais atenuado do que o "suplício" dos propulsores naturalmente aspirados. O patamar de vibrações na cabine entrega um pouco que se trata de um motor de três cilindros - vazios, os bancos dianteiros vibram um pouco com o carro parado, mas em movimento isso se dissipa.
Se uma pessoa dirigir o novo Kicks sem ser informada de que se trata de uma transmissão de dupla embreagem, é capaz de ela achar que se trata de um CVT com marchas simuladas. As trocas são feitas com muita suavidade, sem nenhum tipo de tranco. Outra característica que é importante de ser mencionada é que, com a transmissão DCT, a marcha seguinte fica pré-engatada, o que faz com que não haja a hesitação nas trocas observada em alguns carros automáticos com conversor de torque. Este câmbio oferece a possibilidade das trocas sequenciais, inclusive com sugestão no quadro de instrumentos para engatar a marcha seguinte. Como é comum em automóveis que dão esta opção ao condutor, quando ele pega leve com o acelerador, o câmbio volta a operar no modo Drive tradicional. Mas, ao apertar o botão D/M, o modo sequencial se torna o padrão. O acionamento por teclas, aliás, é bem prático. Elas ficam em posição bem acessível para os dedos, ligeiramente elevadas e com relevos diferentes para distinguir as posições R e D. Se a porta do motorista for aberta com o câmbio em Drive, o quadro de instrumentos avisa para engatar a posição P. O freio de estacionamento é automaticamente habilitado ao apertar o botão P.
Em termos de desempenho, a impressão que dá é de que o novo Kicks trocou seis por meia dúzia, na comparação com o Kicks Play. O modelo veterano traz números de potência e torque menores do que a média do segmento - mas compensa pelo fato de ter a carroceria leve, ao comparar com seus rivais. Já o Kicks de nova geração possui mais potência e torque, porém a carroceria é maior e mais pesada (a versão Platinum que dirigimos possui 1366 quilos, 227 kg a mais que o Kicks Play Advance Plus). Conforme dados da própria Nissan, o novo modelo acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos - o Play cumpre a prova em 11,8 segundos. Além disso, o delay do pedal de acelerador é bem sentido - é uma característica também presente em alguns de seus rivais. Para as versões de entrada, que concorrem com modelos como HR-V 1.5 aspirado e Creta 1.0 TGDI, até que este patamar de desempenho do novo Kicks é parelho ao destes rivais, mas os próprios modelos citados possuem motores mais fortes em suas opções topo-de-linha. O novo SUV da Nissan entrega seu torque na faixa de 2000 a 2500 rpm a depender do combustível, bem antes do Kicks Play (4000 rpm). Portanto, em trechos urbanos o modelo novo se mostra mais esperto. Mas, na estrada, é preciso acelerar e aguardar um pouco para o Kicks 2026 pegar o embalo.
Em nosso percurso feito predominantemente em estradas pedagiadas no caminho entre Mogi das Cruzes e Itatiba, de 130,4 quilômetros, a velocidade média foi de 73 km/h e chegamos ao consumo de 10,7 km/l. O carro estava abastecido com etanol - o resultado foi melhor do que os 9,9 km/l declarados pelo Inmetro.
O piloto automático adaptativo é um pouco mais sofisticado do que o sistema presente no Sentra, sendo capaz de ser ativado entre 32 e 144 km/h, detectando veículos à frente a partir de cerca de 200 metros. O sistema permite permanecer a 0 km/h atrás de um veículo caso o tempo de parada seja superior a 3 segundos - posteriormente, basta apertar o botão Res no volante ou acelerar. Se a parada for mais rápida que isso, o Kicks retoma a velocidade.
O assistente de permanência em faixa intervém diretamente na direção, diferentemente dos outros modelos da Nissan, onde os freios são acionados para que, a partir daí, haja uma alteração da rota. Porém, durante nossa condução na estrada, observamos que o alerta de saída era incômodo e disparava mesmo depois do carro estar dentro das demarcações, ou até mesmo em velocidades abaixo de 60 km/h - patamar a partir do qual há a correção do volante.
Já o alerta de colisão frontal é capaz de monitorar continuamente dois veículos à frente, disparando alertas visuais e sonoros em iminência de colisão; se houver risco de batida, a frenagem autônoma de emergência é acionada. O sistema opera com o Kicks a partir de 5 km/h, sendo capaz de detectar pedestres a partir de 10 km/h até 80 km/h. Há também o detector de tráfego cruzado traseiro, em manobras de ré a até 8 km/h, e a frenagem autônoma de manobra em ré, operante a até 15 km/h.
Para concluir...
A nova geração do Nissan Kicks é, de fato, renovada em todos os aspectos. Da plataforma à carroceria, do motor à transmissão, do interior ao exterior e dos equipamentos de comodidade aos itens de segurança. Com tantas diferenças em relação ao Kicks Play, faz todo o sentido os dois modelos serem comercializados juntos, sem conflitos - até porque o veterano na versão mais completa é mais barato do que a opção de entrada do modelo novo. Além de ser mais bonito pessoalmente, o novo Kicks transmite um patamar inédito de sofisticação, evoluindo em diversos aspectos - alguns sutis, outros bem evidentes. A primeira geração foi bem-aceita no mercado brasileiro e, agora, é aguardar para saber como será a acolhida da segunda geração do Kicks no Brasil. Ah, se ele tivesse uma opção de motor mais potente...
Vem conferir a Galeria de Fotos do Nissan Kicks 2026!
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