IPI dos automóveis mantém-se igual até o fim de 2013


Para quem compraria um carro zero-quilômetro a partir de abril, boas notícias: os preços anteriormente estipulados permanecerão os mesmos cobrados desde o começo deste ano. E mais: alguns lançamentos, caso de Hyundai HB20S, Mercedes-Benz Classe A, Porsche Cayman e outros modelos 2014 que tiveram a estimativa de preço baseada em um possível aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), poderão ficar mais baratos. 

Com esta medida, o Governo Federal espera que as vendas de automóveis continuem em expansão, embora estime-se que os cofres públicos deixem de arrecadar mais de R$ 2 bilhões durante o período de abril a dezembro deste ano, diferença retirada do Fundo de Participação dos Municípios. 

Carros com motor 1.0 seguem com alíquota de IPI de 2% do preço do carro - amanhã subiria para 3,5%. Modelos de motor bicombustível 1.0 a 2.0 possuem alíquota de 7%, enquanto os "monofuel" seguem com 8%. Carros com motor acima de 2.0 possuem alíquota de 18% (bicombustíveis)/25% (apenas um combustível), e os classificados como utilitários seguem com IPI de 2%.

Comentários