Mercedes Classe M evolui e se torna GLE


Há alguns meses, a Mercedes-Benz anunciou o readequamento das nomenclaturas de seus carros, o que fará com que velhos conhecidos nossos, como o cupê/conversível SLK e o SUV de luxo ML (comercializados a partir de 1997) recebam novos nomes. O GLE, que será apresentado no Salão de Nova York (EUA), é o Classe M reestilizado, que terá a companhia do recém-lançado GLE Coupé (o concorrente direto do BMW X6). Em relação à terceira geração do SUV (foto à esquerda), apresentada em 2011, o GLE conta com faróis mais curvilíneos, grade ampliada, para-choques mais esportivos, lanternas com novo desenho interno e novas opções de rodas. A letra G será a inicial para todos os utilitários da Mercedes; o L é a letra de ligação, e o E, o indicativo de que o modelo é do segmento do Classe E.



Internamente, o GLE conta com novo volante (de base achatada e estilo inspirado no do AMG GT), saídas centrais de ar redesenhadas, quadro de instrumentos atualizado, a polêmica tela de 7 polegadas sensível ao toque saltada do painel (que serve ao sistema Audio 20 CD e ao COMAND Online, que como opcional pode adicionar DVD Changer com espaço para 6 discos, monitores traseiros, controle remoto e sinal de TV) e novas funcionalidades, como o Crosswind Alert (alerta de ventanias laterais, que podem desestabilizar a carroceria) e o Collision Prevention Assist Plus, que evita a possibilidade de colisões com veículos à frente.




O Mercedes GLE estará disponível nas versões 250 d e 250 d 4MATIC, nestas imagens (d = nova denominação para motores a diesel), conta com motor quatro-cilindros de 204 horsepower, que promete ultrapassar a marca de 18,5 km/l e manter a emissão de dióxido de carbono na atmosfera em 140 g/km rodado. Há também o 350 d 4MATIC, com motor V6 de 258 hp. Todos contam com o novo câmbio automático de 9 marchas. Somam-se a eles os GLE movidos a gasolina: 400 4MATIC (com motor Twin-Turbo V6 com injeção direta de combustível e 333 horsepower) e 500 4MATIC (com motor V8, 435 horsepower e 71,4 kgfm de torque).


O GLE 500 e 4MATIC é um híbrido recarregável na tomada em casa (a partir de 220 Volts) que alia o motor BlueDIRECT V6 (que sozinho rende 333 horsepower) com o conjunto elétrico de 85 kW, gerando juntos o equivalente a 442 HP. Há quatro modos de operação: Hybrid (a utilização das duas formas de propulsão é mútua e gerenciada automaticamente), E-Mode (apenas o conjunto elétrico é utilizado, a até 130 km/h e com autonomia de até 30 quilômetros), E-Save (poupa a energia das baterias) e Charge (a bateria é recarregada ao dirigir ou em paradas). Assim, esta versão consegue a média de consumo de meros 30,3 km/l e a emissão de CO2 de 78 gramas por quilômetro rodado.
 

E para os que buscam mais esportividade, há duas versões: AMG 63 e 63 S (nestas imagens), com visual mais agressivo, rodas de até 21 polegadas, e motor 5.5 V8 - que no AMG "menos furioso" rende 557 horsepower e 71,4 kgfm de torque entre 1750 e 5500 rpm, e no AMG S gera 585 HP e torque de 77,5 kgfm entre 1750 e 5250 rpm. O modelo mais potente acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (0,1 s mais ágil que o AMG 63) e ambos chegam à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, e têm média de consumo de 8,5 km/l.

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