O último ato do Bugatti Veyron


Um dos automóveis mais emblemáticos dos últimos 10 anos está se despedindo nesta 85ª edição do Salão de Genebra. O Bugatti Veyron, um dos carros mais potentes (e caros) do mundo, nasceu da teimosia do então presidente do grupo Volkswagen (que acabara de absorver a montadora ítalo-francesa), Ferdinand Piëch. O superesportivo originalmente teria 18 cilindros, como no conceito mostrado em 1999, mas o W16 era suficiente para gerar 1001 cavalos (com a ajuda de dez radiadores espalhados pela carroceria). Foi um desafio conciliar o peso de quase 2 toneladas com a meta principal, de ultrapassar 400 km/h. E ainda por cima oferecer um acabamento esmerado... mas a dura missão foi cumprida e Piëch atualmente tem dois exemplares do Veyron na garagem, das 450 unidades produzidas a partir de 2005, sendo 300 deles cupês.

Mesmo que cada carro tenha saído por 1 milhão de euros (ou mais de € 2 000 000 dependendo da configuração), o Veyron rendeu muitos prejuízos financeiros, mas também deu origem a inúmeras séries especiais, além das versões de linha 16.4 (o "tradicional"), Grand Sport (com teto rígido removível manualmente), Super Sport (com 1200 cavalos) e Vitesse (que combina a potência do Super Sport com o teto removível). A série final, baseada na versão Grand Sport Vitesse, recebe o nome La Finale e será limitada a uma única unidade, que contracena com o Veyron de chassi 001 no estande da Bugatti no salão suíço.


Externamente, o Veyron La Finale traz um esquema de cores que homenageia o primeiro Veyron produzido, com as cores preto e vermelho na carroceria, as entradas de ar com telas escurecidas e o logotipo da série no canto direito do para-choque e na parte inferior do aerofólio. O interior adota a combinação das cores bege e vermelho.


O modelo final manteve o motor 8.0 W16 com quatro turbos, 1200 cavalos e 152,9 kgfm de torque: o último Veyron acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e alcança 410 km/h. O sucessor do Bugatti é esperado para breve, embora não se saibam muitos detalhes sobre o modelo que vem por aí - em 2009 a montadora chegou a apresentar o 16C Galibier, um sedã de alto luxo com o motor W16 menos potente, porém o projeto foi congelado anos depois. 


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