BMW completa 100 anos - e apresenta Vision Next 100


Não é qualquer montadora que chega firme e forte aos seus 100 anos - e a BMW alcança esta proeza apresentando sua antevisão para o futuro, o Vision Next 100. Suas previsões indicam que, em um futuro não muito distante, praticamente todos os automóveis serão autônomos, verdadeiros robôs sobre rodas. Foram, então, aplicadas quatro propostas para o carro-conceito. A primeira delas é de que um carro da marca deve ser focado no motorista, portanto, o Vision Next 100 deverá proporcionar uma boa experiência ao dirigir, contando com os modos de condução Boost (o condutor assume o volante - que não é bem um volante, e sim uma barra com hastes nas pontas) ou Ease (a direção passa a ser autônoma).


Em segundo lugar, a inteligência artificial se tornará mais intuitiva e humana: assim, serão antecipados muitos dos nossos desejos. Nesta onda, as telas sensíveis ao toque de hoje serão substituídas por formas menos dispersivas de interação. A BMW também aposta que logo o atual método de produzir automóveis estará obsoleto, e as centenas de partes de aço serão substituídas por componentes de carbono impressos em 4 dimensões, formando uma carroceria de "geometria viva", composta por cerca de 800 triângulos móveis. Ao girar o "volante", o para-lama se estende na direção em que a roda se movimenta.


Por fim, a mobilidade no futuro ainda será uma experiência emocional - seja com a adrenalina de um congestionamento, a experiência de dirigir sozinho (a) ou ainda de viajar com um amigo próximo, uma pessoa amada. Daí os quatro lugares, com acesso facilitado pelas portas que se abrem para cima em direções opostas, lembrando as asas de um pássaro. Ao invés de um quadro de instrumentos convencional, todas as informações são projetadas no para-brisa, em uma espécie de realidade aumentada.


Um dia o Vision Next 100 será produzido em série? Ainda é cedo para saber, mas Adrian van Hooydonk, chefe de design da marca, deixou estas palavras: "If, as a designer, you are able to imagine something, there’s a good chance it could one day become reality".

Comentários