Toyota Prius Prime é apresentado em Nova York


Se a quarta geração do Toyota Prius chegou no ano passado ostentando estilo de gosto duvidoso, a montadora contorna parte das críticas ao apresentar no Salão de Nova York a variante Prime, híbrido plug-in que fará marcação carro-a-carro com o Hyundai Ioniq (que, aliás, também está sendo apresentado nos Estados Unidos). Em relação ao Prius Plug-In anterior, a autonomia com energia elétrica praticamente dobrou (para cerca de 35 quilômetros) e pode chegar a 135 km/h apenas com a força das baterias.


O Prius Prime possui faróis, grade, para-choques, rodas, lanternas (unidas entre si na parte superior) e tampa traseira esteticamente alterados em relação ao Prius "tradicional". São itens de série: 8 airbags (frontais principais e para proteger as pernas, laterais dianteiros e de cortina), quadro de instrumentos central com tela de 4,2 polegadas, câmera de ré e banco traseiro rebatível nas proporções 60/40, entre outros itens. Sua nova carroceria é 6,1 centímetros mais longa, 1,5 cm mais larga e cerca de 2,5 cm mais baixa em relação ao Prius anterior.


Não foi só externamente que o Prius Prime buscou se diferenciar: o painel ostenta um monitor vertical em alta definição de 11,6 polegadas, ao estilo do elétrico Tesla Model S. O tamanho avantajado do sistema multimídia Entune permite, por exemplo, operar o GPS e o ar-condicionado na mesma tela. As saídas de ar centrais possuem estilo vertical e o câmbio é operado em um futurista joystick. O Entune Premium, opcional, traz som JBL com 10 alto-falantes, HD Radio com informações em tempo real do tráfego, 


A tarefa de estacionar é facilitada com os opcionais IPA e ICS, que usa sensores ultrassônicos para dar ré em vagas perpendiculares, alertar sobre obstáculos próximos em manobras frontais e entrar automaticamente ou sair de vagas paralelas. Em termos de autonomia, a Toyota assegura que, com um tanque cheio (de 42,8 litros) e uma recarga completa do conjunto elétrico, o Prius consegue rodar mais de 960 quilômetros.



Comentários