Em detalhes: Volkswagen Golf 1.6 MSI Tiptronic


Desde o anúncio da produção nacional da linha Golf, a Volkswagen do Brasil se comprometeu a manter o padrão de qualidade que o hatch médio impôs em sua categoria a partir de setembro de 2013, quando a sétima geração passou a ser importada da Alemanha. Leitores mais assíduos do Auto REALIDADE devem lembrar que, no começo de 2016, estivemos ao volante e relatamos as impressões tanto do Highline 1.4 TSI mexicano quanto do Comfortline 1.6 MSI nacional, uma versão recheada de opcionais. 

Agora, mostramos duas configurações do Golf que visam acirrar a competição na categoria de hatches médios: a unidade branca é um Comfortline standard, e o modelo vermelho é equipado com o pacote opcional Elegance. Ambos são equipados com o câmbio automático Tiptronic, de 6 marchas.


Esteticamente, há diferenças mínimas em relação aos Golf Comfortline que vinham importados: o logotipo MSI, o cano único de escape e a maior altura de rodagem indicam que trata-se do Golf brasileiro. A suspensão traseira adota o esquema de eixo de torção. O Comfortline traz de série as rodas aro 16'' Dover com pneus de perfil 205/55, enquanto no pacote Elegance as rodas são de 17 polegadas, Dijon, com pneus 225/45.


O diferencial mais evidente entre estas duas unidades está no volante, que no pacote Elegance incorpora os comandos de som e computador de bordo. Desde a versão de entrada, estão disponíveis: ar-condicionado manual com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, sensores de estacionamento na frente e atrás, acendedor de cigarros com cinzeiro, retrovisores externos elétricos com aquecimento, luzes de seta e função "Tilt Down" ao engatar a ré; faróis de neblina com luzes de conversão estática, apoio de braço dianteiro com porta-objetos e regulagem longitudinal, computador de bordo, lavador e limpador traseiro com temporizador, luzes de leitura dianteiras e traseiras, chave-canivete com travamento elétrico central, vidros elétricos com função um-toque, banco traseiro com encosto rebatível, bipartido (nas proporções 1/3 e 2/3) e descansa-braço com porta-copos e acesso ao porta-malas; bancos dianteiros com ajuste de manual de altura e lombar para motorista e passageiro, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, gaveta sob o banco do motorista, porta-luvas iluminado, refrigerado e com fechadura, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, tapetes em carpete e volante revestido em couro.


Ambos contam com a central Composition Media, que traz tela sensível ao toque de 6,5 polegadas com CD Player e entrada para cartão SD no porta-luvas, além de entrada USB e auxiliar ocultos pela tampa à frente da alavanca de câmbio. Com 4 alto-falantes e 4 tweeters, o sistema conta com tela com sensor de aproximação, Bluetooth para streaming de áudio e chamadas telefônicas, diagnóstico do veículo, gráficos dos sensores de estacionamento e distribuição de áudio pela cabine.


A lista de itens de segurança inclui 7 airbags (frontais, com desativação para o passageiro; laterais dianteiros, de cortina e para os joelhos do motorista); freios a disco com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e Multicollision Brake (em caso de colisão, atua sobre os freios até o carro diminuir a velocidade para 10 km/h), bloqueio eletrônico do diferencial, alerta de perda de pressão dos pneus, controles eletrônicos de estabilidade e tração, alarme com comando remoto, cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionadores e limitadores de carga, cintos traseiros de 3 pontos e apoios de cabeça para todos, sistema ISOFIX/Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis e refletores nas portas.


A mudança mais significativa está debaixo do capô: o motor 1.4 TSI foi substituído pelo 1.6 MSI aspirado, utilizado na Saveiro Cross e rendendo 110 cavalos com gasolina e 120 cv com etanol a 5750 rpm, e torque de 15,8/16,8 kgfm a 4000 rpm. Além do câmbio automático, o Golf Comfortline também pode ser equipado com câmbio manual de 5 marchas.


Aberto pelo logotipo da VW, o porta-malas tem a capacidade de 313 litros. À direita estão uma tomada 12 Volts e a iluminação. O estepe possui roda de aço de 16 polegadas e pneu 205/55. Já o tanque possui capacidade de 50 litros.


O Golf Comfortline 1.6 MSI automático parte de R$ 80.690. As cores Branco Puro, Prejo Ninja e Vermelho Tornado, sólidas, não representam custo adicional. Já os tons Azul Night, Azul Silk, Cinza Platinum, Prata Sargas e Prata Tungstênio adicionam R$ 1283, e a tonalidade perolizada Preto Mystic, R$ 1808. Como opcionais isolados, estão disponíveis as rodas de liga leve de 17 polegadas "Geneva" com pneus 225/45 (R$ 313) e o teto solar elétrico (R$ 4313).


O pacote Comfort (R$ 4390) acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas, revestimento interno em couro Vienna e está vinculado aos pacotes Elegance e Exclusive. No Elegance (R$ 5363), estão disponíveis: controlador automático de velocidade, limitador de velocidade, retrovisor interno anti-ofuscante automático,rodas de liga leve aro 17" "Dijon" com pneus 225/45, sensores de chuva e de luminosidade com função Coming & Leaving Home, além de volante revestido em couro com comandos do rádio, computador de bordo, controlador de velocidade e Shift Paddles. Já o pacote Exclusive (R$ 9070) acrescenta os itens do pacote Elegance, além do sistema multimídia Discover Media com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, comandos de voz, sensor de aproximação, Bluetooth e GPS.

Fotos: VW Golf 1.6 MSI Tiptronic Branco Puro (sem opcionais) - R$ 80.690 


Fotos: VW Golf 1.6 MSI Vermelho Tornado (Elegance) - R$ 86.053


Comentários

Unknown disse…
Muito bom! O detalhamento mais completo que encontrei até hoje na internet. Parabens pela iniciativa.
Unknown disse…
Uma dúvida que tenho é se o Golf 1.6 MSI tem Assistente de partida em rampa? Se puderem esclarecer, fico grato.