Fiat mostra 500S, Abarth 124 e Fullback off-road em Genebra


Além da família Tipo - composta pelas carrocerias Sedan, Hatch e Station Wagon - a Fiat reservou para o Salão de Genebra a apresentação de outras novidades. O 500S ostenta a recente reestilização aplicada ao carismático hatchback fabricado na Polônia no final de 2015, trazendo detalhes mais esportivos, como para-choques, rodas aro 15'' (ou de 16 polegadas como opcional) e spoilers diferenciados em relação às outras versões. Já a lista de cores para o compacto é restrita aos tons Electronica Blue (nas imagens) e Matte Green.


Internamente, os bancos pretos podem receber abas em amarelo, azul ou branco. O 500S incorpora a nova central multimídia sensível ao toque de 7 polegadas, além do quadro de instrumentos digital e do som Beats, com potência de 440 Watts. As vendas na Europa iniciam no terceiro trimestre deste ano.



Já o Fiat 124 Spider, conversível compacto baseado estruturalmente no Mazda MX-5, aparece em duas opções Abarth: de rua e Rally, preparada para competições. Homenagem (merecida) ao homônimo que encerrou sua carreira nas pistas no rali de Monte Carlo em 1976, debaixo de seu capô está um motor 1.8 Turbo com injeção direta de combustível, retrabalhado para render nada menos que 300 horsepower a 6500 rpm.


A capota passa a ser rígida e fixa, com entrada de ar no teto e gaiola interna de proteção, enquanto a parte frontal ganha faróis de longo alcance. O Abarth 124 Rally traz rodas OZ, pneus Michelin e conjunto de cintos de segurança e bancos tipo concha fornecidos pela Sabelt.


Já o Abarth 124 Spider de produção estará nas concessionárias europeias em setembro, ao preço de 40 000 euros. Sua carroceria compacta registra o peso-pena de 1060 quilos, e em ordem de marcha o modelo tem a distribuição ideal da massa entre os eixos - 50% no dianteiro, 50% no traseiro. O motor 1.4 MultiAir Turbo entrega 170 horsepower, resultando em uma relação peso/potência de 6,2 kg/HP, e 25,5 kgfm de torque. Assim, o roadster preparado pela Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 230 km/h.


O 124 Abarth está disponível com câmbio manual de seis marchas ou automático "Sequenciale Sportivo" com modo esportivo. Os freios são da Brembo, com discos dianteiros de alumínio, e os amortecedores foram desenvolvidos pela Bilstein. As cores da carroceria fazem referência a locais e anos em que seu predecessor competiu em ralis: Turini 1975 White, Costa Brava 1972 Red (sólidas), Isola d'Elba 1974 Blue, Portogallo 1974 Grey e San Marino 1972 Black (metálicas).


E a Fullback, picape que nada mais é que a mais recente geração da Mitsubishi L200 retocada para se enquadrar nos padrões italianos da Fiat, é apresentada em uma versão conceitual com apetrechos off-road: rodas aro 20'' com pneus fora-de-estrada, acabamento escurecido nas partes plásticas, pintura externa "Liquid Metal Gray", caçamba com santantônio e protetor frontal em cinza-metálico. A picape chega ao mercado europeu em junho de 2016, trazendo motor 2.4 Turbodiesel de 180 horsepower, com câmbio automático de 5 marchas e tração 4x4 com diferencial traseiro eletrônico.

Comentários