Lamborghini Centenario: se Ferruccio fosse vivo, estaria orgulhoso


Com a confirmação do desenvolvimento de um modelo para celebrar os 100 anos de Ferruccio Lamborghini (1916 - 1993), foram muitas as especulações de como seria o superesportivo Centenario - e antes que o modelo fosse revelado publicamente no Salão de Genebra, todas as 20 unidades na carroceria cupê e as 20 conversíveis foram vendidas. Estruturalmente baseado no Aventador, com toques de estilo de Huracán e Veneno, o Lamborghini Centenario traz o motor 6.5 V12 recalibrado para render 770 horsepower. A relação peso/potência é de 1,97 quilo por horsepower, já que monocoque e carroceria são construídos totalmente em fibra de carbono, mantendo o peso em 1520 quilos.


O Centenario acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, vai de 0 a 300 km/h em 23,5 segundos e ultrapassa a velocidade máxima de  350 km/h. E como "potência não é nada sem controle" (aliás, o Lamborghini usa pneus Pirelli PZero), a frenagem também é destaque: o cupê percorre apenas 30 metros na frenagem de 100 km/h a zero. Já a 300 km/h, percorrem-se 290 metros até a parada total. Em altas velocidades, o aerofólio levanta até 15 centímetros e pode rotacionar em até 15 graus, tudo em nome da aerodinâmica.


Todas as unidades serão entregues a seus proprietários entre o segundo semestre de 2016 e o início do próximo ano, por preços que iniciam em 1 750 000 euros, além dos impostos. Apesar do modelo exposto em Genebra ter fibra de carbono aparente em sua carroceria, o modelo pode receber pintura personalizada (em qualquer cor e acabamento, à escolha do freguês). O modelo traz rodas dianteiras aro 20'', e de 21 polegadas na traseira. A propósito, as rodas de trás também são levemente esterçantes, facilitando manobras e assegurando maior estabilidade.


Internamente, o Centenario se destaca pelo sistema multimídia com tela vertical de 10,1 polegadas, que pode ser usada para acessar a internet, espelhar a tela de iPhones através do Apple CarPlay, consultar GPS e utilizar aplicações online. A fibra de carbono está na estrutura dos bancos e painéis de porta, enquanto os revestimentos são em Alcantara. Na frente há espaço para acomodar dois capacetes. Câmeras internas, opcionais, registram as experiências dos ocupantes ao volante.


Apesar de no fim da vida Ferruccio Lamborghini se dedicar a outras atividades, como a produção de vinho, com toda a certeza o fundador da montadora italiana estaria satisfeito com um modelo tão exclusivo (a exemplo de Sesto Elemento, Aventador J e Veneno), ao saber do sucesso obtido pela Lamborghini após o grupo Volkswagen assumir seu controle em 1998 e que, principalmente, o Centenario ofuscou o brilho da Ferrari e seu novo modelo GTC4Lusso, também apresentada em Genebra. 


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