Mercedes-Benz inaugura fábrica em Iracemápolis


Após Audi e BMW, é a vez da Mercedes-Benz estabelecer sua nova fábrica de automóveis no Brasil. Chegaram a ser produzidos, em Juiz de Fora (MG), os modelos Classe A (1999), Classe C (2001, destinado à exportação) e CLC (2009); agora, após um investimento superior a R$ 600 milhões e com uma equipe de 500 colaboradores desde o início da produção, serão produzidos em Iracemápolis (SP) a atual geração do sedã Classe C e, a partir do segundo semestre, o utilitário GLA.


Neste primeiro estágio, a fábrica foi projetada para uma capacidade anual de 20 000 veículos. Cada uma das instalações e todos os robôs, por exemplo, podem ser controlados e atualizados recebendo novos programas (softwares). A expectativa é de criar cerca de 750 empregos na fábrica até o fim de 2016. Outros empregos serão gerados pelos fornecedores e prestadores de serviços na região. Foram 19 meses decorridos entre o anúncio da construção e o início da produção.

Em termos de recrutamento e treinamento de colaboradores para a linha de produção, a Mercedes coopera com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Trabalhadores brasileiros visitaram as unidades de Pune (Índia), Bremen (Alemanha) e Kecskemét (Hungria), que produz modelos compactos da montadora. A Mercedes também possui parcerias com escolas de idiomas locais e universidades, e estará oferecendo bolsas de estudo e serviços de saúde para os colaboradores.

Comentários