Os detalhes do VW Gol Trendline 1.0 MPI 2017


Chega às concessionárias a linha 2017 do Volkswagen Gol, modelo que traz uma grande responsabilidade: recuperar terreno em vendas no mercado brasileiro, após ver sua liderança em vendas por 27 anos interrompida por Fiat Palio, em 2014, e Chevrolet Onix, em 2015. As mudanças externas foram discretas, traçadas pelo designer brasileiro Thiago Carfi. De frente, mudam o estilo interno dos faróis, a grade e o para-choque, mais volumoso e com as molduras interligadas por um friso preto.


As calotas aro 14'', batizadas "Xisto" e com pneus 185/65, são a novidade quando visto de lado. E a traseira ostenta formas mais retas com vincos mais definidos nas lanternas (inspiradas no Polo europeu) e na tampa do porta-malas. O para-choque também foi retocado, com área para placa mais larga e refletores de série desde esta versão de entrada, Trendline.


Se por fora as mudanças foram comedidas, por dentro o painel é todo novo, a começar pelo quadro de instrumentos. O display digital, com iluminação monocromática vermelha e área 30% maior, passa a incorporar os marcadores de combustível e temperatura do líquido do motor, além de avisos em português, como "ignição ligada" e "desligar os faróis". Há também ajuste da intensidade do brilho em 3 níveis. O volante, de base achatada, tem formato também adotado por outros modelos da linha.


As saídas de ar redondas, com custo de produção menor, deram lugar a difusores em formato trapezoidal; já a fileira central de botões permanece, porém mais estreita, para incluir aparelhos de som do tipo double-DIN e, como opcional, centrais multimídia. O console do ar-condicionado e porta-copos também foi redesenhado. Bancos e painéis de porta conservam-se iguais estruturalmente, recebendo novos revestimentos azuis com trama de triângulos.


A versão Trendline traz de série direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (discos ventilados na frente e a tambor atrás), 4 apoios de cabeça ajustáveis em altura, banco do motorista com ajuste de inclinação, rebatimento do encosto do banco traseiro, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, limpador, lavador e desembaçador traseiro, faróis com máscara escurecida, limpador do para-brisa com temporizador e acionamento ao engatar a ré, espelhos nos para-sois para motorista e passageiro, porta-revistas no encosto do banco do passageiro, preparação para som com fiação e antena, tomada 12 Volts no console dianteiro, travas e vidros elétricos dianteiros com acionamento por um toque, aplique preto entre as janelas laterais e ESS (acionamento do pisca-alerta em frenagens de emergência).


Em termos de espaço interno, o Gol segue com o mesmo espaço de outrora, incluindo o porta-malas de 285 litros, com recuo na tampa para facilitar o acesso e estepe com a mesma dimensão dos outros pneus. Mas o porta-luvas ganhou nada menos que cinco litros em capacidade, totalizando 9,2 L.


Outra novidade importante é a substituição do motor 1.0 8 válvulas de quatro cilindros pelo 1.0 três cilindros MPI, com 12 válvulas, já utilizado por Fox e up! aspirados. Trazendo coletor de escape integrado ao cabeçote, duplo comando com variador de abertura durante a admissão, duplo circuito de abastecimento e dispensando o tanquinho de partida a frio, a potência salta de 72 para 75 cavalos com gasolina, e de 76 para 82 cv com etanol, a 6250 rpm. Já o torque é de 9,7/10,4 kgfm entre 3000 e 3800 rpm. O câmbio é manual, de 5 marchas. Já o peso é de 901 quilos.


Segundo a Volkswagen, o Gol passa a acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos com etanol (12,6 s com gasolina) e chega a 170 km/h com etanol (a velocidade máxima é de 168 km/h com gasolina), e o nível de consumo de combustível também melhorou consideravelmente, bem como a autonomia, beneficiada pelo tanque de 55 litros.


Disponível nas cores Azul Lagoon, Azul Night, Cinza Platinum, Prata Sirius, Prata Tungstênio, Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash, o Gol Trendline parte de R$ 34.990.





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