Destaques do Auto REALIDADE

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Lançamento da Nissan Frontier descortina 80 anos de história de picapes


A Nissan confirma o lançamento da nova geração da Frontier no primeiro trimestre deste ano - é a mudança mais abrangente em exatos dez anos, quando começavam a chegar as primeiras unidades importadas da atual geração. Esta apresentação é a continuidade de uma trajetória de mais de 80 anos de história e aproximadamente 14 milhões de picapes comercializadas em 180 países neste período.


A história da Nissan no segmento de picapes começou em julho de 1934, quando a empresa iniciou a produção do seu primeiro veículo comercial: a Datsun 13 Truck. Com cabine simples, tinha capacidade de carga de 520 quilos e era equipado com câmbio manual de três marchas. A potência máxima era de singelos 15 cavalos a 3600 rpm.


Na década de 1960, a Nissan criou a Datsun Truck 1200. Trazia um motor de 1200 cm³ e suspensão independente no eixo dianteiro, contando posteriormente com uma versão de caçamba alongada.


Os primeiros carros e picapes Datsun chegaram a mercados da América Latina, como Peru e Chile, a partir de 1935. Em 1972, a Nissan começou a produzir a Datsun 521 em sua fábrica de Cuernavaca, no México. O modelo era exportado para alguns países da região e teve boa aceitação na América Central. Anos depois, o segundo modelo exportado do México foi a picape Datsun 620.


A terceira geração de picapes produzidas na América Latina foi a Datsun 720, a primeira a oferecer tração nas quatro rodas. Entre 1973 e 1979, as vendas da 720 ajudaram a aquecer significativamente o mercado de picapes local, que foram de 2000 a 72 000 unidades por ano, especialmente na Nicarágua, em El Salvador e em Honduras.


Nos anos 1990, a família D21 se tornou a sucessora da 720, com diferentes nomes comerciais: Terrano, no Chile, e Frontier nos demais países da região. A picape chegou a ser comercializada no Brasil, sendo substituída pela Frontier importada em 1998.


Em 2000, a Nissan anunciou sua primeira fábrica no mercado brasileiro e a Frontier foi o primeiro modelo a inaugurar a linha de montagem em São José dos Pinhais. Desde então, a picape acumulou mais de 100 mil unidades vendidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).

Curta a página do Auto REALIDADE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...