Toyota Concept-i usa inteligência artificial para relações com humanos


Todos os anos, a Consumer Electronics Show em Las Vegas (EUA) traz indicativos de novas tecnologias que aparecerão nos automóveis futuramente. Este ano, mais montadoras dedicaram mais atenção ao evento, apresentando conceitos inéditos antes do Salão de Detroit, que ocorre ainda este mês. A Toyota traz o Concept-i, que traz como destaque a inteligência artificial para melhor atender aos seus ocupantes. Batizado de Yui, o agente fica localizado no centro do painel, evitando uma das fortes tendências atuais: o uso de mais e maiores telas coloridas. No lugar disso, o sistema prefere emitir toques, sons e luzes, como na região dos pedais, para diferenciar se o carro está em modo autônomo ou "manual"; projetores alertam sobre veículos presentes em pontos cegos, e o motorista é monitorado para garantir que esteja com atenção na via.

A comunicação não se limita ao interior: os painéis externos da carroceria saúdam as pessoas ao redor, enquanto a parte traseira emite avisos sobre curvas à frente ou potenciais riscos detectados, e a frente realça se o Concept-i está em modo de condução autônomo ou convencional.

Comentários