Kia Stinger: esportivo de quatro portas para alemão não por defeito


Prenunciado pelo carro-conceito GT no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2011, o Kia Stinger é a nova aposta da marca no segmento de sedans fastback (ou cupês de quatro portas), com design ousado e mecânica à altura. Composta em 55% por aços de alta resistência, a carroceria do Stinger não chega a ser tão ousada quanto a do concept-car, mas as linhas não deixam de ser marcantes, com fortes vincos, grade ampla, faróis e lanternas prolongados, além de grandes rodas de 18'' (com pneus 225/45) ou 19 polegadas (225/40 na frente e 255/35 atrás). Suas dimensões - 4,83 metros de comprimento, 2,91 m de distância entre-eixos e 1,87 m de largura - são mais espichadas que modelos de porte médio (Audi A4, Infiniti Q50, Lexus IS e BMW Série 4 Gran Coupé), e o entre-eixos chega a ser maior que modelos de grande porte, como Mercedes-Benz CLS e Lexus GS.


Com detalhes "quero ser Mercedes" no habitáculo interno - como as três saídas de ar centrais circulares e o estilo dos painéis de porta - o Stinger traz desde a versão de entrada 2.0 itens como seis alto-falantes e o sistema multimídia UVO com tela sensível ao toque de 7 polegadas. No modelo V6, são nove alto-falantes integrados a um subwoofer traseiro. Como opcional está disponível o som da Harman/Kardon, com potência de 720 Watts e 15 alto-falantes, incluindo dois subwoofers abaixo dos bancos dianteiros e o recurso Clari-Fi, que reconstroi segmentos dos arquivos de som que são normalmente perdidos na compressão digital. Também está disponível o carregador wireless para smartphones.


O pacote de itens de segurança inclui alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência urbana, controlador de velocidade adaptativo (com monitoramento da distância do veículo à frente, podendo frear totalmente caso necessário), detecção de veículos em pontos cegos, assistente de manutenção na faixa de rodagem, alerta de tráfego cruzado traseiro e o head-up display, que projeta no para-brisa velocidade, orientações do GPS, além das funções de som e piloto automático.


O Stinger 2.0 (Theta II turbinado de quatro cilindros) rende aproximados 255 horsepower a 6200 rpm e torque de 35,9 kgfm entre 1400 e 4000 rpm. Já o V6 utiliza o motor 3.3 Lambda II Twin-Turbo, com rendimento aproximado de 365 horsepower a 6000 rpm e torque de quase 52 kgfm de torque de 1300 a 4500 rpm. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge 269 km/h.


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