Chrysler Portal: o conceito da Geração do Milênio


Nascidos entre 1982 e 2001, a Geração do Milênio (Y) é naturalmente antenada nas novidades tecnológicas, sem abrir mão da consciência ambiental e de custos. Assim, a FCA apresenta um carro-conceito pensado para eles: o Chrysler Portal, visão de modelo familiar com amplo espaço interno, que permite aos ocupantes incluir e expandir suas comunidades de mídias sociais com integração wireless para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e usa a iluminação em LED como elemento-chave de design.


Projetado de dentro para fora, o interior do Chrysler Portal oferece ao motorista e passageiros um ambiente alternativo entre os locais de trabalho e casa, com portas que facilitam o acesso ao habitáculo. De desenho afilado, os bancos são individuais para todos os ocupantes e se dobram e deslizam para a frente e para trás em um sistema de trilhos, sendo também removíveis. A propulsão por bateria elétrica contribui para a amplitude da cabine, graças ao capô reduzido e ao piso baixo e plano sobre a bateria.


São oito estações de ancoragem, localizadas no painel de instrumentos e assentos, podem ser usadas para carregar e abrigar telefones celulares e tablets. O Portal traz luzes coloridas de LEDs na frente, portas laterais e traseira, indicando se o veículo está estacionado, travado ou em modo autônomo. O teto de policarbonato transparente realça a amplitude interna e deixa entrar a luz natural.


O Chrysler Portal é movido por um único motor elétrico que traciona as rodas dianteiras. Uma bateria de íon de lítio, com capacidade em torno de 100 kWh, é integrada ao assoalho; com carga total, a autonomia estimada é de cerca de 400 quilômetros.


Em menos de 20 minutos, um sistema de recarga rápida por corrente contínua de 350 kW permite que a bateria fique com energia suficiente para percorrer 240 quilômetros. Nesta onda elétrica, o símbolo da Chrysler na dianteira serve também como luz indicadora de carga.


O Chrysler Portal é capaz de rodar em modo semi-autônomo no nível 3 da SAE, no qual o motorista tem a opção de passar o controle para o veículo em determinadas situações de estrada. Equipado com sensores (LIDAR/radar/sonar/visão) que monitoram constantemente as condições fora e dentro do veículo, o Portal é concebido para ser atualizado à medida que a tecnologia progredir.


Entre os recursos para facilitar a convivência a bordo, estão: reconhecimento facial ou por biometria de voz, capazes de personalizar configurações individuais ou familiares (como iluminação externa e interna, música favorita, configurações de áudio aprimoradas e destinos preferidos), comunicação veículo-para-X, permitindo que o veículo e a infraestrutura da rodovia "conversem" uns com os outros (emitindo aviso de colisão em cruzamento, reconhecimento de sinal de trânsito e aproximação de veículo de emergência), zonas pessoais de áudio, que mantêm o motorista consciente dos arredores, fornecendo alertas no caso da aproximação de veículos de emergência e integração com smartphones, tablets, câmeras e smartwatches.

Deu foi uma fome agora...

Comentários