Reestilizado, Audi A3 Sedan chega à linha 2017 no Brasil


Meses após a apresentação de sua geração no continente europeu, o Audi A3 Sedan chega à linha 2017 com novidades no visual e conteúdo - por enquanto, as mudanças estão restritas às versões equipadas com motor 1.4 Flex - o 2.0 deverá ser apresentado posteriormente.


As dimensões seguem as mesmas – 4,24 metros de comprimento, porta-malas de 425 litros, tanque de 50 litros e distância entre-eixos de 2,60 metros – mas o design recebeu atualizações na grade (ampliada e com contornos mais nítidos), faróis (que trazem recortes afiados na parte inferior), novo estilo interno nas lanternas e para-choques, levemente mais esportivos.


O modelo passa a contar com volante e alavanca de seta semelhantes aos do A4, difusores de ar redesenhados, novos botões de acesso ao sistema multimídia MMI e duas entradas USB, dispensando o uso do cabo de adaptação que era vendido à parte nas concessionárias. Outra mudança digna de nota é a utilização de luzes de LED em todas a iluminação interna.


A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. A tela de sete polegadas ("insensível" ao toque, mas com recolhimento retrátil) é operada centralmente pelo botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca na versão de topo. Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões para acesso aos menu. O controle de voz para rádio, mídia e telefone agora também entende muitas frases da linguagem cotidiana.


Pelas entradas USB, celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem ter as funções de determinados aplicativos espelhadas na tela do carro.


As versões Attraction e Ambiente contam com o motor 1.4 TFSI Flex, com 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque disponível a partir de 1500 rpm, com números idênticos tanto com etanol como com gasolina, e dispensando reservatório de partida a frio. Este propulsor conta com injeção direta de combustível na câmara de combustão e está aliado ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas, com trocas manuais pela alavanca ou por shift paddles atrás do volante. O conjunto leva o A3 Sedan de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos; a velocidade máxima é de 215 km/h.


Peças de aço de alta resistência, temperadas na matriz onde são moldadas, constituem 26% da carroceria do A3 Sedan. Elas são aquecidas até cerca de 1000 graus Celsius e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200º C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água. Esse processo cria uma estrutura de ferro e carbono com elevada resistência à tensão. Assim, as peças que utilizam esses aços de alta tecnologia podem ter paredes mais estreitas e menor peso.


O modelo apresenta coeficiente de arrasto (Cx) de 0,30, trazendo coberturas de plástico reforçado com fibra de vidro na parte inferior da carroceria até a altura das colunas B, além de pequenos defletores próximos aos pneus; o conjunto reduz o arrasto aerodinâmico total em cerca de 12%.


A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com braços inferiores em V, enquanto a suspensão traseira adota o eixo de torção. Já a direção eletromecânica não consome energia quando o carro anda em linha reta e proporciona diâmetro de giro do carro de 10,9 metros.


As versões Attraction e Ambiente vêm com sete airbags (frontais e laterais dianteiros, de cortina e para proteção dos joelhos do motorista) e controle eletrônico de estabilidade. No Attraction, são itens de série: ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis de xenônio nos fachos baixo e alto com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com comandos no volante e conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura manual, volante e alavanca de câmbio revestidos de couro, além de vidros laterais e traseiro com isolamento térmico, sistema start-stop para desligamento/partida do motor em paradas (proporcionando até 10% de economia de combustível), freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 16 polegadas.


Ao A3 Ambiente estão reservados os sensores de luminosidade e chuva, para-brisa com faixa térmica cinza e rodas de alumínio aro 17''. Para esta versão há dois pacotes de opcionais: o Design (acrescenta bancos de material sintético, porta-objetos e teto solar panorâmico) e o Ambiente Plus (agrega controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno antiofuscante automático, computador de bordo com display colorido, Audi Sound System e pacote de luzes internas).


Preços

A3 Sedan 1.4 TFSI Flex Attraction: R$ 115.190
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex Ambiente: R$ 124.190



Comentários