Volkswagen I.D. Buzz: a Kombi do futuro é elétrica e anda sozinha


Dando continuidade ao seu plano de "eletrificação" de sua linha na próxima década, a Volkswagen apresenta o segundo integrante da família I.D., a Buzz, van estilizada com inspiração na Kombi "corujinha", replicando inclusive a pintura saia-e-blusa. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Marca Volkswagen, declara: "Em 2025 queremos vender um milhão de carros elétricos por ano, tornando a mobilidade elétrica a nova marca registrada da Volkswagen. O novo e-Golf já oferece uma autonomia elétrica 50% maior. A partir de 2020, iremos lançar nossa família I.D., uma nova geração de carros totalmente elétricos e totalmente conectados. Eles serão acessíveis para milhões de pessoas".


Baseado na Plataforma Modular Elétrica (MEB), o I.D. Buzz pode chegar à autonomia de 600 quilômetros, podendo ser reabastecido de forma indutiva ou numa estação de recarga de energia. Com uma potência de carga de 150 kW, são necessários cerca de 30 minutos para recarregar 80% da bateria.


Assim como o hatch I.D. (que será lançado em 2020), o Buzz também se utiliza da condução autônoma como destaque: um leve empurrão no volante e ele se funde ao cockpit, trocando o modo manual para o modo de condução autônomo batizado de I.D. Pilot (previsto para 2025). Com isso, o banco do motorista pode girar para trás, possibilitando conversar de frente para os passageiros de trás. Scanners a laser, sensores ultrassônicos, sensores por radar e câmeras varrem os arredores do carro, com outros dados do trânsito recebidos por meio de conexão à internet.


Em vez do quadro de instrumentos convencional, o conceito projeta em três dimensões as informações mais importantes em um Head-up Display de realidade aumentada no campo de visão do motorista, em formato virtual sobre a estrada. Já o sistema de informação e entretenimento e as funções do ar-condicionado são controlados por meio de um tablet deslizante e removível. Controles determinantes para a condução estão localizados no volante com touchpad.


Com lugar para 8 passageiros, o I.D. Buzz possui 4,94 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,96 m de altura, além de distância entre-eixos de 3,30 m. A bateria fica localizada no meio, sob o assoalho do veículo, diminuindo o centro de gravidade e melhorando distribuição do peso. A suspensão do I.D. Buzz, com amortecedores regulados eletronicamente, promete bom nível de conforto. Com tração integral e potência combinada de 374 cv, equivalente a 275 kW (os motores elétricos dianteiro e traseiro têm 150 kW cada), o conceito acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos (!), e sua velocidade máxima é limitada a 160 km/h.


Comentários

Unknown disse…
Até que ficou bonitinha, e parece ter bastante espaço, de um jeito mais confortável que a antiga.