Expedição Nissan Frontier termina em Minas Gerais explorando origens do Brasil


A primeira etapa da Expedição Nissan: À procura do início do Brasil terminou em Minas Gerais com uma visita ao Parque Estadual da Cerca Grande, importante sítio arqueológico do estado. As 15 unidades de Nissan Frontier que transportaram os aventureiros percorreram mais de 850 quilômetros nos três dias do evento.


Além de revisitar as origens do País em locais que tiveram registros de povos com mais de 10 mil anos, o projeto da Nissan colaborou com a região ao apoiar a reforma do deck e de trilhas do Parque Estadual do Sumidouro (MG), que facilitará o acesso dos visitantes às pinturas rupestres em um dos principais sítios arqueológicos do Brasil, e o projeto Terra de Lund, gerido pelo Parque Estadual Cerca Grande, em Matosinhos.


No terceiro dia da expedição, os jornalistas e convidados da Nissan fizeram uma trilha fora de estrada na região da Serra do Cipó antes de seguir para o Parque Estadual Cerca Grande, em Matosinhos. Lá, visitaram a sede do parque e conheceram o projeto Terra de Lund, apoiado pela marca japonesa. O grupo continuou para uma visita às pinturas rupestres identificadas por arqueólogos dentro da Cerca Grande, finalizando na Vargem da Pedra, local com outras pinturas rupestres.


Durante os três dias da expedição, os aventureiros passaram por sítios arqueológicos importantes do Brasil, com a gruta da Luzia, onde foi encontrado o fóssil humano mais antigo encontrado na América, e a gruta da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro, que tem diversas inscrições rupestres com mais de 10 mil anos de existências. Os aventureiros também fizeram o plantio de mudas de Ipê Amarelo no Abrigo da Samambaia, que fica no caminho para o museu Peter Lund, e passaram pela trilha, mirante e o paredão do Sumidouro, que tem pinturas rupestres de milhares de anos. A segunda etapa da Expedição Nissan Frontier passará pelo Piauí, na região de São Raimundo Nonato.


Comentários