Nissan GT-R guiado por controle remoto chega a 211 km/h em Silverstone


Para celebrar o lançamento do videogame Gran Turismo Sport na Europa, em 18 de outubro, e marcar os 20 anos do envolvimento da Nissan com a série de videogames Gran Turismo, o GT-R recebeu modificações para que pudesse ser pilotado apenas por meio de um joystick DualShock 4. Capaz de atingir a velocidade máxima de 315 km/h, o protótipo não teve restrições mecânicas e, na volta mais rápida do piloto da NISMO Jann Mardenborough (1:17:47), o GT-R/C (R/C = remote control) fez uma média de 122 km/h, atingindo uma velocidade máxima de 211 km/h – a velocidade média na pista de 2,6 quilômetros ficou em 134 km/h.



Mardenborough pilotou o GT-R/C a partir do cockpit de um helicóptero Robinson R44 Raven II. Jann foi escolhido para ser o primeiro piloto do GT-R/C devido ao seu talento incomum, tanto no Gran Turismo virtual como no automobilismo esportivo real. O GT-R/C foi projetado no Reino Unido pela JLB Design Ltd. O modelo é equipado com um motor V6 de 572 cavalos e conta com quatro robôs que controlam direção, transmissão, freios e aceleração. Seis computadores atualizam os controles a uma velocidade de 100 vezes por segundo. 


O gamepad DualShock 4, em sua configuração original, foi conectado a um computador que interpreta os sinais do joystick e dos botões, transmitindo-os ao GT-R/C, com alcance de até 1 km de distância. Também foi instalado um sensor Racelogic VBOX Motorsport, para que Mardenborough pudesse avaliar a velocidade do Nissan nas curvas, transmitindo os dados da velocidade para uma tela localizada no cockpit do helicóptero.


O GT-R/C também é equipado com dois sistemas de segurança independentes, que operam em sistemas de radiofrequência diferentes, permitindo que dois operadores adicionais acionem totalmente os freios ABS e cortem a força do motor caso o operador principal perca o controle do veículo.

Comentários