Toyota apresenta os conceitos Fine-Comfort Ride e ônibus Sora


A Toyota segue apostando no uso da célula de hidrogênio como alternativa de combustível e apresenta no Salão de Tóquio dois conceitos que utilizam esta forma mais limpa de locomoção. O Fine-Comfort Ride, apesar da carroceria com dois volumes, é tratado pela marca como sedan. Tem lugar para seis passageiros, além de um motor forte, de 421 cavalos. Desta forma, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chega à velocidade máxima de 220 km/h, com autonomia estimada em 1000 quilômetros, 300 km a mais em relação ao Mirai comercializado no Japão, sem os atuais inconvenientes do tempo de recarga de baterias - é possível fazer o abastecimento de hidrogênio em 3 minutos.



Já o ônibus Sora, apesar do jeitão futurista, começa a ser fabricado em série a partir do próximo ano, em antecipação aos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Sua capacidade é de 23 pessoas sentadas (incluindo o motorista) e 56 em pé. Sora é o acrônimo das quatro "fases" cíclicas da água: Sky, Ocean, River e Air. Nele são utilizados 4 motores, dois de 155 cv e outros dois de 153 cv. São 10 tanques de hidrogênio em alta pressão, que comportam 600 litros. Tamanha força pode ser usada como gerador de emergência por até 5 dias, caso seja utilizada seis horas por dia. 

No lugar dos retrovisores, oito câmeras auxiliam o motorista nas manobras. Os bancos se recolhem automaticamente quando não estão em uso, o que facilita o acesso de pessoas com cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê. O Sora também tem auxiliar autônomo de esterçamento do volante e desaceleração, o que faz com que a parada dentro da área demarcada tenha precisão acurada, com variação de poucos centímetros.

Comentários