Fiat Cronos chega ao Brasil com versões entre R$ 53 990 e R$ 69 990


Divulgado desde o final do ano passado pela marca, o Fiat Cronos finalmente é lançado pela FCA no Brasil e já está sendo distribuído para as concessionárias da marca. O sedan, batizado em referência ao rei dos titãs e deus do tempo, é baseado na plataforma do Argo, mas seu design possui personalidade própria, com capô ligeiramente redesenhado, nova grade com aberturas hexagonais pintada na cor preto-brilhante e filete cromado, além do para-choque com estilo distinto do hatch.

Recomendado para você:
Avaliação do Fiat Argo Drive 1.3 GSR

Avaliação do Fiat Argo Precision 1.8 automático




Visto de lateral, a transição com a parte de trás é suave, e o modelo traz lanternas em LED que se prolongam para a tampa traseira e porta-malas com 525 litros de capacidade. A distância entre-eixos, no entanto, foi mantida em relação ao Argo: 2,52 metros. Menos mal que o hatch já tem bom espaço interno para os ocupantes. As demais dimensões do Cronos são: 4,36 metros de comprimento, 1,73 metro de largura (sem retrovisores), 1,51 m de altura e altura em relação ao solo de 15,8 centímetros.


Por dentro, quem conhece o Argo vai se sentir em casa, mas há algumas diferenças. A faixa central do painel mantém a cor prata nas versões Drive, mas ganha um tom vinho para o modelo Precision. O acendimento dos faróis de neblina, que ficava num botão isolado no canto esquerdo do painel, foi deslocado para o primeiro botão na fileira abaixo das saídas de ar centrais, o que permitiu que o porta-objetos que o Argo traz só nas versões sem faróis de neblina esteja presente em todos os Cronos.


No painel, destaca-se o sistema multimídia Uconnect, com tela touchscreen de 7 polegadas que lembra um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, o que permite acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos. Também há comandos para operá-la nos raios do volante.


Os estudos da Fiat demonstraram que os consumidores do segmento de sedãs compactos, em sua maioria, são casados, têm ao menos um filho, viajam constantemente com a família e possuem um único automóvel, que precisam ter bom espaço interno e de porta-malas, além de conforto e segurança. Outros itens como design, desempenho e economia de combustível também têm participação relevante na decisão de compra.


Outro ponto de destaque revelado nas pesquisas foi o desejo do cliente por conteúdos tecnológicos que realmente sejam úteis e que façam diferença em seu dia-a-dia. A Fiat diz que o consumidor não está mais interessado em sistemas que à primeira vista pareçam modernos, mas que pouco ou nada acrescentem no uso prático constante. Nos últimos seis anos, mais de 400 mil pessoas adquiriram sedãs da marca, várias delas em sequência crescente – primeiro adquiriram um Siena, depois um Grand Siena e então um Linea. A marca garante que este último, fora de linha desde 2016, foi um dos carros com maior volume de recompra, com índice que beirava o dobro dos concorrentes tradicionais no mercado.

Confira agora o conteúdo de cada versão do Fiat Cronos:


Cronos 1.3 - R$ 53 990

A versão de entrada não tem nome próprio, exatamente como o Virtus 1.6 (o Argo em breve terá uma opção denominada apenas "1.0", mais simples). O Cronos 1.3 traz o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, que rende 109 cavalos de potência a 6250 rpm e 14,2 kgfm de torque a 3500 rpm quando abastecido com etanol (com gasolina, são 101 cavalos e 13,7 kgfm de torque). O câmbio é manual de cinco marchas.



De série há ar-condicionado, direção elétrica com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, chave com telecomando, rádio com Bluetooth e entrada USB, computador de bordo com display de 3,5 polegadas, volante com comandos de som e telefone, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sinalizador de frenagem de emergência (liga o pisca-alerta em uma frenagem brusca), apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, entre outros.
-----------------------------------------------------------------


Cronos Drive 1.3 - R$ 55 990

Também com câmbio manual, o Fiat Cronos Drive 1.3 tem como principal diferença o sistema multimídia Uconnect com tela touchscreen 7 polegadas e a segunda entrada USB, no fim do console central – voltada para os passageiros traseiros.


Além disso, a versão Drive dispõe, como opcionais, de: faróis de neblina, banco traseiro com encosto bipartido, rodas de liga leve de 15 polegadas, câmera de ré com linhas de guia dinâmicas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos com tilt down (o espelho do lado do passageiro aponta para baixo nas manobras de ré) e luzes de seta integradas, vidros elétricos traseiros e alarme.
-----------------------------------------------------------------

Cronos Drive 1.3 GSR - R$ 60 990

Esta versão também é equipada com o motor Firefly 1.3 e ganha o câmbio automatizado monoembreagem GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas acionado por botões no console central: D (drive), R (ré), N (ponto-morto), A/M (alternância do modo automático para o sequencial) e S (regime de trocas esportivo), além de incluir o Auto Up-shift Abort, que mantém uma marcha quando o acelerador é mais demandado, melhorando o tempo de retomada. Também vêm os paddle shifters atrás do volante para trocar as marchas manualmente.



Mas o Cronos GSR traz de série itens que o manual não possui, como o Start&Stop (desligamento automático do motor em paradas para poupar combustível), Ambient Lights (discreta luz de cortesia que ilumina o porta-objetos abaixo do console central), controlador de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e luzes de seta, controles de tração e estabilidade, além do auxiliar de partida em ladeiras.


Como opcionais, estão disponíveis: faróis de neblina, banco traseiro com encosto bipartido, rodas de liga leve, câmera traseira, sensor de ré e alarme.


-----------------------------------------------------------------

Cronos Precision 1.8 - R$ 62 990

Com câmbio manual de cinco marchas, a versão Precision traz o motor 1.8 16 válvulas E.torQ Evo VIS (sigla para coletor de admissão variável), de 139 cavalos a 5750 rpm e 19,3 kgfm de torque a 3750 rpm (dados com etanol). Com gasolina, são 135 cv e 18,8 kgfm, na mesma rotação. Até 4000 rpm, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, o que privilegia o torque. A partir daí, uma aleta é acionada fazendo com que o ar percorra trajeto mais curto, favorecendo a potência.


O Cronos Precision traz luzes de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com função tilt down e luzes de seta integradas, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.


Opcionalmente, estão disponíveis: airbags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas de guia dinâmicas, display de 7 polegadas no quadro de instrumentos, ar-condicionado automático digital de zona única, retrovisor interno anti-ofuscante, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia ao abrir as portas, chave presencial com partida do motor por botão, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos e parte do forro das portas em couro, maçanetas externas e frisos das portas cromados, além das rodas de liga leve de 17 polegadas do modelo das imagens
-----------------------------------------------------------------

Cronos Precision 1.8 AT6 - R$ 69 990

Esta é a opção com o câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, o mesmo utilizado em Toro e Argo. Traz o recurso Neutral Function, que desacopla o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito, o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.


Além dos itens da versão Precision manual, são itens de série: paddle shifters atrás do volante para troca manual das marchas, controlador de velocidade de cruzeiro, luzes ambiente, apoio de braço para o motorista, maçanetas externas/frisos cromados e volante revestido de couro. Os opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8.


-----------------------------------------------------------------

O Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Três são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco Alaska e Vermelho Marsala).



O Cronos conta com garantia de três anos sem limite de quilometragem, mas este período pode ser estendido por meio das revisões pré-pagas Mopar - este valor pode ser incluído nas parcelas do plano de financiamento do veículo e visualizado na página "Monte seu Carro" da Fiat. A Mopar ainda oferece mais de 40 acessórios para o novo sedan.


Comentários

Anônimo disse…
O Fiat Cronos é realmente incrível, se o preço de tabela ajudar, tem tudo para voltar a ser um dos mais vendidos do Brasil…

O problema pode ser o preço do Seguro Cronos, que para alguns é muito caro, veja aqui http://bit.ly/SegurodoCarro

Na verdade o Seguro do carro varia conforme o perfil do condutor, já o valor do IPVA é tabelado conforme o Estado onde o veículo foi emplacado…