Latin NCAP avalia segurança de Fiat Argo/Cronos e Toyota Etios


A quarta rodada de resultados publicada em 2019 pelo Latin NCAP revelou a segurança proporcionada aos ocupantes dos Toyota Etios Hatch/Sedan e dos Fiat Argo e Cronos. Todas as unidades utilizadas nos testes foram cedidas pelas montadoras.


O Toyota Etios, fabricado no Brasil, conquistou quatro estrelas para proteção de adultos (25.42 de 34 pontos possíveis) e também 4 estrelas para crianças (40.00 pontos de 49 pontos possíveis). De série, o modelo possui dois airbags frontais e controles de tração e estabilidade. A estrutura do veículo e a área das penas foram consideradas instáveis. No entanto, mostrou-se "de marginal para boa" a proteção aos ocupantes adultos nas batidas frontal e lateral. O lembrete do uso do cinto de segurança nos assentos dianteiros e o controle de estabilidade proporcionaram ao Etios a boa nota.




A Toyota recomendou instalar ambas as cadeirinhas infantis para trás, mas o Etios não alcançou as 5 estrelas devido à falta da sinalização exigida pelo Latin NCAP de que há um airbag para o passageiro dianteiro, à impossibilidade pelo condutor de fazer a desativação do airbag do passageiro e à falta da sinalização adequada das ancoragens ISOFIX.


Já os Fiat Argo e Cronos, produzido no Brasil e na Argentina respectivamente, alcançaram três estrelas de proteção a adultos (24.41 de 34 pontos possíveis) e quatro estrelas para a proteção de crianças (37.47 de 49 pontos possíveis). Ambos trazem os dois airbags, porém proporcionaram proteção fraca ao tórax dos adultos no impacto lateral. A estrutura foi considerada "instável no limite da estabilidade". A ausência do alerta do não-uso do cinto para o passageiro, bem como a falta do controle de estabilidade de série (disponível como pacote opcional a partir da versão Drive, excluindo o Argo 1.0 e o Cronos 1.3 básicos), explicam a nota do Argo/Cronos para adultos.



A proteção oferecida para crianças foi boa, com a instalação das cadeirinhas nas fixações ISOFIX. Embora o Argo/Cronos permita (pelo computador de bordo) a desativação do airbag do passageiro se houver uma cadeirinha voltada para trás no assento do passageiro dianteiro, a sinalização dele e das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP, que ainda recomendou que os consumidores da América Latina comprem apenas veículos que ofereçam controle de estabilidade.



Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, comentou:
"As melhorias de segurança desses dois modelos populares são bem recebidas e mostram, mais uma vez, o potencial dos programas independentes de informação ao consumidor. Os fabricantes estão reagindo aos testes do Latin NCAP, proporcionando segurança para além dos requisitos regulamentares. Foi comprovado, mais uma vez, que os SRIs voltados para trás, para crianças de três anos, têm benefícios muito importantes.

A última plataforma da FCA mostrou bons conceitos e trabalho em segurança quanto a seu desenvolvimento, em resposta à pressão dos consumidores. Porém, é preocupante que um fabricante, como a FCA, ainda não ofereça ESC padrão em um carro novo como o Argo/Cronos. Além disso, é uma preocupação que veículos populares como esses dois modelos ainda não ofereçam proteção padrão de cabeça para impacto lateral”.


Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
"Esses dois modelos populares foram muito solicitados, pelos consumidores, para serem avaliados. Reconhecemos a atitude da FCA e da Toyota em relação ao programa do Latin NCAP e incentivamos outros fabricantes a terem a mesma atitude para oferecer aos consumidores da América Latina e do Caribe informações independentes de segurança ao comprar um veículo novo.

Pedimos a todos os governos da região que tornem as informações independentes de segurança do consumidor obrigatórias e disponíveis em todos os carros novos, sem ter um requisito mínimo de classificação por estrelas. Com esta iniciativa, a segurança dos veículos irá melhorar rápida e voluntariamente na região, podendo salvar muitas vidas”.



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