Renault Fluence - todos os detalhes

A chuva deixa os carros mais bonitos



Hoje consegui fazer a avaliação completa de um sedan médio que está chamando a atenção dos brasileiros, o Renault Fluence. Baseado no Samsung SM3 (existe também o SM5, que deu origem ao Renault Latitude), fabricado na Coreia do Sul, o modelo foi apresentado ao mundo no Salão de Frankfurt em 2009, e substitui o Mégane Sedan no Brasil. Confira, agora, as impressões do Renault que encara de frente Corolla, Civic, 408 e Jetta.


As versões avaliadas foram a Dynamique e a Privilége, ambas com o motor 2.0 HiFlex de 140 cavalos com gasolina e 143 com etanol.


De cara, o Fluence se impõe. Na vida real, é mais bonito que muitos dos sedans médios, e tem a vantagem de ser um carro inédito. Transpira modernidade, e é um modelo ideal para não chamar tanta atenção.



Mas o forte do Fluence é o interior: prático e refinado...


Para iniciar, o quadro de instrumentos é moderno sem cansar os olhos...


...com todas as informações necessárias, inclusive autonomia e temperatura externa, desde a versão básica. O Fluence vem com todos os itens das fotos de série, inclusive a tela monocromática, o ar-condicionado digital e as entradas auxiliares para iPod e pen-drives (abaixo).


Esse é o pendrive do Juliano, meu irmão de oito anos

O Fluence não descuida dos ocupantes de trás:
traz saídas de ventilação traseira (para os ocupantes de trás receberem a climatização do ar-condicionado), três encostos de cabeça e um descansa-braço com dois porta-copos.


O porta-malas oferece ótimos 530 litros, mas falha em oferecer dobradiças do tipo "pescoço-de-ganso", que roubam um pouco de espaço no compartimento, além de poder amassar a bagagem em alguns casos.


Na versão básica, as rodas são aro 16", com pneus de perfil 205/60 R16. A versão Privilége oferece rodas aro 17" com pneus de perfil um pouco mais baixo, 205/55.


Os itens de série do Fluence Dynamique são estes que você vê na plaquinha abaixo...


Como opcionais, estão disponíveis a transmissão CVT (continuamente variável, sem número definido de marchas) e o teto solar.


O Privilége vem com sistema de navegação Carminat TOM TOM integrado ao painel, com controle remoto e tela colorida de 5", controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), acabamento cromado em diversas peças, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro cinza claro e outros itens.


O motor 2.0 concilia desempenho e consumo: de acordo com a Renault, faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, tendo consumo médio ao redor dos 8,5 km/l com etanol (7,1 km/l na cidade, 10 km/l na estrada). E o silêncio ao rodar é ainda mais evidenciado.


O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático CVT X-Tronic, com opção de trocas sequenciais das marchas virtuais. O Fluence Dynamique custa a partir de R$ 59 990, enquando o Privilége parte de R$ 75 990.

Avaliação Final

Fluence VS. Meu Carro

Deu vontade de jogar gasolina nele e atear fogo no meu carro, como na propaganda... (veja abaixo).


Um dos melhores modelos que já avaliei, supera facilmente quase todos os sedans médios, principalmente os que andam meio esquecidos, como Vectra e Civic. Não é à toa que ganhou de seus oponentes nos comparativos da Quatro Rodas e da Autoesporte. Mas prefiro o novo Jetta e seus 200 cavalos!


Fluence VS. Carro do Papai

O papai não gostou do Fluence... reconheceu que o modelo era bonito, mas ele criticou as falhas de acabamento, como algumas rebarbas e também o espaço para a cabeça na traseira. E outra, ele não achou nem um pouco engraçada a campanha de divulgação... para ele, uma propaganda como essa só incita a violência. Ele prefere o Peugeot 408 (verdade que aquela música do comercial influenciou ele... Veja o vídeo abaixo)


Nota Final

9,4

Comentários

gustavocarmo disse…
Amigo, o Fluence é o Samsung SM3 e não o SM5.

Veja neste link:
http://www.renaultsamsungm.com/main/index.jsp?load=sm3&movieplay=n

Abraço
Gustavo
Esdras Santos disse…
Teto muito baixo no banco de trás. Imagine a cena:
- Olá amigo, tudo bem?
- Tudo!
- Carrão, né?
- Ô!
- Posso pegar uma carona?
- Depende, qual sua altura?
- 1,85m
- Não dá não, vai de pé! A não ser que você queira amassar o crânio!
saulo disse…
Excelente matéria! Bem escrita e esclarecedora. Vou comprar o meu amanhã mesmo. Esse carro dá um banho nos concorrentes e tem o preço excelente.
Unknown disse…
Carro maravilhoso
Confortável e bom de estrada
Nenhuma reclamação. Super satisfeita