Projetado com a intenção de agradar ao público brasileiro, o Renault Sandero é um dos compactos com melhor desempenho em vendas, concorrendo diretamente com o Chevrolet Agile e o Ford Fiesta em preço. O Auto REALIDADE avaliou a versão 1.0 HiFlex com kit esportivo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbWqVfRikyY8hyg6oj4R5stxYt_UN1kyIi_iKItUAGRuHWAJBBjITI3LZjiDu4a6S1V0zufG0jc1XlDMmKAam6yW3WTSsMZNr5ncercowxfkvFjT8Aj5mCEf4Qj-v1wz0xCNTZk7O5R_U/s400/09042011149.jpg)
Por fora, o Sandero demonstra ser um carro robusto, oferecendo bom espaço para todos os ocupantes. O mérito é a sua base, a mesma do Renault Logan, modelo projetado para ser espaçoso e concorrer em países emergentes. O diferencial é o visual: enquanto o Logan é careta (mesmo após a re-estilização da linha 2010), o Sandero parece bem mais jovial (verdade que as rodas, a cor preta e o aerofólio dão uma força).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCb5MukEsvQipFal6u9RgrBU3yf3eN_gkixBbsBKV0Mnhq83NefeDEmix88ZWD0Ebdb_1Dse_gKOa0Ihb1jCTVi3_hwre2nvIp07lTqfrrtQsOar49LcjRTsyJDMatVHDr-_W9RA3XgoY/s400/09042011153.jpg)
Por dentro, não há milagre: muito plástico e poucos itens de série. Até a direção hidráulica e o desembaçador do vidro traseiro ficaram na lista de opcionais. O Sandero vem de série com preparação para som, para-choques pintados na cor da carroceria, tomada 12 volts, conta-giros, rodas com calotas aro 14", para-sol do passageiro com espelho, protetor de cárter, brake-light, dois apoios de cabeça traseiros, porta-copos e outros pequenos itens.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLvcMgpny_xQhZr5fDN6wRV3qXEiAtgishTGLLfhFDtg-2KqU37zwIsj4JjoBxSlp3l40sXtfmx8NFn7H03NrcsnDATqfAAd_uusBqdzXT28D97I2dGbs_S73qGN4SQBJ84f3JhfAn70k/s400/09042011154.jpg)
O motor 1.0 16V rende mais na estrada, porém fica devendo na cidade, onde demonstra ser ligeiramente mais letárgico do que o Logan. Os 1025 quilos são movimentados por um propulsor que rende 77 cavalos com etanol (abastecido com gasolina, o Sandero perde um cavalo).
O tempo de 0 a 100 km/h é de 14,1 segundos, atingindo a máxima de 161 km/h (sempre com etanol, dados da Renault). Em questão de nível de ruído, ao menos é mais silencioso que outros populares.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-KDlQlUb8M1SyPi6ND6PMonkQ33JItRTFZG1Jkriig4WWVVRYmo5GnHeDL2VVcC4k35eGHiKI4MH7FiwHjDMFt7Bo7JjSN5HqZaEImBVeaibTtGGXqfE63glHFcozI7wJYufLgEg8SIs/s400/09042011147.jpg)
O Renault Sandero continua a ser uma das melhores opções da categoria de compactos (veja as avaliações do Ford Fiesta RoCam e do Fiat Palio). Com três anos de garantia, amplo espaço interno para passageiros e bagagem e custando R$ 29 690, pode ser um carro para a família. Todo presente é bom, hein?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0wJZipDq8MbZQi0S3dtIkGg2goEkzb4qvoxCeFbWxyOgoxP8qv5r4UoAoEkiVjYErWoZLRGAYqhO8Ze6JSXi3sEohIDLto0EkkdLX80ZVod5884SN4Xq_BYZRess8kAsatvaxEplWzd4/s400/09042011151.jpg)
Avaliação Final
Sandero VS. Meu Carro
O Renault Sandero está nos meus planos para ser meu próximo carro. Mas... para quem vai comprar um carro a médio prazo, recomendo esperar pela re-estilização do Sandero, que seguirá o estilo básico do Stepway Concept.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjexmFaJ7atyls2wyQsgOasK2R3NZZwiEqz6Tx_okKnyiRFcC7_L1HAwtqpofcaqW42Wf6CSDr25S0oh_WX2QUzp5x7nPlSdKd8YCSCg-2J_anfskkOC0rlFibUR128hAP2idJkDw9Quz8/s400/09042011152.jpg)
Defeito do Sandero: o braço da porta não permite segurá-la direito, pois a porta é gigante e muito pesada. Imagine se uma criança tivesse que entrar
Sandero VS. Carro do papai
Apesar do Sandero não fazer o gênero dos carros que podem ser dele, afirma que é uma boa opção, frente a Agile, Fiesta RoCam e Fox. Quanto ao JAC J3, ele prefere não comentar.
Nota Final
8,6
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaCjQw5khc_0-hZ6jQviv2whKM_AwuJGjrAsVshjSD4Rt37AiEJKXyvPxReU2C03zmcD22AWRF-mktUQEPt53rvVdy195rCpG9BfiT_yIurfitaIUt1F6gLNZMOZIIsbLfL9MUUZaBI84/s400/09042011146.jpg)
BÔNUS!
Veja como estavam as condições climáticas no showroom...
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).