Citroën C3 Picasso no Brasil a partir de R$ 47 900


Demorou. Mas o Citroën C3 Picasso finalmente debuta no mercado brasileiro, com mudanças em relação ao homônimo fabricado na França. O monovolume é uma versão de "passeio" do AirCross, de roupagem off-road, que foi apresentado em setembro de 2010. De frente, podemos perceber que o C3 Picasso brasileiro possui uma grade na altura dos faróis, que integra o duplo chevron da marca, enquanto o modelo francês tem apenas o logotipo da Citroën.

O C3 Picasso possui para-brisa dividido em três partes, proporcionando ampla visão (não tão ampla quanto o modelo francês, que tem uma verdadeira bolha à frente, sem divisões). A lateral é muito semelhante ao monovolume C3 da França.


Na traseira, mais mudanças: a tampa do porta-malas é igual à do Citroën AirCross, porém sem o estepe. Uma pena, pois a placa deslocada para a esquerda e o "quadrado arredondado" igualmente assimétrico que acomoda o logo Citroën e a própria placa destoaram bastante do visual "clean" da minivan. O para-choque também conserva lanternas em posição baixa, que lembram a Ferrari California.


O modelo possui oito opções de cores para a carroceria, com nomes em francês: Blanc Banchise (Branco), Gris Aluminium (Prata), Rouge (o vermelho do modelo da foto acima), Perla Nera (Preto), Gris Cendré (algo como um cinza-champanhe), Grafito (algo como cinza-grafite) e Bleu Bourrasque (o azul-escuro do C3 Picasso à esquerda da foto de abertura).


O motor do C3 Picasso é o consagrado 1.6 16V Flex que produz 110/113 cavalos e 15,8 kgfm de torque (número com etanol). A transmissão é manual de cinco velocidades ou a automática AT8 com trocas sequenciais de quatro marchas.

O painel é o do AirCross, mas bússola e inclinômetros não estão disponíveis. O modelo familiar oferece GPS, mesinhas tipo “avião”, porta-revistas, tomada 12V, CD Player Pioneer for Citroën, com entrada para USB e iPod, Bluetooth e HiFi-Like (aumenta a qualidade das ondas sonoras), espelho de vigilância (similar ao Fiat Idea), espelho cortesia nos para-sóis e aviso do uso de cinto de segurança (apenas para o motorista). Os itens de série são ar-condicionado manual, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos de série, travamento à distância e computador de bordo.


O Citroën C3 Picasso terá três anos de garantia e será vendido a partir de R$ 47 900 (versão GL). O modelo GLX, que pode ser equipado com airbags e ABS, custará R$ 50 400 (o câmbio automático vem por mais R$ 2 500). Já a versão Exclusive, completa e que tem ABS e airbags de série, bate em R$ 57 400, chegando aos R$ 60 400 com câmbio automático (preços sem opcionais). É o começo do fim para o Xsara Picasso, lançado em 2001 no Brasil, que até vende constantemente bem - porém ofuscado pelas novidades.

Mancada: o modelo GL do C3 Picasso não vem com airbags frontais ou freios antitravamento ABS, mas a Citroën não disponibilizou os itens de segurança nem como opcionais. Para uma marca francesa que preza pela segurança em outros mercados, é imperdoável.

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