Renault apresenta Fluence 2015, reestilizado



Fotos | Rafael Susae e Divulgação

No mercado brasileiro desde o início de 2011, o Renault Fluence passa por sua primeira reestilização, apresentada no Salão de São Paulo. As mudanças externas o alinham com outros mercados, que receberam a novidade no fim de 2012 (veja aqui). Na frente, nova grade que interliga os faróis (semelhante ao atual Mégane), para-choque redesenhado com moldura cromada para faróis de neblina e luzes diurnas, novas rodas aro 16'' ou 17'', nova opção de cor (Preto Ametista) e lanternas redesenhadas internamente, com luzes de LEDs (exclusivas para o mercado brasileiro).


O Fluence ganha recursos como o walk away closing (ao se afastar do carro com a chave no bolso em cinco metros, ocorre o travamento das portas e o recolhimento automático dos retrovisores), disponível na versão Privilège; o R-Link, novo sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, reconhecimento de voz, GPS TomTom integrado, entrada USB, Bluetooth, reprodução de músicas, fotos e vídeos, Eco-condução (emite dados precisos sobre o consumo de combustível e histórico de percursos) e visor da câmera de ré, e também o sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas infantis, de série.


Outros itens de destaque são o sistema hands-free, que dispensa a chave no contato, o ar-condicionado digital dual-zone com saída de ar traseira, controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), freios ABS com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de quatro airbags na versão Dynamique e seis na Privilège.


Apesar do Fluence GT Line ter sido apresentado no Salão, por enquanto a gama de versões se resume a Dynamique, Dynamique CVT, Dynamique CVT Plus e Privilège. A versão de entrada passa a contar com painel digital, ar-condicionado automático dual zone, chave-cartão hands-free, quatro airbags (dianteiros e laterais), freios ABS e sistema ISOFIX. O Dynamique CVT tem como diferencial o câmbio CVT X-Tronic. Já o Dynamique Plus traz de série o sistema multimídia R-Link e bancos em couro, e a Privilège, faróis de xenônio, teto solar, luzes de LED nas setas dos retrovisores, rodas aro 17'', câmera de ré, walk away closing, seis airbags (dianteiros, laterais e cortina) e controle de estabilidade (ESP).


Não houve modificações no motor 2.0 16v Hi-Flex, de 140/143 cavalos @ 6000 rpm e 19,9/20,3 kgfm de torque @ 3750 rpm (com gasolina/etanol, nesta ordem). Há duas opções de câmbio: manual de seis marchas e câmbio CVT X-Tronic. A garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, e as revisões serão feitas em intervalos de 10 000 quilômetros ou a cada ano de uso. A versão Dynamique parte de R$ 66 890.

Comentários