Volkswagen T-Cross terá o menor custo de reparabilidade do segmento


O Volkswagen T-Cross chegará ao mercado brasileiro em abril já contando com um diferencial interessante no segmento: será o utilitário com o menor custo de reparo do Brasil. O modelo obteve classificação 13 no recém-publicado ranking Car Group, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo.


O índice do CAR Group também tem influência no cálculo da tarifa do seguro. Isso ocorre porque as seguradoras calculam os preços das apólices com base, entre outros fatores, nos resultados dos testes de impacto de baixa velocidade (a 15 km/h) realizados pelo CESVI Brasil.


Com o resultado obtido pelo T-Cross, a Volkswagen passa a reunir oito modelos entre os onze mais baratos para serem reparados no mercado. Três modelos Volkswagen possuem o melhor índice geral de reparabilidade, com classificação 10 – Virtus, up! e cross up!. O Polo é o melhor entre os hatches compactos, com classificação 12. A Saveiro é a campeã em duas categorias: picape compacta de cabine simples e picape compacta de cabine dupla. E a SpaceFox é a melhor no segmento de station wagon compacta (a única rival é a Fiat Weekend).


Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs). Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla carros fabricados no Brasil, Mercosul e importados.


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