Hyundai Venue: o menor SUV da marca é finalmente revelado


A batalha de SUVs está motivando as montadoras a criarem cada vez mais produtos para atender aos sub-segmentos que se desdobram. A Hyundai apresenta simultaneamente em diversos mercados o Venue, seu sétimo utilitário a ser comercializado nos Estados Unidos, que é menor que Creta e Kona (para citar alguns dos menores SUVs oferecidos pela marca sul-coreana até então). O Venue tem 4,04 metros de comprimento, 1,77 metro de largura (sem retrovisores), 1,56 m de altura e 2,52 metros de distância entre-eixos, o que o faz 23 centímetros mais curto, 1 centímetro mais estreito, 7,1 cm mais baixo e com 7 centímetros a menos de entre-eixos em relação ao Creta.


Como Kicks e Captur - apenas para citar dois modelos disponíveis no Brasil - o Venue conta com esquemas de pintura em 2 tons, com teto, retrovisores e detalhes internos pintados em cor contrastante da carroceria. Assim como os Hyundai Kona e NEXO, o Venue traz faróis desmembrados em dois setores, e a tradicional grade hexagonal foi propositalmente ampliada para dar um ar de maior robustez.


As linhas das colunas, vidros e portas lembram um pouco o Creta, mas os vincos são mais marcantes nas laterais, nascendo nos faróis e encerrando nas lanternas. De série, o Venue terá rodas de 15 polegadas com pneus 185/65, mas a versão completa SEL como a das imagens conta opcionalmente com rodas de 17 polegadas e pneus 205/55. Só existirão duas versões nos EUA: SE e SEL.


A traseira contraria a atual tendência das lanternas que invadem a tampa do porta-malas, recurso usado por quase todos os SUVs brasileiros - inclusive o Creta. Em compensação, a Hyundai ousou no estilo interno da iluminação.


O painel chega a lembrar Kia Sportage e Hyundai Tucson. O quadro de instrumentos traz conta-giros e velocímetro analógicos, além de uma tela monocromática de 3,5 polegadas para o computador de bordo. O volante ajusta em altura e profundidade. Os vidros são elétricos, mas só na versão SEL a janela da porta do motorista sobe com um toque, e nessa versão a chave presencial com partida por botão é opcional.


Com tela de 8 polegadas sensível ao toque e parcialmente saltada para fora do console, o sistema multimídia é item de série, mas o GPS é um opcional da versão SEL. Traz câmera de ré, espelhamento de conteúdo de celulares através do Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB/auxiliar, Bluetooth, 4 alto-falantes e, na versão SEL, mais 2 falantes e uma entrada USB adicional.


A lista de equipamentos de segurança é interessante. Desde o Venue SE, vem de série: assistente de permanência na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor, alerta de colisão frontal com detecção de pedestre, controlador de velocidade de cruzeiro, controles de tração e estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina, além de freios a disco nas 4 rodas (ventilados na frente e sólidos atrás) com ABS, EBD e auxiliar de frenagem de pânico. O modelo SEL recebe, opcionalmente, alerta de veículos em pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro.


Na versão SEL, vem de série o ar-condicionado digital, de zona única e visor central. Opcionalmente, essa versão pode receber o aquecimento dos bancos dianteiros.


O Venue SE traz câmbio manual de 6 marchas, enquanto o SEL dispõe de transmissão automática CVT. Em ambos, o motor é o 1.6 a gasolina de 4 cilindros, com rendimento de 121 horsepower a 6300 rpm e torque de 15,6 kgfm a 4500 rpm.


Comentários