Renault City K-ZE, o Kwid elétrico, é apresentado na China


Com planos de comercializar 550 mil veículos por ano na China, a Renault apresenta no Salão de Xangai o City K-ZE, subcompacto totalmente elétrico derivado do Kwid. Seis meses após a apresentação do conceito no Salão do Automóvel de Paris, o sexto veículo elétrico da gama Renault será comercializado até o final deste ano no país oriental.


Nascido de uma joint venture entre a eGT New Energy Automotive Co, Ltd. e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que tem parceria com a montadora local Dongfeng, o City K-ZE teve algumas modificações externas em relação ao "SUV dos compactos". A frente possui faróis com luzes diurnas de LED mais afilados e integrados à grade frontal. Mas a distância do solo é de 15 centímetros, enquanto o Kwid brasileiro tem vão-livre de 18 cm. Com uma distância entre eixos de 2,423 m (idêntica à do modelo que lhe deu origem) e porta-malas de 300 litros (10 L a mais que o Renault vendido no Brasil), o City K-ZE conta ainda com para-choques redesenhados, novas rodas (agora sustentadas por 4 parafusos) e detalhes azuis no rack de teto e nos adesivos da parte inferior das portas.


O elétrico da Renault é compatível com tomadas residenciais de 220 Volts e infraestruturas públicas. Em 50 minutos, a recarga rápida permite acumular 80% da carga da bateria. Para chegar a 100% da carga, a recarga padrão leva 4 horas para ser concluída.


O interior do City K-ZE também recebeu modificações. O sistema multimídia conta com tela touchscreen de 8 polegadas e traz integração com smartphones à distância, GPS, comandos de voz, internet WiFi 4G e serviços que permitem monitorar certas funcionalidades do veículo em tempo real. O quadro de instrumentos também foi redesenhado, trazendo tela central que mostra o velocímetro, além de econômetro, nível de carga, entre outras informações.


Há ainda sensores de partículas finas (PM2.5), que avaliam a qualidade do ar na cabine e alternam automaticamente o modo de circulação externo para interno no ar-condicionado. Assim como na parte externa, foram adicionados frisos e molduras azuis na parte central do painel, nos botões de câmbio (apenas com as posições N, R e D) e climatização, além das costuras dos bancos. Outros equipamentos disponíveis são o monitoramento da pressão dos pneus e a câmera de ré.

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