Chevrolet Onix completa 10 anos com 500 mil exemplares feitos em Gravataí

Comemorando este mês o seu aniversário de 10 anos, o Chevrolet Onix também está celebrando a marca de 500 mil unidades produzidas na fábrica da General Motors em Gravataí (RS), somando as carrocerias hatch e sedã (Plus) da atual geração, lançada em 2019. Além de atender à demanda do mercado nacional, este complexo industrial também é responsável por parte dos exemplares que são exportados para outros países, como Colômbia, Argentina e Chile.

Uma unidade do Onix RS na cor Branco Summit, com motor 1.0 Turbo e câmbio automático de 6 marchas, foi a que representou o marco produtivo histórico. Este veículo será destinado aleatoriamente a uma das concessionárias Chevrolet para comercialização.

O Onix começou a ser produzido em Gravataí no ano de 2012, utilizando-se da plataforma GSV (também aproveitada por Cobalt e Spin). Chegou em três opções de versões (LS, LT e LTZ) e duas alternativas de motores (1.0 e 1.4). Desde a versão LT 1.0, era possível equipar o hatch com o sistema multimídia MyLink, com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Em 2013, começaram as vendas de sua derivação sedã, o Prisma, e, no segundo semestre, ambos passaram a contar com a opção do câmbio automático aliado à motorização 1.4.

Em 2016, a linha foi reestilizada, recebendo atualizações estéticas e mecânicas. Em seguida, foram apresentados o Onix Joy e o Prisma Joy, que mantinham o visual anterior e traziam menos equipamentos, mas também incorporavam os aprimoramentos mecânicos (como direção elétrica e câmbio manual de 6 marchas). Ao longo dos anos, a linha Onix teve diversas versões, como Activ, Advantage e Effect, além de séries especiais de tiragem limitada (Seleção e Lollapalooza). A segunda geração, completamente remodelada, chegou ao mercado no último trimestre de 2019.

Somando todas as gerações, derivações e versões do Onix de 2012 até agora, o maior volume de produção foi registrado em Gravataí, com mais de 2,2 milhões de unidades, ou aproximadamente 80% do volume total acumulado. Os outros 20% dos exemplares foram fabricados em São Caetano do Sul (SP).

Comentários