Renault Stepway ganha versão Zen 1.0, que chega por R$ 77.990


Com o fortalecimento do segmento de hatches de entrada, a Renault passa a oferecer no Brasil o Stepway 1.0. A nova versão tira de linha o Sandero, que resistia no mercado em apenas uma versão (S Edition, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas). A novidade chega com preço a partir de R$ 77.990 na venda através do Renault Direct, somente na concessionária. O Sandero S Edition era tabelado em R$ 83.190, mas, caso fosse adquirido através do Renault Direct, seu valor caía para R$ 77.782,65.

O Stepway Zen 1.0 conserva o visual das outras versões do aventureiro, que também é oferecido em outras duas opções: Zen com motor 1.6 e câmbio manual de 5 marchas (R$ 98.090) ou Iconic com propulsor 1.6 e câmbio automático CVT (R$ 109.490).


A versão 1.0 do Stepway traz para-choques mais robustos na comparação com o Sandero, além de faróis de neblina com molduras cromadas, ski frontal prateado na parte inferior do para-choque, luzes diurnas de LED ao redor dos faróis (no S Edition, as luzes de posição de LED ficavam no para-choque), grade com detalhes cromados, molduras plásticas em torno das caixas de roda, barras de teto, adesivos Stepway, lanternas traseiras escurecidas com luzes em LED e sensores de estacionamento traseiros. 


As rodas de 16 polegadas dos outros Stepway dão lugar às rodas de aço de 15 polegadas na versão 1.0, com as mesmas calotas que eram utilizadas pelo Sandero Expression antes da reestilização de 2019. Neste novo modelo, foram-se embora os piscas embutidos nos retrovisores externos. Além disso, o Stepway 1.0 não possui a elevação do conjunto de suspensão em 4 centímetros, presente nas demais versões do aventureiro da Renault.


Internamente, o modelo conserva o bom espaço interno para cinco ocupantes e o porta-malas de 320 litros de capacidade. O acabamento da cabine traz detalhes em preto-brilhante na parte central do painel e em torno dos puxadores de porta. O forro de teto é escuro, assim como as colunas e as maçanetas internas. Os bancos e os apoios dos forros de porta são revestidos em tecido.


De série, o Stepway 1.0 traz praticamente todos os itens presentes no Stepway 1.6, como ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, alarme, chave-canivete, regulagem de altura para o banco do motorista e para a coluna de direção, vidros elétricos dianteiros com função um-toque, travamento centralizado das portas, comando interno para destravamento da tampa do porta-malas, quatro airbags (frontais e laterais dianteiros), freios ABS, fixações para cadeirinhas infantis e sistema multimídia Media Evolution, com quatro alto falantes, tela sensível ao toque de 7 polegadas compatível com espelhamento de tela através do Android Auto e Apple CarPlay. As únicas ausências da nova versão são os vidros traseiros elétricos e os retrovisores externos com regulagem elétrica.


O motor 1.0 Flex SCe, de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, traz duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, oferecendo 90% do torque máximo a partir de 2000 rpm. A potência é de 82 cavalos com etanol e 79 cv com gasolina, alcançada a 6300 rpm nos dois casos. Já o torque é de 10,2 kgfm com gasolina e de 10,5 kgfm com etanol, alcançado sempre a 3500 rpm. Também estão presentes no modelo a regeneração de energia nas desacelerações ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável.


O Stepway 1.0 também traz o Stop&Start, que desliga o propulsor automaticamente em paradas e, segundo a Renault, permite uma economia de até 5% de combustível. Conforme dados do Inmetro, com gasolina no tanque, o Stepway 1.0 faz 13 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Já com etanol, tanto o consumo urbano como o rodoviário é de 9,3 km/l. 


O Stepway 1.0 está disponível nas cores Branco Glacier, Prata Étoile, Preto Nacré, Vermelho Vivo e Cinza Cassiopée.


Comentários