Novidades Honda: Civic Híbrido, ZR-V, Type R e CR-V em 2023

Em abril deste ano, a Honda prometeu que faria o lançamento de dois carros no Brasil e reservaria mais três novidades para o ano de 2023. A nova geração do HR-V teve sua apresentação segmentada: primeiro, em agosto, vieram as versões EX e EXL com motor 1.5 aspirado. Já as versões Advance e Touring, ambas com o propulsor 1.5 Turbo Flex, acabaram atrasando por conta da crise do suprimento de componentes e foram apresentadas somente em outubro. A décima-primeira geração do Civic, que estava confirmada para estrear "no último trimestre" de 2022, só será comercializado em nosso País a partir do início de 2023 - mais especificamente em janeiro.

O novo Civic herda o conjunto mecânico híbrido e:HEV que esteve presente no Accord lançado no Brasil em 2021 e que deixou de ser importado logo depois. A 11ª geração do modelo virá importada da Tailândia, totalmente remodelada em relação ao modelo anterior feito no Brasil. Segundo a Honda, o motor 2.0 aspirado a gasolina com injeção direta de combustível e ciclo de funcionamento Atkinson recebeu melhorias técnicas que lhe garantem o índice de eficiência térmica de 41%. Este propulsor trabalha junto com outros dois motores elétricos e uma bateria de íon-lítio. O câmbio é o automático continuamente variável e-CVT.

Além disso, o Civic Híbrido terá o pacote de equipamentos de assistência à condução (Honda Sensing) e a plataforma de conectividade myHonda Connect, que permite ter acesso a informações e controlar funções através de um aplicativo no smartphone.

O esportivo Civic Type R chegará ao Brasil ainda no primeiro semestre, travando uma batalha de alto nível com o Toyota Corolla GR Hatch, também confirmado para o mercado nacional. O modelo da Honda, que virá importado do Japão, cravou em março deste ano o recorde de tempo de volta (2min23s12) entre carros com tração dianteira no autódromo de Suzuka. Esta é a sexta geração do Type R (o primeiro modelo estreou em 1997), que traz o motor 2.0 Turbo de 4 cilindros com rendimento de 320 cavalos. O câmbio é manual, de seis marchas.

No segundo semestre do próximo ano, a Honda fará o lançamento de dois SUVs. Acima do HR-V, no segmento de utilitários médios (composto por modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross), a marca irá oferecer o ZR-V, modelo que, até agora, não tinha batismo definido no Brasil. Com a mesma plataforma da 11ª geração do Civic, o ZR-V tem porte maior do que o do HR-V e é menor que o CR-V, com 4,57 metros de comprimento, 1,84 m de largura e distância entre-eixos de 2,65 metros. O ZR-V, cujo nome significa Z Runabout Vehicle (uma referência à "geração Z" da sociedade), virá importado do México.

Por fim, a nova geração do CR-V também chega ao Brasil no segundo semestre de 2023. Baseado na plataforma modular Honda Architecture (a mesma do novo Civic e do ZR-V), o SUV também foi totalmente reformulado em relação à sua geração anterior e conta com o conjunto mecânico híbrido e:HEV, composto pelo mesmo motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros e ciclo Atkinson do Civic e:HEV aliado ao conjunto mecânico elétrico e à transmissão e-CVT. No Brasil, seu principal rival será o Toyota RAV4, que também é híbrido.

Comentários