Com 185 cavalos, Pulse Abarth chega ao Brasil por R$ 149.990

Há precisamente vinte anos, a grife esportiva Abarth chegava ao mercado brasileiro, batizando a versão mais esportiva do hatch Fiat Stilo. Carlo Abarth fundou a empresa que levava seu sobrenome no ano de 1949, e utilizou o escorpião do seu signo do Zodíaco para servir de logotipo para a sua companhia. A Abarth fornecia kits de preparação para veículos de competição e automóveis de passeio - e muitos destes "venenos" eram destinados a modelos da Fiat. A marca italiana adquiriu a Abarth no ano de 1971, e, desde então, diversos carros foram produzidos ou modificados pela divisão esportiva. Agora, a grife do escorpião está de volta ao Brasil, com a estreia do Pulse Abarth no mercado nacional pelo preço de R$ 149.990. 

As primeiras imagens do Pulse Abarth foram reveladas em meados de março, e desde então o modelo foi sendo apresentado aos poucos. As mudanças visuais começam pelos faróis com estilo interno exclusivo e pela grade dianteira, ampliada em relação às demais versões, com moldura mais larga e aberturas na parte inferior, enquanto o para-choque dianteiro passa a contar com fendas verticais para admissão de ar e abertura dianteira redesenhada, que acomoda os faróis de neblina de LED. 

O Pulse Abarth traz detalhes contrastantes em vermelho nas capas dos retrovisores, nas faixas do para-choque dianteiro e nos adesivos laterais caso a cor da carroceria seja branca, cinza ou preta. Se o tom escolhido for o vermelho, os itens acima descritos serão pintados de preto. Independentemente da tonalidade, o teto, as colunas externas, a antena (ao estilo "barbatana de tubarão") e o aerofólio traseiro são pintados de cinza ou preto. 

O friso que une visualmente os faróis e a grade superior traz estampagem ao estilo de fibra de carbono, enquanto as molduras plásticas dos para-lamas dianteiros passam a ter ranhuras aerodinâmicas. As barras de teto foram eliminadas no modelo esportivo.

Os logotipos da Fiat pela carroceria foram substituídos pelo emblema da Abarth, com o clássico escorpião ao centro. O esportivo conta ainda com rodas de 17 polegadas pintadas de preto com alívios de peso e calotas centrais que imitam cubos rápidos, pneus 215/50 Dunlop SP Sport Maxx 050+, saída dupla de escape e para-choque traseiro com formato mais aerodinâmico. Para arrematar, no emblema Pulse fixado à tampa do porta-malas, a letra "E" passa a ser vermelha, e há um emblema adicional "Turbo 270" do lado direito.

O interior traz detalhes exclusivos em comparação com as suas outras versões. O ambiente é predominantemente escurecido: forro de teto, colunas, para-sóis, alças e outros detalhes são pretos, enquanto os detalhes texturizados no painel e nas portas assumem a cor cinza-escuro. Os bancos em material sintético preto trazem costuras vermelhas e estampas do escorpião da Abarth gravadas em baixo relevo. As costuras em vermelho também estão presentes no apoio de braço dianteiro, nos revestimentos das portas, na coifa da alavanca de câmbio (com etiqueta Abarth no lugar da Fiat Flag) e no volante, revestido de couro perfurado, que possui o logo Abarth, as molduras dos raios em preto-brilhante e o botão "Poison" no lugar da função Sport. Curiosamente, o miolo arredondado do volante foi aproveitado do Argo antes da reestilização ocorrida este ano (na linha 2023, o hatch passou a ter a mesma capa da buzina/airbag das outras versões do Pulse).

O quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas assume um novo layout de informações, que agrupa o conta-giros ao centro acompanhado do velocímetro e dos indicadores de pressão do turbocompressor (com escala até 1,8 bar), percentual de potência exigido e indicador de força G. Tanto a tela dos instrumentos quanto o monitor do sistema multimídia exibem animações Abarth de inicialização. O painel passa a ter uma faixa horizontal vermelha que se prolonga até as saídas de ar laterais, e, acima da tampa do porta-luvas, há uma plaqueta destacando a grife Abarth. 

Além disso, o Pulse esportivo conta com o mesmo console central do Fiat Fastback, mais elevado, que traz freio de estacionamento eletrônico com função Hold (quando acionado, mantém o veículo freado mesmo com o câmbio em Drive), porta-copos removíveis (que dão acesso a um porta-objetos "secreto") e saídas de ar traseiras. 

A chave presencial traz o logo Abarth, com fundo preto e letras vermelhas, e pode ser encaixada entre os porta-copos do console. As funcionalidades foram mantidas em relação às versões mais completas do Pulse: há botões para travamento das portas (os vidros também são fechados, se tiverem sido esquecidos abertos), destravamento das portas (ao apertar e segurar este botão, as janelas baixam), destravamento da tampa do porta-malas, partida remota do motor e acionamento das luzes de seta e da iluminação interna.

Os tapetes de carpete trazem o logo Abarth em vermelho. No lugar do botão TC+ das outras versões, o Pulse Abarth traz um comando para desabilitação do controle de estabilidade. As soleiras dianteiras trazem a inscrição "Pick your poison".

Sem opcionais, o Pulse Abarth traz central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas que incorpora as funcionalidades do Connect////Me, (plataforma de serviços conectados com diagnósticos do veículo, acesso à sua localização e comandos à distância pelo smartphone, smartwatch ou por um assistente de voz, como Alexa ou Google Assistant), comutação automática do facho dos faróis, alerta de saída de faixa com assistente de permanência na pista, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, carregador por indução para smartphones, ar-condicionado automático digital de zona única, faróis e lanternas Full LED, 4 airbags (frontais e laterais dianteiros, com proteção para cabeça e tórax), acendimento automático dos faróis e sensor de chuva.

O motor 1.3 Turbo Flex T270 entrega potência de 185 cavalos e torque de 27,5 kgfm. São os mesmos números de rendimento dos outros utilitários que utilizam este propulsor (Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander). A relação peso-potência é 6,9 kg/cv.

Segundo a marca, quando abastecido com etanol, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h do Abarth é de 7,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 215 km/h. A capa plástica do motor exibe o nome "Turbo" junto de uma plaqueta com o emblema Abarth. Os freios, redimensionados, são a disco nas rodas dianteiras e a tambor no eixo traseiro. A altura em relação ao solo é de 21,7 centímetros.

O câmbio automático de 6 marchas traz a opção de trocas sequenciais por aletas junto ao volante ou pelo trilho na alavanca à esquerda da posição Drive. Já a direção elétrica é mais direta e precisa nesta versão. Para completar, o escape possui ponteira dupla cromada de 3 polegadas.

A função Poison ativa um mapa específico do acelerador, sendo possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal. Além disso, a  direção fica mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque (recurso que distribui o torque nas rodas durante curvas) e uma calibração diferenciada do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagens, para incrementar a atuação do freio-motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Por fim, os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos.

As molas e amortecedores ficaram até 13% mais firmes. A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro para maior estabilidade. Na traseira, o eixo de torção traz maior rigidez (+15%). A rolagem da carroceria ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada. 

Motor e câmbio do Pulse Abarth são similares aos do Fastback Limited Edition - tanto que esta versão do SUV-Coupé possui a inscrição "Powered By Abarth". Porém, por enquanto somente o Pulse recebeu aprimoramentos técnicos e detalhes visuais que o descolam dos demais modelos da Fiat. Futuramente, o Fastback deverá ter uma versão Abarth com estes mesmos diferenciais do Pulse esportivo.

Apesar de ser uma divisão da Fiat, a Abarth está retornando ao Brasil com o status de marca própria. Em algumas concessionárias, haverá ambientes de showroom exclusivos para os modelos esportivos, além de equipes de vendas treinadas especificamente para os novos modelos. Ao todo, serão 60 pontos de vendas da Abarth no Brasil, sendo que 48 deles já estão operando a partir de agora.

O Pulse Abarth está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Vermelho e Preto Volcano, com detalhes externos em vermelho. Já os exemplares na cor Vermelho Montecarlo possuem detalhes em cinza ou preto. 


Comentários