Volkswagen revela o Polo Track, sucessor do Gol


Gol morto, Polo posto: a Volkswagen apresenta para o Brasil o sucessor do seu longevo hatchback, que esteve por 42 anos no mercado nacional. O modelo de entrada da marca no mercado brasileiro passa a ser o Polo Track, que terá preço inicial de R$ 79.990 no seu período do pré-venda. 

Produzido em Taubaté (SP), o Polo Track terá a rivalidade de modelos como Hyundai HB20 Sense, Fiat Argo 1.0, Chevrolet Onix 1.0 MT, Peugeot 208 Like, Citroën C3 Feel 1.0 e Renault Stepway 1.0, apenas para citar alguns exemplos. 

Projetado a partir da plataforma modular MQB, mais moderna em termos de segurança, o Polo Track oferece mais espaço interno em relação ao Gol, tanto para os passageiros quanto para as bagagens (o porta-malas possui 300 litros, ante 285 L do veterano).

O Track se utiliza do mesmo conjunto mecânico do Polo MPI, que até então era a versão mais básica do hatch. O motor é o 1.0 MPI Flex aspirado de 3 cilindros, com potência de 84 cavalos e 10,3 kgfm de torque com etanol, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. O Polo Track também conserva os 2,56 metros de distância entre-eixos e 1,75 metros de largura das demais versões.

Por fora, o Polo Track não esconde sua simplicidade diante das outras versões. Ele traz faróis halógenos, no lugar das luzes de LED das demais versões, e grade frontal em preto-fosco, com aberturas em formato de hexágono exclusivas para esta versão, também presentes no para-choque dianteiro. Capas dos retrovisores e maçanetas externas são de plástico sem pintura, e as rodas de aço de 15 polegadas, com calotas em preto-fosco, são fixadas por apenas quatro parafusos (nas outras versões do Polo, vão cinco). 

Na traseira, as lanternas escurecidas seguem o padrão das demais versões do Polo 2023. Ao centro da tampa do porta-malas vai o nome "Track", e o para-choque traseiro traz um aplique central "aventureiro".

Em termos de segurança, o Polo Track manteve os itens das demais versões, como quatro airbags (dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros), assistente de partida em ladriras, controle eletrônico de estabilidade, fixações ISOFIX e Top Tether para cadeirinhas infantis, alerta do não-uso do cinto de segurança para todos os passageiros, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), entre outros. 

Na paleta de cores para a carroceria, o hatch terá apenas quatro cores disponíveis: as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja, e as metálicas Prata Sirius e Cinza Platinum.

A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e travamento elétrico e remoto das portas. Para o momento de pré-venda, o Polo Track  será ofertado com um pacote opcional que inclui sistema de som double-DIN com Bluetooth, volante com comandos de áudio e computador de bordo, entradas USB e antena de teto por R$ 79.990 (na cor sólida Preto Ninja), valor equivalente ao do Gol 1.0 MPI equipado com rodas de 15 polegadas e pacote “Media Plus”.

Comentários