Ford apresenta Transit automática, elétrica e chassi-cabine na Fenatran


Durante a edição 2022 da Fenatran, a Ford apresenta mais três versões da Transit que chegam ao Brasil no ano de 2023: Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica. A marca iniciou a venda da van no Brasil no final de 2021, inicialmente com a versão de passageiros (Minibus), e, em abril deste ano, lançou o modelo Furgão – ambos produzidos no Uruguai, em parceria com a Nordex. No segmento de vans de passageiros, a Transit Minibus chegou a 12% de participação, com picos de 17%. E a Transit Furgão teve 4% de participação e picos de 11% nos últimos sete meses.

Tudo indica que, até o lançamento, a Transit será a primeira van a oferecer o câmbio automático no Brasil, que ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota, junto com o sistema auto start-stop (de desligamento do motor em paradas para economia de combustível), oferecido de série em toda a linha. A van sem pedal de embreagem chega ao mercado no primeiro semestre de 2023 e poderá ser adquirida nas versões Minibus, para 15 ou 18 passageiros, e Furgão Longo (sem vidros laterais e traseiros), com capacidade volumétrica de carga de 12,4 m³.


Já a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg ou 4.700 kg de Peso Bruto Total. Este modelo tem capacidade de carga de até 2.600 quilos e pode ser usado em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.


Outra aposta da Ford é a van elétrica E-Transit, que começa a ser oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga, de modo a entregar a melhor opção de negócio. A E-Transit 100% elétrica tem tração traseira e bateria de íons de lítio com 68 quilowatts, que proporciona uma autonomia máxima de 317 quilômetros (conforme o ciclo de rodagem WLTP), a depender do ambiente e do modo de uso. Ela pode ser carregada tanto em corrente contínua, de modo rápido, como em corrente alternada. A bateria instalada no assoalho preserva o espaço para carga. Segundo a Ford, o custo total de operação da E-Transit é 40% menor, por ela ter menor quantidade de peças de desgaste e utilizar energia elétrica.


As novas versões da Transit, assim como toda a linha de comerciais Ford no Brasil, virão com conectividade embarcada de fábrica, que permite oferecer serviços como: localização do veículo, agendamento de serviços online, geração de indicadores para o negócio e assistência remota, com o acompanhamento preventivo inteligente e a assistência técnica em conferência.


A marca começa a oferecer o seu serviço de carros por assinatura Ford Go também para clientes comerciais, com modelos da Ranger e da Transit. Ele está disponível para clientes individuais e para grandes frotistas, com contratos de 12, 24 ou 36 meses de duração e rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km por mês. Os modelos disponíveis da Transit são a Minibus, para 15 ou 18 passageiros, e Furgão com volume de carga de 10,7 e 12,4 m³. Já a Ranger é oferecida na versões XL, XLS e XLT. Como diferenciais para o cliente, o Ford Go oferece simplificação de registro, documentação e seguro, em um processo realizado de forma online, e ganho de tempo na manutenção, que é feita diretamente pela rede de concessionárias Ford.


Outra novidade mostrada na Fenatran são os planos de manutenção e extensão de garantia projetados para manter o veículo 100% original e garantir uma maior produtividade, reduzindo o risco de paradas imprevistas. Dependendo do plano, o Ford Protect de manutenção pode incluir as primeiras três ou quatro revisões e a troca de peças de desgaste do veículo pelo período de até 24 meses ou 80.000 km, o que ocorrer primeiro. Já o Ford Protect de extensão de garantia amplia o prazo e a quilometragem da cobertura de fábrica.

As revisões da Transit são feitas a cada 12 meses ou 20.000 km e com revisões de preço fixo. Para realizar o serviço, o cliente precisa apenas informar o número do chassi no momento de agendar a revisão ou reparo.

Como condição especial para quem adquirir a Transit durante a Fenatran, a Ford oferece financiamento com taxa zero e entrada de 60%, além de descontos e valorização do veículo usado do cliente. A marca expõe também uma Ranger de polícia e uma Transit ambulância durante o evento.

Comentários