As novidades aguardadas para 2024!

O ano que está começando promete muitos lançamentos automotivos em diversos segmentos no Brasil. Confira o que já sabemos sobre os carros que deverão ser apresentados nos próximos doze meses!

Audi

Continuando a diversificar sua gama de automóveis elétricos, a marca das quatro argolas agora aposta no Q6 e-tron, reconhecido pela própria marca como um pilar importante para aumentar a participação de mercado de veículos recarregáveis na tomada. Maior que o Q4 e menor que o Q8, o Q6 e-tron também marca a estreia da Plataforma Elétrica Premium (PPE, na sigla em inglês), desenvolvida especificamente para modelos elétricos.

A RS6 Avant Performance está de malas prontas para o Brasil já no primeiro semestre deste ano. A perua chega à rede de concessionárias da marca ainda no primeiro semestre de 2024 e já tem preço definido: R$ 1.193.990, na modalidade de venda direta. O motor 4.0 TFSI V8 Biturbo recebeu turbocompressores maiores, que passam a trabalhar a 2,6 bar, contra 2,4 bar do modelo anterior, e houve um ajuste do software de controle do motor e transmissão para respostas mais rápidas do conjunto mecânico. A potência aumentou de 600 para 630 cavalos, entre 6000 e 6250 rpm, e o torque subiu de 81,6 para 86,7 kgfm, de 2050 a 4500 rpm.

BMW

A marca promete "mais de 15 lançamentos" para o mercado brasileiro em 2024 e já antecipou as três primeiras novidades. O i5, elétrico baseado na nova geração do sedan Série 5, será o carro que abre esta temporada de novos produtos e chega para ser o sexto modelo recarregável na tomada da marca no País, juntando-se a iX1, iX3, iX, i4 e i7. 

Depois do i5, desembarcam no Brasil os novos X2 e iX2, importados de Regensburg, na Alemanha. Lá, veículos com diferentes configurações de motorização são finalizados em uma única linha de produção: desde modelos com motores de combustão interna, passando por híbridos plug-in, até veículos totalmente elétricos.

BYD

Sem nenhuma sombra de dúvida, a apresentação do Dolphin Mini vai balançar o mercado de automóveis elétricos no Brasil. Menor que o Dolphin, a expectativa é de que este hatchback tenha preço bastante competitivo. Os estoques deste modelo já estão sendo formados, e sua chegada está prevista para o mês de março - resta saber se virá na mesma configuração da China (onde é chamado Seagull), com quatro lugares, ou se receberá alterações específicas para o mercado brasileiro.

Outros modelos com grandes chances de chegar ao mercado nacional são o Seal U, SUV elétrico baseado no Song Plus, além do Song L EV (foto acima), crossover baseado no Seal, e o Yangwang U8, utilitário de grande porte com recursos inovadores, como a capacidade de flutuar sobre a água e de demandar pouquíssimo espaço para o esterço de sua carroceria. Todos os produtos da Build Your Dreams continuarão a ser trazidos da China ao longo deste ano, uma vez que a produção em Camaçari (BA) agora está prevista para o primeiro trimestre de 2025. 

Chevrolet

O ano de 2024 será de muitas novidades para a marca, que antecipou que fará seis lançamentos nos próximos doze meses. Uma das primeiras novidades a ser apresentada será o Spin reestilizado, que chega até março e passa por atualizações na parte externa, no interior e no conjunto mecânico. Por fora, o monovolume terá faróis de formato assemelhado ao do Bolt EV, com áreas côncavas, além de grade e para-choques redesenhados. Na traseira, a estamparia metálica da tampa do porta-malas é nova e as lanternas assumem um formato ligeiramente mais retangular. As versões mais básicas terão rodas de ferro moldadas para, quando tiverem as calotas instaladas, parecerem com rodas de liga leve (assim como as versões LT de Tracker, Montana e Onix), enquanto as opções mais completas terão as rodas de alumínio. 

O interior também traz mudanças bastante significativas: o painel é todo novo, com a tela do sistema multimídia ampliada assumindo um posicionamento mais elevado e integrado com os instrumentos (agora totalmente digitais), enquanto o volante, os revestimentos internos e os forros de porta buscam inspiração em modelos como Tracker e Montana. Pela primeira vez, o Spin vai ter itens como ar-condicionado automático digital, chave presencial e partida do motor por botão, que fica no lugar do tambor da ignição. A própria marca já antecipou que o modelo terá atualizações de software através de redes de internet (Over-The-Air). Diferentemente do seu rival C3 AirCross, o Spin ainda terá versões com câmbio manual.

A S10 também vai passar por mudanças significativas em meados deste ano. A picape, que estreou a atual geração em 2012 e foi reestilizada em 2016 e 2020, não vai ser idêntica à Chevrolet Colorado vendida nos Estados Unidos, porém deverá trazer muitas inspirações de sua "prima" norte-americana em termos de design. Frente e traseira passarão por remodelações, enquanto portas, teto e vidros permanecem os mesmos. A parte interna, porém, terá as atualizações mais profundas em 14 anos.

A inspiração para o interior da nova S10 não veio de sua "prima" norte-americana Colorado, mas sim da picape Silverado, de segmento superior. O volante, por exemplo, é muito parecido. Ele possui aro em couro com costuras aparentes, quatro raios com detalhes em prata-anodizado e botões no raio esquerdo para operação do piloto automático e alerta de colisão frontal. Do lado direito ficam os comandos de voz, telefone e operação do computador de bordo. Os faróis passam a ter comutação automática do facho baixo para alto (e vice-versa), enquanto a haste dos limpadores incorpora a posição de atuação do sensor de chuva e intermitência variável.

O quadro de instrumentos passa a ser totalmente exibido em uma tela digital colorida, como em sua arquirrival Ranger. A tela do sistema multimídia fica maior e ganha moldura parcialmente destacada do painel. Logo abaixo do monitor sensível ao toque estão as saídas de ar centrais e a fileira de botões para acionamento de variadas funções. O novo console central integra carregador de celular por indução, nova alavanca de câmbio automático (com moldura preto-brilhante ao redor) e novos porta-objetos, além de um apoio de braço. A picape manteve a alavanca de freio de mão. 

Na parte esquerda do painel, os comandos de acendimento das luzes externas, ajuste de altura do facho dos faróis e regulagem do brilho dos instrumentos passa a ter a companhia do seletor giratório que alterna entre os modos de tração. Finalmente, a S10 passa a ter chave presencial e partida do motor por botão. São três botões, para travamento e destravamento das portas, além da partida remota do motor. Como é de costume, o utilitário Trailblazer deverá incorporar as mesmas modificações da S10 e ter frente bem semelhante à da picape - mas provavelmente chegará alguns meses depois, para não tirar o destaque da irmã.

A Chevrolet também vai ampliar a sua gama de automóveis elétricos. O primeiro lançamento será o Blazer EV, que virá em sua versão RS. No Brasil, este SUV deverá chegar em uma faixa de valor semelhante à do Ford Mustang Mach-E. Produzido em Ramos Arizpe, no México, o Blazer EV é um modelo de maior porte, com 3,09 metros somente de distância entre-eixos.

Posteriormente, chega o Equinox EV, modelo que nada tem a ver com o seu homônimo vendido atualmente no Brasil. Ainda não está definida a versão a ser trazida para o mercado brasileiro. Nos Estados Unidos, o Equinox EV entrega de 157 a 216 kW (equivalentes a potências entre 213 e 294 cavalos) a depender da versão, existindo três opções disponíveis: 1LT, 3LT (nas foto) e 3RS. A autonomia estimada do Equinox EV é de 400 a 480 quilômetros, conforme a versão.

A Chevrolet antecipou em abril do ano passado que teria mais um modelo na linha com a versão Z71, atualmente disponível somente na S10. O mais provável é que a Silverado passe a contar com este pacote off-road, uma vez que ele é designado para veículos 4x4 - e a Montana não dispõe de tração integral.

Citroën

Este ano será apresentado o terceiro membro da família C-Cubed, atualmente representada pelos modelos C3 (hatch) e C3 AirCross (SUV). Um dos nomes cotados para o modelo é Fastlounge, em referência ao estilo de carroceria fastback e aproveitando o batismo da versão três-volumes do C4 vendida no Brasil entre 2013 e 2020. Outra alternativa de nome é C3 X, que segue as nomenclaturas dos outros SUVs-cupês da Citroën vendidos na Europa.

Finalmente chegam ao mercado as três versões (Feel, Feel Pack e Shine) de sete lugares do C3 AirCross, cujas alternativas de cinco lugares tiveram preços anunciados em novembro de 2023 e já estão nas concessionárias. As diferenças são os dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis, o sistema de ventilação no teto e o logo "7". Na versão topo-de-linha Shine, há também duas entradas USB de recarga rápida para a terceira fileira de bancos. Estima-se que as versões de 7 passageiros custem em torno de 9.000 reais a mais que as opções para 5 pessoas.

Fiat

A picape Titano, que tinha sido prometida para 2023, acabou atrasando. Mas sua estreia deverá acontecer já nos primeiros meses deste ano. A versão topo-de-linha da Titano, ainda sem nome confirmado, terá diversos detalhes cromados (na grade dianteira, nas maçanetas externas, nos frisos junto dos faróis de neblina, nas capas dos retrovisores e nas molduras inferiores das janelas), além de molduras prateadas no para-choque e nas barras de teto. Estribos laterais e santoantônio também marcam presença na picape. A foto confirma que o estilo da grade dianteira é exclusivo para a picape da Fiat, com losangos, pintura em preto-brilhante e o logotipo Fiat Flag. As luzes de condução diurna dos faróis (com projetores) se infiltram pelas laterais da grade superior.

Outros detalhes perceptíveis são a presença de sensores de estacionamento dianteiros e de câmeras de visão em 360 graus em torno da carroceria. Já as rodas de 18 polegadas são calçadas com pneus Goodyear Wrangler Territory All Terrain. As portas dianteiras contam com logos que identificam a tração 4x4, acionada por seletor giratório no console. A traseira conta com o nome da picape ocupando a parte inferior da tampa da caçamba.

Como era de se esperar, o interior da Titano é bem parecido com o da Peugeot Landtrek, assim como o Fiat Scudo, por exemplo, é um irmão gêmeo do Peugeot Expert. O vídeo mostra a "saudação de boas-vindas" da Fiat no quadro de instrumentos com tela digital colorida. Fora esse toque da marca italiana (e a tradução do computador de bordo para o idioma português), o quadro de instrumentos é idêntico ao da Landtrek (até mesmo na grafia e iluminação), com conta-giros do lado direito, com faixa vermelha a partir de 4500 rpm e contraposto ao velocímetro analógico com escala até 220 km/h. Abaixo da tela estão os marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

Na parte superior do painel, a central multimídia traz tela sensível ao toque de 10 polegadas, espelhamento de tela de celular e imagens das câmeras que permitem a visão em 360 graus em torno do veículo. Logo abaixo dos comandos de ar-condicionado automático estão botões ao estilo dos modelos mais recentes da Peugeot (como o 208) para acionar o bloqueio do diferencial traseiro, o controlador de velocidade em descidas, o controle eletrônico de estabilidade, o travamento das portas e o pisca-alerta. Em seguida, estão o botão liga/desliga e de controle do volume de áudio, além do atalho para a visão das câmeras em 360°, do switch do airbag do passageiro dianteiro e duas entradas USB-A, sendo uma para dados e outra para carregamento.

Ao lado esquerdo da alavanca do câmbio automático há botões para acionamento dos modos Sport e Eco de operação, assim como o seletor giratório dos modos de tração (com as posições 2H, 4H e 4L). O botão de partida do motor fica à direita da coluna de direção. Os bancos em couro trazem costuras claras e o motorista terá ajustes elétricos, inclusive lombares. O volante também tem aro em couro e traz nova capa com o logo da Fiat.

A marca vai ter o seu primeiro automóvel híbrido este ano, conforme declarações dadas à imprensa. Os modelos deverão ter o sobrenome Bio-Hybrid e a expectativa é de que Pulse e Fastback sejam os primeiros da Fiat a disporem de conjuntos mecânicos com eletrificação. Provavelmente, os modelos serão híbridos-leves, assim como o Kia Stonic. Neles, um dispositivo elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. Este equipamento é capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que envia torque adicional para o motor flex do veículo e gera energia elétrica para carregar a bateria adicional de lítio-íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3 kW e atua junto com o Start&Stop. Também há o modo Coasting, que permite que o veículo continue em movimento mesmo com o câmbio desacoplado ou o motor momentaneamente desligado, e o Boost Assist, que transforma a energia elétrica armazenada em energia mecânica.

O crossover elétrico 600e está em estudos para ser comercializado no Brasil. A Fiat, que já vende o 500e no mercado nacional desde 2021 e o furgão e-Scudo desde 2022, teria sua terceira opção de automóvel recarregável na tomada.

Ford

A nova geração do Mustang deverá ser o principal lançamento da marca do oval azul para o Brasil em 2024, chegando bem a tempo de celebrar os 60 anos de produção do pony-car nos Estados Unidos. Tudo indica que o modelo virá na configuração GT com motor V8 e carroceria cupê, seguindo a tradição estabelecida desde 2018 (as versões Black Shadow e Mach 1 evoluíram do GT Premium).

A F-150 deverá incorporar as modificações introduzidas no mercado norte-americano assim que os lotes do modelo atual se esgotarem. A picape de grande porte traz novos detalhes, como para-choque, grade dianteira, rodas e faróis redesenhados, e deverá trazer no Brasil novos recursos como o head-up display e o gerador de energia Pro Power Onboard.

Dos dez lançamentos prometidos pela Ford para o Brasil em 2023, a marca acabou executando somente nove apresentações. A décima destas novidades é, provavelmente, uma nova versão do Bronco Sport, da qual ainda não se sabem detalhes concretos.

GWM

A Great Wall Motor vai iniciar a sua produção na cidade de Iracemápolis (SP) em maio de 2024. Uma de suas principais novidades será a picape Poer híbrida (a pronúncia do nome é similar a "páuer"), mas tudo indica que ela não será prioridade na fila de produtos a serem nacionalizados - é provável que este processo inicie por versões do Haval H6. Também está confirmado que outro modelo da GWM, também construído sobre o chassi da Poer, será oferecido no Brasil. Tudo indica que será o SUV Tank 300, já flagrado circulando no País quase sem disfarces.

Após a boa aceitação da linha Haval H6, a GWM deverá oferecer também uma alternativa mais compacta de SUV. Inicialmente, cogitava-se que o modelo trazido seria o Jolion, mas a filial brasileira deverá trazer o internacionalmente conhecido como Chitu. Aqui, ele vai se chamar Haval H4 e deverá ter modificações específicas para o mercado nacional, assim como a linha H6.

Honda

Prometido para 2023, o novo CR-V híbrido ficou para 2024, devendo ser apresentado ao Brasil já no começo do ano. O conjunto mecânico deste SUV médio, que está em sua sexta geração, será composto por um motor 2.0 a gasolina em associação a um propulsor elétrico e gerenciados pelo câmbio automático e-CVT.

Outra novidade aguardada é a nova geração do WR-V, chamada de Elevate em alguns mercados. Este modelo preencheria melhor a lacuna de mercado existente entre o City Hatchback e as versões do HR-V com motor 1.5 aspirado. Tudo indica que este modelo será produzido no Brasil junto com City e HR-V.

Também existe a possibilidade de atualização da linha City - o sedã está próximo de completar três anos de mercado. Serão mudanças sutis, similares às quais o modelo foi submetido na Tailândia, que incluem novo estilo para a grade dianteira e para os para-choques, além de novas rodas.

Hyundai

Prometido para o Brasil desde o ano passado, o Palisade deverá ser comercializado no Brasil ainda este ano. O SUV de grande porte da montadora sul-coreana já é conhecido no exterior desde 2018 e passou por um face-lift em 2022. Com 4,98 metros de comprimento, este modelo tem capacidade para levar até 8 pessoas, dependendo da versão.

Dentro da linhagem da HMB fabricada em Piracicaba (SP), o Creta reestilizado deverá ficar para 2025. Este ano, poderão vir novas versões e complementos de conteúdo para os modelos atuais. O HB20, por exemplo, é um candidato a ter a versão esportivada N Line. Afinal, o hatchback sempre teve opções para quem faz questão de um visual diferenciado (Spicy, R spec e Sport).

Jeep

Compass e Commander terão o motor 2.0 Hurricane 4 a gasolina da Rampage. Esta novidade virá embalada pela chegada de uma inédita versão, a Blackhawk. Os modelos terão as molduras plásticas da parte inferior da carroceria pintadas na cor do carro, da mesma forma que a versão S do Compass e a Overland do Commander, e contarão com a alternativa da pintura do veículo em dois tons. As rodas de cinco raios vazados são pintadas de preto e trazem novos estilos: um design para o Compass, outro para o Commander. No para-choque traseiro, ficam evidentes as duas saídas de escape (uma de cada lado). O logotipo "Blackhawk" (de estilo similar ao Trailhawk, porém com fundo escuro) aparece na tela do quadro de instrumentos durante a partida.

A marca da grade com sete fendas verticais vai apresentar em 2024 as reestilizações dos modelos Wrangler e Gladiator. Os modelos passam a ter novos detalhes visuais, como as molduras em torno das aberturas dianteiras, o formato do capô e o design das rodas.

Kia

Apesar dos planos de importar o EV6 terem naufragado, a marca representada pelo Grupo Gandini no Brasil pretende fazer, pelo menos, dois lançamentos neste ano. O SUV elétrico EV9 e o Niro elétrico (o modelo atualmente vendido no Brasil é híbrido) estão confirmados, sendo que o EV9 deve chegar ainda no primeiro semestre de 2024. Também existe a possibilidade do retorno da minivan Carnival e do sedan Cerato ao mercado nacional - ambos com retoques visuais.

Mercedes-Benz

O Mercedes-AMG C 63 S E Performance ficou para o início de 2024. O sedan esportivo, rival do BMW M3, possui debaixo do capô o motor 2.0 Turbo de quatro cilindros combinado a um propulsor elétrico. É a primeira vez que o sedã mais esportivo da linhagem Classe C é um híbrido plug-in. O rendimento combinado dos propulsores é de 680 cavalos e 104 kgfm de torque. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

Mitsubishi

Após passar o ano de 2023 investindo somente em séries especiais de modelos já existentes, a marca está preparando novidades mais relevantes para o mercado brasileiro. A mais emblemática delas é a nova geração da picape L200, que tem possibilidades de já chegar sendo produzida em território nacional. Totalmente reformulada, a nova L200 já circula camuflada em testes no Brasil e cresceu no comprimento, largura e distância entre-eixos. No exterior, a picape dispõe de motor 2.4 Turbo e câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. 

Outro modelo que está a caminho do Brasil é o novo Outlander, que virá na configuração híbrida plug-in. Tudo indica que será o primeiro automóvel eletrificado da marca dos três diamantes a ser oferecido aos consumidores de nosso País.

MINI

As novas gerações do hatch Cooper e do SUV Countryman se tornaram totalmente elétricas e estão de malas prontas para o Brasil. Com linhas mais angulosas e futuristas, os dois modelos trazem uma gama ampla de versões. O Countryman já circula no Brasil na versão John Cooper Works com camuflagem.

Nissan

A segunda geração do Kicks está saindo do forno e deverá ser apresentada ao País em meados do ano. É a primeira vez em que este SUV compacto é totalmente reformulado desde a sua estreia mundial, em 2016. As linhas serão parcialmente inspiradas no Note e a nova geração terá motor Turbo. O Kicks atual deve ser mantido em produção, assim como o Hyundai Creta Action resistiu à chegada da geração mais recente. Em novembro, a Nissan já havia anunciado investimentos para a fábrica de Resende (RJ), que também darão origem a um segundo SUV - ainda não se sabe exatamente em que faixa de mercado este modelo será posicionado, mas tudo indica que será acima do Kicks. O nome deste carro e sua data de estreia no mercado nacionais ainda são mistérios.

É questão de tempo para o face-lift do Sentra chegar ao mercado nacional - afinal, o modelo vendido no Brasil vem importado do México, onde também é exportado para os Estados Unidos. Provavelmente, as mudanças deverão ser reveladas em meados de 2024. As principais mudanças se concentram na parte frontal: o Sentra incorpora uma reinterpretação da grade V-motion, mais larga e com frisos horizontais, assim como no Versa 2024. O para-choque dianteiro traz linhas mais limpas, com fendas verticais posicionadas nas extremidades. 

O Sentra 2024 também incorpora os novos logotipos da Nissan e a chave presencial retangular com bordas arredondadas, que, no Brasil, estreou no Kicks 2024. O sedã também traz novos estilos para as rodas (com 16 a 18 polegadas, dependendo da versão). A versão SR, que ainda não veio para o mercado nacional, pode ter chances agora.

O interior teve o logo do volante atualizado, mantendo os tamanhos das telas (de até 7 polegadas para o quadro de instrumentos e até 8 polegadas para o sistema multimídia) e conservando o freio de estacionamento por pedal. Na versão SR, a padronagem dos bancos é exclusiva, com costuras e bordas em vermelho-alaranjado. Mecanicamente, as principais novidades são a adoção do Start-Stop para economia de combustível em paradas e a nova operação mais suave do câmbio automático XTronic CVT. O motor 2.0 aspirado de quatro cilindros manteve seus números de potência e torque.

Tudo indica que, agora, a chegada do elétrico Ariya ao Brasil se concretize neste ano. Produzido desde janeiro de 2022, este crossover tem grande demanda em outros mercados pelo mundo e dispõe de versões com tração dianteira ou integral. A bateria de 65 kWh oferece autonomia estimada de 360 km, enquanto que a alternativa de 90 kWh permite rodar até 500 quilômetros, conforme o ciclo de rodagem do WLTP.

Omoda e Jaecoo

As duas marcas vão mesmo se estabelecer no Brasil de forma independente da CAOA, que produz e importa modelos da Chery para o mercado nacional. Inicialmente, virá o Omoda 5 em suas configurações MHEV (mild-hybrid electric vehicle, ou híbrido-leve) e EV (totalmente elétrico). Não está descartado o aproveitamento da fábrica de Jacareí (SP), desativada pela CAOA em 2021.

Peugeot

Tudo indica que agora vai: o SUV 2008 reestilizado vai ser produzido na Argentina e deve chegar ao mercado nacional no primeiro semestre do ano. Atualmente, o utilitário é comercializado no Brasil somente na versão e-2008 GT, elétrica. Além das atualizações visuais pelas quais o 2008 passou na Europa no ano passado, o Peugeot se aproveitará da simbiose entre as marcas do grupo Stellantis para utilizar o motor 1.0 Turbo Flex já utilizado por versões de Fiat Strada, Fastback e Pulse, também presente no Citroën C3 AirCross e no Peugeot 208.

Falando nele, o hatchback 208 também está circulando camuflado pela Argentina e deverá passar por modificações similares às que foram aplicadas ao modelo europeu. Mudam para-choques, rodas e grade dianteira; além disso, a iluminação de posição dianteira passa a ser composta por três filetes, ao invés de apenas um, e o logo da Peugeot é novo. No interior, as mudanças deverão ser bem mais contidas e se resumir a novos logotipos e revestimentos.

Ram

A Rampage Bighorn já está pronta e começou a ser exportada para o Uruguai. No Brasil, não há previsão concreta de sua chegada, mas o grupo Stellantis costuma deixar versões prontas para o lançamento, aguardando a ocasião oportuna para o oferecimento no mercado nacional. Trata-se da alternativa de entrada da picape, que traz exclusivamente o motor 2.0 Turbodiesel e que aposta no preço mais atraente para conquistar consumidores. Ela traz grade dianteira com contornos cromados, como na versão Laramie, mas as barras horizontais são pintadas de preto (assim como na versão R/T). Para custar menos, esta versão não traz os sensores de estacionamento dianteiros. O para-choque da frente é pintado na cor da carroceria (como na Rampage R/T) e vem com detalhe na parte inferior prateado (igual à versão Laramie). Outro detalhe idêntico ao da versão intermediária é a presença dos emblemas cromados "Ram Turbo" nas laterais do capô.

Lateralmente, a principal forma de identificar a versão Bighorn está no desenho das rodas de 17 polegadas com pneus Pirelli 235/65. Esta versão traz friso cromado percorrendo as janelas laterais e molduras inferiores na cor da carroceria, como na Rampage Laramie, mas a Bighorn dispensa os cromados nas capas dos retrovisores e nas maçanetas externas. Vista de traseira, a Rampage Bighorn é praticamente idêntica à versão Laramie, com logotipos e para-choque traseiro cromados. A diferença é mesmo a presença do logo "Bighorn" no canto inferior esquerdo da tampa da caçamba.

A 1500, que foi reestilizada nos Estados Unidos, deverá chegar ao Brasil ao longo de 2024. Mudam o estilo dos faróis, da grade dianteira e das rodas; na parte interna, a tela vertical do sistema multimídia fica (ainda) maior e passa a ter até 14,5 polegadas, dependendo da versão. A versão topo-de-linha passa a ser a Tungsten (acima da Limited) e a picape passa a ter versões híbridas sob a nomenclatura Ramcharger, além de uma variante 100% elétrica (REV), ambas com logotipos atualizados e prolongamentos das lanternas sobre a tampa da caçamba. Além disso, o motor 3.0 Hurricane a combustão também é novo.

Renault

Apesar de ter sido apresentado à imprensa mundial em outubro de 2023, o Kardian só deve chegar às concessionárias em março deste ano. Já é certo que o modelo terá quatro versões: Evolution, Techno, Premiere Edition e Iconic. A opção Evolution vai dispor de motor 1.6 aspirado e câmbio manual - o Stepway 1.6 mecânico deixa de ser produzido para abrir espaço para esta versão. Nas versões mais completas, o conjunto mecânico será composto pelo motor 1.0 Turbo Flex de três cilindros com injeção direta de combustível entrega 125 cavalos e 22,4 kgfm de torque aliado ao câmbio automatizado DW23 com dupla embreagem úmida EDC, de 6 marchas.

Seres

O SUV de grande porte M9 está confirmado para o Brasil no ano de 2024. Este modelo virá na alternativa totalmente elétrica, assim como os modelos Seres 3 e Seres 5.

Toyota

A principal novidade da marca para o Brasil este ano será o Yaris Cross, crossover compacto com porte menor do que o Corolla Cross que deverá ser apresentado no último trimestre deste ano.

Completando três anos de mercado, o Corolla Cross também deve passar por mudanças, acompanhando as melhorias pelas quais ele passou em outros mercados, como o norte-americano. Por fora, o SUV deverá ter mudanças muito discretas, da mesma forma que a linha 2024 do Corolla sedã. Mas a lista de equipamentos deverá ter importantes acréscimos, como o quadro de instrumentos com tela digital ampliada. Existem boas possibilidades do freio de estacionamento acionado pelo pé ser definitivamente abolido e substituído pelo acionamento eletrônico.

Volkswagen

Provavelmente em meados do ano, a Amarok vai passar por uma reestilização abrangente sobre a carroceria atual, apresentada em 2010 e atualizada em 2016. Na frente, as modificações visuais abrangem o formato dos faróis (que passam a se unificar mais com a grade superior, agora com filete central e o novo logo da Volkswagen), o estilo do para-choque (que passa a ter fendas parecidas com as da Saveiro 2024 e faróis auxiliares semelhantes aos do Nivus) e o design interno das lanternas, além dos emblemas atualizados na tampa traseira. Por dentro, espera-se que a picape receba atualizações mais profundas, com reformulação do painel, estreia do quadro de instrumentos digital e adição de itens de segurança, tecnologia e conectividade.

Os SUVs T-Cross e Nivus serão reestilizados. Existe a expectativa de que ambos passem a ser oferecidos em alternativas mais em conta, com o motor 1.0 "170 TSI", também utilizado em versões de entrada do Polo e do Virtus. No caso do T-Cross, a inspiração virá do modelo europeu, atualizado em 2023. Na dianteira, mudam o estilo da grade (é possível que, em versões topo-de-linha, o SUV passe a ter a barra horizontal de luz, como no Polo GTS e no Taos Highline), o design interno dos faróis e lanternas (que agora se interligam por um feixe luminoso), além dos para-choques. Na parte interna, o painel passa por modificações, ganhando novos difusores de ar laterais e central multimídia com tela ligeiramente destacada, além de porções revestidas em material macio ao toque.

No caso do Nivus, parte das novidades deverão ser similares às do Taigo europeu - é possível que as lanternas passem a ser interligadas por uma barra horizontal luminosa. Na dianteira, o para-choque e a grade serão redesenhados e deverão ficar mais assemelhados aos do Polo. Há chances do Nivus GTS, com motor 1.4 "250 TSI", ser uma das novidades introduzidas junto com a reestilização, disputando mercado com o público do Pulse Abarth.

Aos poucos, a Volkswagen deverá substituir o motor 1.4 TSI pelo 1.5 TSI já existente na Europa, que deverá ter melhores índices de consumo de combustível e poluir menos. O Taos é um dos primeiros modelos na fila para estrear o novo propulsor.

Volvo

Os primeiros exemplares do EX30 serão entregues aos consumidores já no começo deste ano: a distribuição destes veículos para as concessionárias já começou, nas versões Core, Core Extended Range, Plus Extended Range e Ultra Extended Range. O EX90, substituto do XC90, também começa a ser oferecido no Brasil este ano.


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