GWM Ora 03 GT: esse hatch elétrico é bem equipado e divertido de dirigir!

Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí

Até poucos meses atrás, as montadoras chinesas GWM e BYD estavam atuando em caminhos nitidamente paralelos no que diz respeito a sua gama de produtos no Brasil. Enquanto praticamente todos os automóveis oferecidos pela Build Your Dreams no nosso País são elétricos (com exceção do Song Plus), os modelos que mais vendem na gama da Great Wall Motor são os híbridos da linha Haval H6. E, mesmo confrontando os SUVs mencionados, há diferenças significativas entre eles em termos de preços, equipamentos e autonomia elétrica que chegam a inviabilizar comparações diretas. Porém, a rivalidade entre estas duas marcas começa a se intensificar em território nacional dentro do segmento de hatchbacks elétricos. A BYD saiu na frente ao lançar o Dolphin em junho de 2023 por um preço competitivo, significativamente abaixo das expectativas, e acumulou milhares de pedidos por este modelo. A GWM contra-atacou meses depois com o Ora 03, que aposta no design e no refinamento para conquistar o público que faz questão de ter um veículo com muitos mimos. Nós do Auto REALIDADE tivemos a oportunidade de conviver por dois dias com este hatch elétrico em sua versão topo-de-linha GT!

O nome Ora 03 escolhido para o mercado brasileiro também vai começar a ser adotado pela GWM na Europa, onde seu batismo era "Funky Cat". Na Austrália e no Nepal, ele é chamado simplesmente de Ora; outras de suas nomenclaturas pelo mundo são Good Cat e Haomao. Ora, na verdade, é uma palavra formada pelas iniciais de "open, reliable, alternative", e é uma submarca da GWM desde o ano de 2018. Na dianteira, o modelo tem linhas que lembram as de alguns carros da Porsche, como o 911, e isso tem explicação: o designer do Ora, Emanuel Derta já trabalhou para a marca de Stuttgart. Também é possível enxergar traços semelhantes a outros hatches simpáticos, como VW Fusca, MINI Cooper e Fiat 500. No Brasil, foi definido o nome Skin para a versão de entrada, enquanto a sigla para o modelo topo-de-linha é GT, assim como em outros mercados pelo planeta.

A frente do Ora 03 GT é marcada pelos faróis ovais de LED (com projetores para facho baixo e alto, inscrições "Intelligent Light" e aros que possuem luzes de posição; caso necessário, estes detalhes se convertem nas luzes de seta e, durante o destravamento, executam uma animação de luzes: os aros "giram" e piscam) e pelas superfícies abauladas que marcam os para-lamas e o capô. O logo Ora lembra um ponto de exclamação e fica no centro do para-choque. Este, por sua vez, traz estilo agressivo, com fendas laterais para passagens de ar destinadas às caixas de roda, texturas sobre o plástico que lembram fibra de carbono, aberturas de ar em formato de colmeia e friso vermelho com a inscrição GT em baixo-relevo, além de abrigar sensores de estacionamento e câmera dianteira. As molduras inferiores da carroceria são pretas e também trazem texturas assemelhadas a fibra de carbono.

Na lateral, destaque para as rodas de liga leve de 18 polegadas, que trazem face diamantada que convivem com detalhes em cinza-escuro, além de pinças de freio e uma das molduras dos raios na cor vermelha. Os pneus GitiComfort 225v1 são de perfil 215/50 e devem ser calibrados com 36 psi. As caixas de roda trazem proteções em plástico rígido. A portinhola para recarga fica no para-lama dianteiro esquerdo, com proteções para os conectores de corrente alternada e contínua. Capas dos retrovisores (com câmeras e luzes de seta embutidas) e maçanetas externas (com sensor na porta do motorista para travamento ou destravamento das portas mediante presença da chave) seguem a cor da carroceria, e as molduras das janelas trazem apliques em preto-brilhante. Há até um filete cromado na parte inferior, que destoa um pouco da proposta esportiva do GT. A antena de teto, ao estilo barbatana-de-tubarão, fica na parte de trás do teto.

Atrás, o Ora 03 GT se destaca pelo aerofólio traseiro proeminente, que possui o nome da versão gravado nas laterais, além de duas fendas de ar, brake-light integrado e detalhes vermelhos. As lanternas de LED, que também se acendem de forma "animada" quando o veículo é destravado, ficam protegidas pelo vidro traseiro, com desembaçador mas sem limpador - item que o Dolphin GS EV também não possui, mas está presente na versão Plus. A tampa traseira abriga os logotipos do modelo - quase todos cromados, exceto o "GT" à esquerda, em vermelho. O para-choque traz emulação de extrator de ar e dispõe de luzes de seta, ré e, ao centro, de neblina. As luzes de placa, embutidas na tampa traseira, são amarelas. Especificamente quando as luzes externas estão acesas e o porta-malas é aberto, também se acendem lanternas no para-choque, já que as luzes de posição principais sobem junto com a tampa.

No mercado brasileiro, estão disponíveis quatro opções de cores para a carroceria da versão GT: Cinza Amazonita (cor do exemplar de test-drive, exclusiva desta opção esportiva e indisponível no Skin), Vermelho Brava, Branco Ágata e Preto Hematita. Pessoalmente, o Ora 03 GT é maior do que suas linhas arredondadas demonstram parecer. A carroceria tem peso de 1591 quilos, comprimento de 4,25 metros, largura de 1,85 m, altura de 1,60 metro, altura livre do solo de 13,5 centímetros, ângulo de ataque de 16 graus, ângulo de saída de 25 graus e coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,29. Nem parece, mas o Ora 03 é 5 cm mais comprido do que o Renault Megane E-Tech e tem a mesma distância entre-eixos (2,65 metros) de um Volkswagen Virtus. O BYD Dolphin Plus chega a ser 3,6 cm mais comprido e a ter distância entre-eixos 5 cm maior na comparação com o GWM.

O interior do Ora 03 GT sempre traz a coloração predominantemente preta com detalhes em vermelho - cor presente na parte superior do volante, na faixa horizontal do painel, em detalhes dos forros de porta, nos cintos, nas faixas dos bancos e nas costuras. O acabamento da cabine é um dos principais destaques: a parte superior do painel conta com revestimento macio de suede, enquanto as portas dianteiras contam com material emborrachado na porção de cima e suede em volta dos puxadores das portas. Atrás, a área superior dos forros de porta traz plástico rígido, mas o suede também está presente. Já o forro de teto é confeccionado em tecido macio na cor cinza.

O volante conta com revestimento de material sintético, costuras aparentes e botões que, apesar de estarem dispostos em uma superfície que parece ser sensível ao toque, são apertáveis. No raio esquerdo, estão botões para comandos de voz do assistente do Apple CarPlay, volume mudo, reprodução/pausa (O), regulagem de volume (setas para cima/baixo) e para passar entre faixas e estações (setas para os lados). Os dois raios trazem os botões [+] e [*] que permitem acionar itens personalizados. A coluna de direção pode ser manualmente regulada em altura e profundidade por uma alavanca no lado esquerdo inferior, além de contar com uma coifa em material sintético.

A tela do quadro de instrumentos de 10,25 polegadas é visualmente unificada com o monitor sensível ao toque do sistema multimídia; ambas podem ser visualizadas com fundo claro ou escuro. No lado esquerdo, são exibidos o velocímetro digital, a indicação Ready ("pronto para partir", que surge quando o pedal do freio é acionado), o ícone de reconhecimento de placa de velocidade e a autonomia estimada. Na parte superior estão o modo de condução, a posição de câmbio e o relógio; ao centro estão os ícones que representam o entorno do veículo (faixas, curvas e outros automóveis; o sistema reconhece pedestres, motos, bicicletas, carros e caminhões). À direita, é possível conferir: potência instantaneamente utilizada e hodômetro total, informações de trip A desde o início (distância percorrida e velocidade média em uma tela; tempo de viagem logo abaixo), informações após redefinir (viagem B; também exibe distância percorrida, velocidade média e tempo de viagem), pressão e temperatura dos pneus, além do indicador econs (monitora o gasto de energia nas escalas "pior" e "melhor") acompanhado da média de consumo em kWh/100 km e, por fim, o indicador de fluxo de energia. Passando para o lado direito, é possível acompanhar as informações de mídia, de telefone e ativar o modo Normal ou Privado (este último oculta as informações de chamadas recebidas e apresenta alertas e registros de chamadas na tela do visor multimídia). Caso alguma porta, a tampa do porta-malas ou o capô estejam abertos, é exibida uma notificação do lado direito. Os instrumentos podem ser visualizados em três layouts: Digital, Minimalista e Tecnologia. O Digital e o Tecnologia são quase iguais, mas neste último modo, as informações nas extremidades da tela são ligeiramente afastadas para as bordas, fazendo com que os gráficos de assistência à condução sejam exibidos em tamanho maior. Já o layout Minimalista dá destaque somente ao velocímetro: são ocultados os gráficos relacionados a condução e as informações do veículo.

A haste de luzes é praticamente idêntica à da linha Haval H6 e possui quatro posições principais: de faróis desligados, luzes de posição acesas, faróis baixos ligados e acendimento automático dos faróis. Uma alavanca secundária permite ligar a lanterna de neblina ao centro do para-choque traseiro e há um botão na ponta da haste para ativar ou desativar a comutação automática dos faróis. Um leve toque aciona a seta três vezes. Curiosamente, a alavanca não possui clique físico, mas o efeito de desloca-la para uma das extremidades é o mesmo: a seta é acionada continuamente até ser retirada.

Já a alavanca dos limpadores possui as posições Mist (com acionamento somente enquanto a alavanca for deslocada para esta posição), desligado, Auto (de atuação do sensor de chuva, com possibilidade de ajustar a intermitência de operação deste modo em seis níveis), além do acionamento contínuo lento ou rápido.

Uma terceira haste, abaixo da alavanca de luzes, permite acionar o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (que atua entre 30 e 150 km/h) e selecionar a distância a ser mantida do veículo à frente em quatro níveis. O sistema incorpora a função Stop & Go, capaz de acompanhar a movimentação do veículo à frente mesmo após uma parada, e a Smart Cornering, que adapta a velocidade do veículo em função das curvas. Outra recurso presente no Ora 03 GT é o assistente de condução em congestionamento, que atua de 0 a 150 km/h e acompanha a movimentação do veículo à frente, sendo capaz de voltar a andar sozinho em paradas de até 3 segundos.

A tela do sistema multimídia também possui 10,25 polegadas. Sua interface é bem similar à da linha Haval H6, com as devidas alterações de layout específicas da linha Ora, e a central dispõe de espelhamento de aplicativos de smartphone através do Apple CarPlay, inclusive sem fio. Uma surpresa, no carro testado, foi o fato de não haver compatibilidade com o Android Auto nem mesmo por cabo, apesar da GWM garantir que este recurso é item de série no modelo vendido no Brasil. Diferentemente da linha Haval, o Ora 03 não dispõe de comandos de voz para acionamento de funções diversas do veículo ou os recursos de internet 4G embarcada. 

Assim como nos SUVs da GWM, muitos recursos são acionados e personalizados por submenus na tela, dispensando comandos físicos - o que exige tempo de operação entre as telas disponíveis para se familiarizar por onde acessar os itens do veículo. Exemplo: só no menu de configurações do veículo, há os itens Mais usados, Interior, Exterior, Luzes, Condução, Manobra, Direção Inteligente e Reset, enquanto nas configurações do sistema multimídia há os itens Conectar, Hotspot, Som, Tela e Customizar. Além disso, a tradução para o português de algumas funcionalidades não foi tão bem-executada. Exemplo: entre os modos de assistência da direção, há os níveis "Comfort" e "Conforto" (para descobrir a diferença, só dirigindo), enquanto o manual do proprietário fala sobre a existência de um modo "Normal" que não aparece na tela.

O sistema de som dispõe de 4 alto-falantes (um em cada porta) e 2 tweeters (nas colunas dianteiras), com possibilidade de ajuste de volume de acordo com a velocidade do veículo. Ele também dispõe do recurso som de palco digital (DTS), mas, curiosamente, a sonoridade é melhor e mais uniformemente distribuída pela cabine quando este item está desativado.

O menu de câmeras em 360 graus permite variadas visões do veículo, tanto em 2D quanto em 3D, em boa definição e com linhas de guia que acompanham o esterço do volante. Do lado esquerdo, em tamanho menor, fica a visão do entorno, enquanto do lado direito é possível conferir outra imagem em tamanho maior, personalizável pelo motorista. No modo em 2D, é possível conferir a câmera dianteira, de ré, esquerda ou direita. Já no modo 3D, rotacionável com os dedos, é possível ver o carro "transparente" ou com os gráficos que reproduzem portas e tampa traseira abertas. Ao esterçar o volante e dar seta, estas ações também são reproduzidas no modelo 3D. Com este menu aberto, é possível também usar os assistentes de estacionamento, como o Auto Reverse e o Park Assist.

O ar-condicionado automático digital de zona única de temperatura também é operado pela central multimídia. É possível regular a temperatura de meio em meio grau Celsius, entre 16,5º C e 31,5º C. Os ícones na parte superior permitem ligar/desligar o aparelho por completo, o modo automático de funcionamento, o compressor de ar e o modo de aquecimento. Logo abaixo, há o seletor de direcionamento de vento e, na parte inferior da tela, ícones permitem acionamento dos desembaçadores dianteiro e traseiro, ventilação dos assentos dianteiros (em três níveis), selecionar a velocidade de vento (níveis 1 a 7) e alterar entre captação ou recirculação de ar. Apertando momentaneamente o ícone de temperatura no lado esquerdo da tela, é possível acessar uma barra que pode ser arrastada para regular mais rapidamente a temperatura. O menu de ar é exibido na tela por cerca de 8 segundos se não for manuseado.

As saídas de ar do painel são visualmente integradas entre si. Abaixo delas estão botões cromados que acionam as seguintes funcionalidades, da esquerda para a direita: liga/desliga do aparelho de ar-condicionado e do compressor de ar, pisca-alerta (o botão acende quando acionado) e utilização dos desembaçadores na dianteira e traseira.

O início do console central dispõe de duas entradas USB-A posicionadas na vertical (sendo uma para dados e outra exclusiva para carregamento) e uma tomada de 12 Volts/120 Watts com tampa. Logo abaixo há um porta-objetos com superfície em plástico rígido texturizado que permite o carregamento da bateria da chave presencial. O console também possui dois porta-copos de fundo emborrachado (com inscrição para não levar copos abertos nesta região) e uma elevação onde ficam localizados o rotor de operação de câmbio (similar ao da linha Haval H6, com botão no pomo para acionamento da posição Parking e aro giratório para as posições R, N e D), os comandos de freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold, o carregador de celular por indução de 15 Watts (exclusivo da versão GT, com superfície emborrachada) e um nicho para objetos menores, como a chave, que também tem fundo macio. O apoio de braço tem a parte superior revestida de material sintético e, ao ser aberto (basta puxar para cima, sem acionar maçaneta ou liberar trava), revela um bom nicho para objetos que possui fundo emborrachado.

A chave é presencial e possui corpo prateado. Traz em uma face o símbolo da Ora e, no verso, um círculo com os botões de travamento do veículo, que, ao ser apertado e segurado, também fecha teto solar e janelas que tenham sido esquecidas abertas (pode também rebater os espelhos externos, caso configurado), destravamento das portas (que executa as animações de luzes na dianteira e na traseira) e abertura ou fechamento da tampa do porta-malas, ao apertar e segurar o botão. Um pequeno botão libera o acesso à lâmina mecânica. Se nenhuma porta for aberta, o retravamento do veículo ocorre dentro de 30 segundos.

A parte esquerda do painel traz botões para a seleção do modo de condução (por este botão, é possível escolher entre quatro dos seis modos disponíveis: Eco, Normal, Auto e Esportivo - vale dizer que há também três modos de calibração de direção e, na versão GT, o Launch Control/controle de largada), além de ajuste de altura do facho dos faróis (níveis 0 a 3), abertura ou fechamento da tampa do porta-malas e desligamento da ignição do veículo. Abaixo há um pequeno nicho para objetos e a alavanca para abertura do capô.

O apoio para o pé esquerdo é confeccionado no mesmo carpete do assoalho. O pedal de freio é emborrachado, e o do acelerador, em plástico. As soleiras plásticas contam com o nome Ora na dianteira.

Acionada por botão, a tampa do porta-luvas tem abertura amortecida e pode ser travada através da lâmina incorporada à chave, mas este nicho, apesar de espaçoso, não possui iluminação. À esquerda da tampa existe um gancho retrátil para pendurar sacolas de até 3 quilos.

Somente na versão GT, o retrovisor interno possui lente anti-ofuscante. O console de teto lembra muito o da linha Haval H6, trazendo dois focos de iluminação dianteira (que sempre se acendem juntos), porta-óculos revestido de carpete e comandos para abertura da parte frontal do teto solar e da persiana (ambos operados por um-toque e com anti-esmagamento), além da indicação de funcionamento do airbag do passageiro dianteiro. O teto solar, que é exclusivo da versão GT e abre até cerca de 1/3 do comprimento envidraçado, pode ficar na posição tilt e se fecha automaticamente quando a velocidade de 120 km/h é ultrapassada ou, se o carro estiver desligado, quando o sensor de chuva detecta precipitação.

Há três alças de teto retráteis para os passageiros. Os para-sóis, revestidos de material sintético, trazem tampas dos espelhos segmentadas e com ímãs que são cobertos por molduras que lembram a cabeça de um gato (apenas relembrando: na China os modelos da Ora fazem parte da linhagem Cat). Ao serem abertas, revelam iluminação branca em toda a borda dos espelhos - lembram as ring lights que se tornaram comuns para gravações de vídeos para redes sociais, mas em formato quadrado.

A porta do motorista concentra os botões de travamento e destravamento das portas, além dos comandos de ajustes e rebatimento dos retrovisores elétricos (que também trazem desembaçadores e memória de posição associada à memorização de posição do banco do motorista), acionamento dos quatro vidros (todos por um-toque e com recurso anti-esmagamento) e bloqueio das janelas traseiras. Depois da ignição ser desligada, ainda é possível acionar as janelas por 42 segundos, desde que nenhuma porta seja aberta.

Revestidos de material sintético, os bancos dianteiros contam com ventilação, ajustes elétricos e massageadores (que podem operar em níveis baixo e alto) ativados pelo sistema multimídia. Para o motorista, os ajustes elétricos incluem altura e distância do assento, além da inclinação do encosto, sendo possível salvar três memórias de posição no sistema multimídia. Além disso, ele conta com as funcionalidades Easy-Entry e Easy-Exit, que afastam o banco para trás, abrindo mais espaço para o condutor entrar e sair da cabine, e depois retornam à posição original. Para o passageiro dianteiro, as regulagens elétricas se resumem a distância do assento e inclinação do encosto. Os cintos só ajustam em inclinação e os fechos contam com revestimento parcial em carpete; os encostos de cabeça regulam manualmente e possuem a inscrição GT.

Atrás, há três encostos de cabeça ajustáveis em altura (também com a inscrição GT nas peças das pontas laterais), dois porta-revistas (relativamente rasos), uma entrada USB-A com tampa para carregamento no fim do console, além de dois pontos de fixação Isofix para cadeirinhas (junto com três locais de ancoragem Top Tether, na parte de trás) e do apoio de braço com dois porta-copos de garras emborrachadas, item exclusivo da versão GT e que conta com uma tira para facilitar na abertura. Assim como na linha Haval H6, o assoalho na traseira possui uma elevação leve na parte central, que permite a utilização de um único tapete atrás. Duas tiras vermelhas nas laterais permitem o rebatimento do encosto do banco traseiro bipartido. Um reflexo do "tamanho inesperado" do Ora é o fato de que, atrás, ele chega a oferecer bom espaço para ocupantes de 1,80 metro de altura, que possuem uma certa folga de espaço para os joelhos e para a cabeça: mesmo o teto solar não toma tanto espaço. O ocupante do meio terá um pouco menos de comodidade por conta das ligeiras elevações do assoalho e do assento, além da angulação do encosto das costas ser mais vertical nesta região. A altura do assoalho é um pouco mais elevada que a esperada, o que pode fazer com que os joelhos fiquem acomodados ligeiramente mais arqueados para cima. Os vidros traseiros descem até o final. Pena que não há foco de iluminação do teto na parte traseira.

Pequeno, o porta-malas oferece a capacidade de 228 litros, que pode ser ampliada para até 858 L com o rebatimento parcial ou total dos encostos do banco traseiro. Na versão GT, a tampa possui abertura e fechamento motorizados, contando inclusive com função anti-esmagamento e opção de programar altura máxima de abertura, mas também pode ser fechada manualmente e ser acionada por um gesto de chute para a frente sob o para-choque traseiro, na região da lanterna de neblina central. O habitáculo traz iluminação no lado esquerdo, tampa do bagagito sem cordas e, abaixo do forro, o kit de compressor e veda-furo para reparo do pneu que dispensa a utilização do estepe (assim como na linha Haval H6), e o cabo de carregamento para uso doméstico. É possível encaixar o tampão do assoalho para baixo da tampa do bagagito, o que facilita o acesso aos itens na parte inferior. Aberta, a tampa traseira fica a 1,83 metro do chão.

Na cabine, ficam iluminados os botões do volante, da parte esquerda do painel, além dos comandos nas portas, do console de teto, bem como os botões abaixo das saídas de ar centrais, as posições do rotor de transmissão e os botões de freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold. Não há luzes ambiente, e elas fazem falta em certos lugares, como em torno das entradas USB: encaixar um dispositivo à noite, com o carro parado, exige paciência.

Em termos de segurança, o Ora 03 GT dispõe de 7 airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros, dois de cortina e uma bolsa central entre os bancos dianteiros, com possibilidade de desativação da bolsa de ar dianteira do passageiro), sinalização luminosa de frenagem de emergência (acima de 50 km/h), destravamento automático das portas em caso de colisão, cintos de segurança com pré-tensionadores para os bancos dianteiros e traseiros, "caixa-preta" gravadora de dados em caso de acidentes (EDR), alerta do não-uso de cinto de segurança para todos os ocupantes do carro (considera o peso dos ocupantes, inclusive atrás), freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e Brake Assist (que regula a pressão no pedal do freio em frenagens intensas), controles de tração e estabilidade, SCM (Second Collision Mitigation: em caso de colisão traseira, os freios são automaticamente acionados para evitar outras colisões), Smart Cornering (quando o carro está com o piloto automático adaptativo acionado, a velocidade é automaticamente ajustada de acordo com as curvas), freios com sistema de prioridade (realiza a frenagem, mesmo quando o acelerador esteja pressionado ao mesmo tempo), 12 sensores de estacionamento, cinco câmeras e cinco radares anticolisão, frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades, alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro, alerta de saída da pista com assistente ativo de manutenção e centralização de faixa, alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado em manobras de ré, smart dodging (desvio que afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30 centímetros), reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade, alarme perimétrico e travamento das portas com o veículo em movimento, programável em 15 ou 30 km/h.

Ao abrir o capô, sustentado por vareta no lado esquerdo e sem manta de isolamento acústico, é possível conferir os componentes do motor elétrico dianteiro, que fornece tração para o eixo dianteiro e é do tipo síncrono de ímã permanente. Já a bateria desta versão tem a capacidade de 63 kWh. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a autonomia da versão GT é 319 quilômetros. A potência do motor elétrico é de 171 cavalos e o torque é de 25,5 kgfm. Como é comum em veículos elétricos, a transmissão tem uma marcha única à frente. Segundo a GWM, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h.

A bateria do tipo NCM pode ser carregada em corrente alternada, em corrente de até 11 kWh, ou contínua (pelo conector CCS Tipo 2) em potência de até 67 kWh. Conforme a GWM, o carregamento de 15 a 100% em corrente alternada leva aproximadamente 5 horas, enquanto para ir de 30 a 80% em corrente contínua, bastam cerca de 40 minutos. Não é permitida a instalação de reboque neste carro. O conjunto de suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; atrás, há o eixo de torção.

Fabricado em Taizhou (China) e atualmente com preço de R$ 184.000, o Ora 03 GT conta com 5 anos de garantia de fábrica para o veículo e 8 anos de garantia ou 200.000 quilômetros para a bateria, o que ocorrer primeiro. Confira os valores e intervalos das primeiras revisões:

24 mil km ou 2 anos: R$ 740
48 mil km ou 4 anos: R$ 1.700
72 mil km ou 5 anos: R$ 740

Impressões ao dirigir

Nos últimos tempos, alguns carros elétricos estão dispensando o botão de partida - e o Ora 03 é um destes modelos. Depois de destravar o veículo e abrir a porta do motorista, o carro já liga a ignição (e o ar-condicionado, se tiver ficado acionado antes), à sua espera. As telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia executam uma animação, com peixes "nadando" pelas interfaces gráficas. Basta colocar o cinto, pisar no freio e girar o rotor de transmissão para poder começar a dirigir. E para desligar? Existem duas maneiras: ao apertar o botão P do rotor de câmbio, fechar todas as portas e a tampa traseira e, em seguida, travar o veículo, o carro é automaticamente desligado. Mas o motorista também pode apertar o botão indicado pelo "raio cortado", no console de botões do lado esquerdo do painel, para desligar manualmente a ignição. Quando o Ora 03 GT começa a andar, é emitido do lado de fora um ruído (personalizável pelo sistema multimídia; há as opções "Ciência e Tecnologia" e "Ethereal") quando a velocidade do veículo é de até 30 km/h ou quando ele estiver se deslocando em marcha a ré.

É curioso que, mesmo sendo uma versão de apelo esportivo, o Ora 03 GT tem volante de grande diâmetro, com aro relativamente fino e sem abas para posicionamento das mãos ou base achatada. Esportividade, mesmo, só quando a assistência da direção elétrica é configurada para o modo esportivo, situação em que é perceptível um maior nível de firmeza. O modo Comfort é o mais equilibrado, enquanto o Conforto é muito leve e mais adequado a manobras de baixa velocidade, exigindo mais movimentos de correção quando se dirige mais rápido. O diâmetro de giro de 11,2 metros (0,8 m a mais que um Megane E-Tech) é um outro reflexo de que o Ora não é tão pequeno quanto suas linhas demonstram parecer - de toda forma, ainda é um esterço aceitável para o uso na cidade. A posição de dirigir é cômoda e, como convém a um hatchback, pouco elevada.

Os bancos dianteiros acomodam bem o corpo, e utilizar os massageadores (que atuam exclusivamente no encosto para as costas) foi uma experiência diferenciada. Ele pode atuar de forma menos ou mais intensa. Sente-se nas costas que o movimento da massagem tem dois pontos lombares de pressão e, com o passar do tempo, "sobe" em quatro níveis, para depois descer ao primeiro nível. Em um primeiro momento é possível dirigir mais relaxado, mas, depois de usar o item por cerca de 10 minutos, o corpo tende a dar sinais de que é melhor desligar o recurso. Já a ventilação, que está presente unicamente nos assentos dianteiros, não surte muito efeito quando os ocupantes utilizam roupas mais espessas - como calças jeans, por exemplo. O cheiro da cabine é bem típico da GWM, semelhante ao da linha Haval H6.

O conjunto de suspensão se esforça e consegue absorver parcialmente as imperfeições do piso, mas o Ora é baixo e exige cuidado para não raspar o assoalho em entradas de garagens; em pisos malconservados, sente-se o chacoalhar na cabine, mas em um nível aceitável para um hatch com rodas de 18 polegadas. Por outro lado, a estabilidade da carroceria é muito boa e o comportamento do veículo em curvas é bem previsível, graças ao centro de gravidade reduzido. Outra característica muito agradável é o silêncio da cabine: não foram observados rangidos durante nossa condução. 

A visibilidade pelos retrovisores externos e interno é boa, e os vidros fixos na dianteira também garantem um campo de vista melhor para as laterais; o capô é inclinado e o motorista vê pouco seus limites se optar por uma posição de condução baixa. A área do vidro traseiro é pequena e os encostos de cabeça precisam ser rebatidos para baixo para não interferir na visão. Quando recolhidas, as palhetas dos limpadores ficam abaixo da área transparente do para-brisa. Os assistentes de pontos cegos também colaboram bastante para alertar sobre veículos. O monitoramento de ponto cego atua com o carro em movimento a velocidades acima de 15 km/h; além disso, há a advertência de abertura da porta. Quando o veículo está estacionado e é detectado algum veículo circulando pela região lateral-traseira, a luz de ponto cego no retrovisor externo do lado correspondente se acende para advertir que há risco se a porta for aberta naquele momento. Para as manobras de ré, um recurso raro: é possível configurar a função de rebatimento da lente para baixo (tilt-down) para o espelho direito, o esquerdo ou ambos. Os faróis contam com bom alcance e realizam a comutação do facho baixo para o alto sempre que necessário. O fluido do para-brisa é dispersado em gotas pequenas e a atuação dos limpadores dianteiros é adequada.

O Ora 03 GT dispõe do modo de condução One Pedal - cuja força de desaceleração é menor do que em boa parte dos outros veículos elétricos que já dirigimos (tanto é que, no início da redução da velocidade, as luzes de freio não acendem imediatamente, ligando segundos depois), garantindo uma reação mais natural para o motorista. Aliás, é um recurso que nós do Auto REALIDADE gostamos muito de utilizar - exige tempo para se acostumar com a reação do veículo, mas garante mais segurança por iniciar uma desaceleração assim que o pé é retirado do acelerador. Ele é considerado um modo à parte, separado do Eco, Normal, Auto e Esportivo. Outro item disponível é o modo Eco+, que nitidamente atenua o funcionamento do ar-condicionado e anestesia bem mais a reatividade do pedal do acelerador do que no modo Eco. Não é possível mudar para o modo Eco+ em velocidades superiores a 60 km/h. Além disso, o carro não anda a mais que 86 km/h neste modo, nem pressionando o acelerador até o fim. O Ora 03 dispõe da regeneração de energia variável em três níveis. No nível máximo, ao soltar o pedal do acelerador, o motorista pode até se assustar um pouco com a desaceleração - mas neste modo, o carro sempre vai andar para a frente em baixa velocidade, por estar em Drive. 

É possível alterar os modos de condução quando a velocidade do veículo é inferior a 125 km/h. São quatro modos (Eco, Normal, Auto e Esportivo) selecionáveis pelo botão na parte inferior esquerda do painel e mais dois (Eco+ e One-Pedal) que são selecionáveis pelo sistema multimídia. Por padrão, quando o modo Eco está ativo, a direção assume a calibragem "Conforto"; no modo de condução Normal, a direção fica no modo "Normal", no modo Esportivo, a direção assume o peso "Esportivo"; no modo Auto, a direção também passa para a calibragem "Normal"; no modo Eco+, a direção fica no modo "Conforto" e, na condição One-Pedal, a calibragem é a "Normal".

Durante a condução, o modo Eco transmite reações mais anestesiadas ao volante, mas ainda assim, é possível desfrutar de uma boa entrega de torque. Já o modo Eco+ limita bem mais o potencial de aceleração do carro (até mesmo ultrapassagens ficam difíceis de serem feitas) e é recomendado somente para situações em que a intenção é preservar o máximo de autonomia possível.

Quando a velocidade do veículo for inferior a 2 km/h, a porta do motorista for aberta e o cinto de segurança do motorista for liberado (ou vice-versa, desde que sejam as duas ações), a transmissão aciona automaticamente a posição P, por motivos de segurança. O freio de estacionamento eletrônico é liberado pelo veículo quando o acelerador é pressionado de leve mas, se o Auto Hold estiver acionado, é perceptível que o carro vai demandar uma pressão adicional do pé direito para se deslocar. De toda forma, é possível desabilitá-lo de forma fácil, por botão no console. A operação do rotor de transmissão também é simples.

Quando a velocidade do veículo à frente for inferior a 10 km/h e é detectado um obstáculo, as câmeras de visão em 360 graus são automaticamente ativadas, e o assistente pede para frear caso haja um objeto muito próximo de uma extremidade do veículo. Testamos a atuação do auxiliar autônomo de estacionamento e do Auto Reverse. O carro é capaz de reconhecer vagas mesmo em ambientes de pouca iluminação, balizando-se pelas demarcações de tinta no chão, e realiza sozinho as operações de aceleração, freio, esterço do volante e alteração da posição de câmbio, acendendo o pisca-alerta e realizando as manobras a 3 km/h. O carro foi capaz de respeitar as margens laterais, mas estacionou com o para-choque traseiro invadindo parcialmente a vaga de trás. O Auto Reverse também realiza as manobras nesta mesma velocidade e avisa no quadro de instrumentos quantos metros já foram "retornados".

Entre os recursos de segurança disponíveis estão a frenagem automática de emergência, que funciona entre aproximadamente 10 a 150 km/h, e o assistente de emergência em permanência em faixa, que atua entre 60 e 150 km/h. Além de esterçar o volante quando necessário para o veículo ficar dentro das faixas, o quadro de instrumentos adverte sobre a necessidade do motorista de colocar as mãos no volante caso o carro esteja intervindo sozinho por muitos segundos. Já o assistente de partida em ladeiras mantém o carro parado por aproximadamente 2 segundos em inclinações de até 30% (acima disso, o recurso pode não ser suficiente para segurar o Ora na inclinação).

No piloto automático adaptativo (ACC), a velocidade mínima definida para estabelecimento da velocidade é de 30 km/h. O sistema é capaz de seguir outro veículo (em quatro níveis de distanciamento) entre 0 e 150 km/h. Se o veículo parado à frente se mover dentro de 3 segundos, o Ora o acompanhará automaticamente. Se o veículo à frente permanecer parado por até 3 minutos, pressionar o pedal do acelerador levemente irá reiniciar o sistema e, se o veículo à frente ficar parado durante mais de 3 minutos, o Ora aciona automaticamente o freio de estacionamento. O sistema atua bem, mas a alavanca de operação fica encoberta pelo volante, é pouco intuitiva e exige ser utilizada várias vezes para finalmente assimilar a operação - mesma crítica que fizemos à linha Haval H6 meses atrás.

Para extrair o melhor da aceleração do 03 GT, é possível ativar o controle de largada (launch control), que pode ser usado quando a carga da bateria é de pelo menos 40%, o modo de condução é o Esportivo e o controle de estabilidade está desligado. Com a utilização deste modo, fizemos de 0 a 100 km/h exatamente no tempo declarado pela fábrica. O controle de estabilidade é ativado automaticamente em todas as partidas do veículo e em velocidades acima de 85 km/h. Mesmo com controles eletrônicos ativos e em modos de condução mais tradicionais, o Ora chega a cantar os pneus se o pedal do acelerador for muito demandado. Para as retomadas, utilizamos o modo de condução Normal e os controles eletrônicos ativos. Veja os dados coletados em pista sem tráfego de veículos, com ar-condicionado desligado, somente o motorista a bordo e cronometragem automática pelo aplicativo GPS Acceleration:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,2 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 4,0 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 4,0 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 6,5 segundos

Condições do teste

Temperatura externa: 34º C
Altitude (estimada): 71 metros
Pressão dos pneus: 34,5 psi (dianteiro esquerdo); 34,3 psi (dianteiro direito); 33,7 psi (traseiro esquerdo); 33,9 psi (traseiro direito)
Nível de energia: 47%
Quilometragem do veículo durante os testes: 754 km

Quando recebemos este Ora 03 GT, a estimativa inicial do veículo era de que seria possível rodar 202 quilômetros com aproximadamente 62% de energia. Na prática, porém, este cálculo não se confirmou. Chegamos a fazer uma recarga breve de 26 minutos e 40 segundos em uma estação de corrente alternada de 22 kW, que subiu o nível de bateria de 23% para 29%. Como é comum em veículos elétricos, é possível acionar a ignição e o ar-condicionado durante o carregamento. Devolvemos com 15% e autonomia estimada de 50 quilômetros. Veja o consumo em nosso percurso, com ar-condicionado ligado:

Consumo de energia médio: 18,1 kWh/100 km
Distância percorrida: 144,3 km
Velocidade média (estimada): 16 km/h

Para concluir...

A experimentação do Ora 03 GT permitiu concluir que a GWM tem à disposição um produto bem interessante em seu portfólio. É um carro prático e divertido de dirigir, com detalhes de acabamento bem-cuidados e itens de série raros de serem encontrados em modelos de preço equivalente. Apesar de ter chegado depois do BYD Dolphin, o Ora 03 pode ser uma alternativa bem interessante para quem faz questão de ter um automóvel totalmente elétrico.

Vem conferir a Galeria de Fotos do GWM Ora 03 GT!













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