Com design retocado e mais equipamentos, Renault Duster Plus 2024 já está nas lojas

Apresentado em sua atual geração ao Brasil em março de 2020 e agora incorporando novidades, o Renault Duster Plus 2024 ainda não foi revelado de forma oficial pela marca, mas seus primeiros exemplares começaram a ser distribuídos para concessionárias da marca em todo o País desde dezembro do ano passado. O SUV passa a ter novos detalhes visuais e itens adicionais. A dianteira traz faróis principais com LED no facho baixo, luz halógena no facho alto e novas assinaturas para as luzes de posição, no estilo de "Y" deitado que a Dacia chegou a utilizar na reestilização da segunda geração antes da remodelação total para a terceira geração, ocorrida há poucos meses na Europa. O acionamento dos piscas faz com que as luzes de posição se apaguem momentaneamente. Além disso, a grade dianteira troca as três barras cromadas por frisos em preto-brilhante: só a parte curvada inferior conserva o acabamento espelhado.

O pacote Outsider, composto por protetor frontal com faróis auxiliares e molduras de proteção laterais, permanece disponível como acessório no Duster Iconic por R$ 1.800 adicionais: agora, as molduras das luzes extras são pintadas de cinza. Na versão topo-de-linha Iconic, detalhes alaranjados estarão presentes em um filete com o nome da versão da grade dianteira e nas letras que compõem o nome do carro nas barras de teto. Além disso, nesta versão as capas dos retrovisores externos passam a ser pintadas de preto-brilhante e também possuem traços alaranjados. Já as molduras inferiores dos para-choques adotam a cor Cinza Megalith.

Curioso notar que, mesmo depois do lançamento do Megane E-Tech em setembro de 2023 e da revelação dos detalhes do Kardian em outubro, o Duster ainda traz o losango antigo da Renault, e não o símbolo "Nouvel'R". As rodas de cinco raios vazados, com detalhes em preto e diamantação escura, também são novas para a versão Iconic (a Intense mantém o conjunto já conhecido). Além disso, atrás as lanternas passam a ter relevos com formato de "Y" deitado (onde ficam as luzes de posição), ao invés do "+" do modelo anterior.

Por dentro, finalmente os airbags laterais e de cortina passam a ser itens de série: agora, são 6 bolsas de ar. Além disso, os revestimentos dos bancos e dos forros de porta dianteiros também mudam, incorporando os mesmos detalhes alaranjados da parte externa. O quadro de instrumentos passa a ter novos grafismos. Agora, o conta-giros passa a ter faixa vermelha, entre 6 mil e 7 mil rpm; além disso, curvas passam a unir tacômetro e conta-giros.

O console central é novo e incorpora, na parte frontal, duas entradas USB (sendo uma do tipo A e outra do tipo C), tomada de 12 Volts e, na versão Iconic, carregador de celular por indução com abas para acomodação do aparelho. À esquerda da alavanca de freio de mão, passam a existir dois porta-copos. O Duster passa a ter apoio de braço integrado ao console, e não mais fixado ao banco do motorista. Este apoio é capaz de deslizar para a frente e pode ser aberto para dar acesso a mais um porta-objetos. Por fim, a parte de trás do console traz mais duas entradas USB-C voltadas aos ocupantes traseiros, para carregamento de dispositivos eletrônicos. Outra discreta novidade: a parte inferior do painel passa a ter comando para regulagem da altura dos faróis.

A versão Intense Plus traz bancos que mesclam tecido e material sintético, com detalhes em azul-claro. Já o Iconic traz bancos totalmente em materiais sintéticos e com costuras laranjas. Foram mantidos o motor 1.6 SCe (que registra 8,1 km/l na cidade com etanol, 11,7 km/l na cidade com gasolina, 8,5 km/l na estrada com etanol e 12,3 km/l na estrada com gasolina) e o 1.3 Turbo Flex (cujos dados de consumo são 7,2 km/l na cidade com etanol, 10,5 km/l na cidade com gasolina, 8,1 km/l na estrada com etanol e 11,5 km/l na estrada com gasolina). Veja os preços:

Intense Plus 1.6 manual: R$ 122.290
Intense Plus 1.6 CVT: R$ 131.190
Iconic Plus 1.6 CVT: R$ 139.890
Iconic Plus 1.3 TCe CVT: R$ 153.890


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