Latin NCAP avalia VW up! e Renault Clio


A primeira rodada de crash-tests em 2014 promovida pelo Latin NCAP traz resultados de dois modelos que ainda chegarão às lojas: o Renault Clio equipado com airbag duplo e o Volkswagen up!, que deverá chegar às concessionárias em fevereiro. Os crashes frontais são realizados à velocidade de 64 km/h com 40% da área frontal contra uma barreira deformável.


O up! alcançou o louvável resultado de cinco estrelas de proteção para adultos e quatro estrelas para crianças. As notas (15,86 para motorista e passageiro frontal, sendo 17 a pontuação máxima, e 39,54 de proteção a crianças em cadeirinhas infantis, sendo 49 a nota máxima) foram ligeiramente melhores que as do Volkswagen Jetta (15,34 e 39,20, respectivamente), que alcançou o mesmo número de estrelas. O up! também foi avaliado em impactos laterais e, mesmo sem airbags na região, foi aprovado por sua estrutura estável. O alerta do uso de cinto de segurança aos ocupantes frontais e o sistema ISOFIX contaram pontos a favor do novo compacto.



Perceba no vídeo que o VW up! terá opção de painel na cor da carroceria, tampa traseira com aço ao invés de ser inteiramente confeccionada em vidro e a opção de rodas com design diferente das imagens apresentadas à imprensa.


Já o Renault Clio não é exatamente uma novidade: ajustando-se à legislação, ele volta a vir com airbags frontais, além de freios ABS de série (itens que, desde a reestilização de 2012, não eram oferecidos nem mesmo como opcionais. O Clio dos testes trouxe reforços estruturais na porta do motorista, mas não trazia freios ABS). Considerando que sua carroceria que remonta a 1999, quando chegou ao Brasil, o resultado foi razoavel, tirando três estrelas (8,09 pontos de 17 possíveis) de proteção a ocupantes frontais e apenas uma estrela de proteção a crianças (12 de 49 possíveis). Vale lembrar que, sem airbags (ao lado, em teste realizado em 2013), o Clio zerou a pontuação de proteção aos ocupantes da frente e obteve uma estrela de proteção a crianças, com 9 pontos.




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