BMW lança Série 2 Gran Tourer, com sete lugares



As famílias que precisam de um carro para reunir até sete pessoas não precisam mais partir para o X5 na linha BMW: a montadora apresenta no Salão de Genebra a Série 2 Gran Tourer, baseada na Active Tourer (que já chegou ao Brasil, custando R$ 178 950), porém com mais espaço interno, suficiente para sete passageiros - solução indisponível no Mercedes Classe B, o principal rival. Assim, por ora, a rival mais próxima é a Opel Zafira Tourer.


Externamente, as mudanças iniciam a partir das portas traseiras, que tiveram janelas fixas adicionadas para minimizar o contato de crianças mais saidinhas com o lado externo; a vigia traseira está maior, e as lanternas, mais horizontais. O comprimento total foi prolongado em 21,4 centímetros, e a altura, em 5,4 cm. Assim, o BMW 2 Gran Tourer mede 4,56 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,61 metro de altura. A minivan terá 13 opções de cores externas e diversas opções de rodas, do aro 16'' ao 18''.


Internamente, o ambiente lembra o Série 2 Active Tourer, porém com melhorias em sua versatilidade para os ocupantes. Na Alemanha, o aplicativo myKidio ajuda os pais a encontrar filmes e audiobooks apropriados para seus filhos em dispositivos como o iPad, e repassa ao sistema Control Display o que as crianças estão lendo/assistindo/ouvindo, garantindo maior monitoramento de seus responsáveis. Os pequenos, por sua vez, podem verificar no BMW Kids Cockpit informações sobre a viagem (como tempo estimado para a chegada, velocidade e temperatura externa). Desde a versão Advantage, há itens como ar-condicionado automático de duas zonas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional e piloto automático adaptativo, que freia em iminência de colisão à frente. Há ainda as versões Standard, Sport Line, Luxury Line e M Sport.


A segunda fileira de bancos, tripartida nas proporções 40:20:40, traz apoio de cabeça para todos os ocupantes e permite a fixação de cadeirinhas infantis. Estes assentos podem se deslocar em até 13 centímetros.

Nas versões com teto solar panorâmico, a visão do céu se estende até os passageiros desta fileira. Um degrau antiderrapante facilita o acesso da criançada à terceira fileira de bancos.


Atrás, dois assentos acomodam crianças crescidas; nichos guardam objetos nas laterais. Rebatendo os bancos, a capacidade do porta-malas é de 560 litros, e com os cinco bancos traseiros embutidos, a área é de 1820 litros. Outra vantagem do rebatimento dos assentos surge na possibilidade de levar objetos longos, de até 2,60 m de comprimento.


A BMW Série 2 Gran Tourer terá cinco opções de motorização: na versão 220i, está em ação o 2.0 de quatro cilindros em linha movido a gasolina, de 192 horsepower, que a leva de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e à velocidade máxima de 223 km/h. O consumo médio pode ultrapassar 16 km/l. Na 218i, o motor adotado é o 1.5 de três cilindros a gasolina de 136 HP e 22,4 kgfm de torque (estendíveis para 23,5 kgfm por curtos períodos com a função overboost). Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge 218 km/h.

São três opções movidas a diesel: 220d xDrive (nas imagens, com motor 2.0 quatro-cilindros de 190 horsepower e 40,8 kgfm de torque, que a faz acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e alcançar 218 km/h), 218d (também 2.0, porém com 150 HP e torque de 33,6 kgfm) e 216d (1.5 três-cilindros de 116 HP e 27,5 kgfm).



A BMW oferta uma grande linha de acessórios para a Série 2 Gran Tourer, como rodas aro 19'', focos de iluminação noturna na porta dianteira, para-barros, bolsas integradas aos bancos dianteiros, bagageiro de teto e rack para bicicleta, com placa e luzes adicionais.


Comentários