Flagramos os novos Hyundai Tucson e Elantra 2016


Texto e imagens | Júlio Max, de Teresina (Piauí)

A cidade de Teresina mais uma vez recebe carros de teste, agora duas novidades da Hyundai: a nova geração do Tucson, que substitui o ix35 na Europa, e o novo Elantra, que receberá aprimoramentos para ganhar competitividade no segmento dos sedans médios. Ambos pesadamente disfarçados - com pintura quadriculada em toda a carroceria, além dos enchimentos e panos que dissimulam as formas externas - e emplacados em Anápolis (GO), onde se localiza a fábrica da CAOA que produz os utilitários e caminhões da Hyundai. 


O Tucson 2016 nacional deverá ficar praticamente igual ao modelo que será apresentado no Salão de Genebra (Suíça): note que o carro de teste traz as luzes diurnas de LEDs na mesma posição, os retrovisores externos são idêntivos e, pelo pouco que pudemos ver do painel (que estava encoberto por panos), volante e console central serão similares. As rodas - mais comportadas que as do modelo nas imagens de divulgação - e a saída única de escape devem ser as adotadas no modelo brasileiro.


No Velho Continente, a nova geração traz uma gama mais ampla de itens de segurança e comodidade, como tampa do porta-malas acionada eletricamente, Smart Parking Assist System (realiza manobras de estacionamento com o motorista intervindo apenas com o acelerador e o freio), frenagem de emergência em iminência de colisão, ar-condicionado dual-zone com regulagem de temperatura de meio em meio grau Celsius e até o Active Bonnet System (quando é detectada colisão com pedestre ou ciclista, o capô se eleva automaticamente para evitar o choque da cabeça com o para-brisa ou as colunas dianteiras). O porta-malas terá capacidade de 513 litros. Lá, serão duas motorizações movidas a gasolina (1.6 GDI de 135 cavalos e o 1.6 T-GDI de 176 cv) e três a diesel (1.7 de 115 cavalos e 2.0 de 136 ou 184 cv).


Já o novo Elantra é um mistério mais bem guardado (ao menos até o segundo semestre deste ano, quando deverá ser revelado oficialmente), mas é possível notar o perfil mais esportivo. No exterior, onde já foram flagradas unidades apenas com a frente com disfarce quadriculado, é possível identificar a grade frontal bem mais larga, os faróis alongados e as fendas laterais do para-choque que abrigam as luzes diurnas de LEDs.

Ainda não há data confirmada para as duas novidades serem lançadas no Brasil.



Comentários