Range Rover Evoque mantém personalidade na linha 2016


Reestilizar automóveis aclamados pelo design é um desafio que pode indicar a consagração ou o fracasso. No caso da Land Rover, a ótima acolhida do carro-conceito LRX em 2008 levou a montadora britânica a dar sinal verde para a produção em série do Range Rover Evoque, com visual bastante similar ao conceito. Agora, o utilitário esportivo passa por uma atualização que conserva a essência de seu design e aumenta sua eficiência mecânica.


Faróis e lanternas mantiveram o formato, mas ganham novos feixes de LEDs; o para-choque frontal também foi levemente redesenhado, as versões HSE Dynamic e Autobiography passam a contar com o capô com entradas de ar laterais (antes reservado ao Coupé, o Evoque de duas portas) e há três estilos de rodas disponíveis. Curiosamente, duas antenas do tipo "barbatana de tubarão" são adotadas nos modelos equipados com ponto de acesso de Wi-Fi.


Internamente, quem já conhece o Evoque vai notar o ambiente bastante familiar; houve apenas leves alterações no quadro de instrumentos (com novos grafismos), nos bancos e forrações das portas, além de duas novas tonalidades internas disponíveis (Lunar Ice e Vintage Tan).


Agora, debaixo do capô, o Evoque conta com a linha de motores Ingenium TD4 de alumínio, até 30 quilos mais leve que o antecessor. Na versão menos potente (com 150 cavalos), promete consumo contido a até 28,9 km/l (18% mais econômico), enquanto a versão de 180 cv consegue ultrapassar os 25 km/l. Além de poluirem e gastarem menos, estas versões demandam menos manutenção nas oficinas, o que pode gerar uma economia ao proprietário de até 5 mil euros em 3 anos. O motor 2.0 a gasolina, do Evoque Si4 vendido no Brasil, segue firme, oferecendo 240 cavalos. Com ele, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e alcança 217 km/h, chegando ainda ao consumo de 15,3 km/l.



O Evoque 2016 chega à Europa em agosto nas versões Pure, SE, HSE, HSE Dynamic e Autobiography. Por ser importado de Halewood (Reino Unido), deverá chegar ao Brasil sem demora. Mais de 400 000 unidades do menor Range Rover foram comercializadas em todo o mundo. A Land Rover assegura que os preços irão se manter no patamar atual.


Comentários