VW lança Jetta 2015, reestilizado e em três versões


A Volkswagen apresenta no Brasil a linha 2015 do Jetta, que passa a contar com nova versão (Trendline), e será produzido em São Bernardo do Campo (SP), sendo simultaneamente trazido do México. Por fora, o sedan derivado do Golf VI ostenta grade e para-choques redesenhados, faróis de bi-xenônio com luzes diurnas de LEDs na versão Highline, lanternas redesenhadas e tampa do porta-malas com borda mais aerodinâmica, além da nova cor Azul Silk, metálica - estando ainda disponível nas tonalidades sólidas Branco Puro e Preto Ninja, na cor perolizada Preto Mystic e nas colorações metálicas Prata Sargas e Cinza Platinum.

O comprimento teve ligeiro aumento para 4,65 metros por conta dos novos para-choques; o Jetta mede 1,77 m de largura sem espelhos e 1,47 metro de altura; o porta-malas manteve a capacidade de 510 litros e pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro, na proporção 40/60.


A versão Trendline, de entrada, vem de série com o câmbio automático AQ250 Tiptronic de seis marchas, mas ainda herda o motor 2.0 Total Flex de 116 cavalos/17,7 kgfm de torque com gasolina e 120 cv/18,4 kgfm com etanol. A suspensão traseira é do tipo Multilink, com molas e amortecedores de calibração específica. Por fora, esta versão não possui cromados na grade e as rodas de liga leve "Sedona" são aro 16''; por dentro, o formato do volante é o mesmo do Golf VII (entretanto, sem detalhes em preto-brilhante ou comandos de som) e os bancos são revestidos em tecido.

De série, esta versão traz direção hidráulica, ar-condicionado, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alarme com comando remoto, apoio de braço com tomada de 12 Volts, saída de ar-condicionado para o banco de trás, porta-luvas refrigerado, Rádio RCD320G com CD Player, entrada USB e Bluetooth, iluminação de placa traseira em LED, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas infantis, volante com ajustes de altura e profundidade, freios ABS com EBD, controle de tração (ASR) e quatro airbags (frontais e laterais).


A versão Comfortline, que passa a ser intermediária, conta com volante revestido em couro, com shift paddles para trocas sequenciais de marchas e comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefone, além de acabamento interno em material sintético native (nas cores preta ou bege), rodas aro 16'' “Atlanta”, controlador de velocidade de cruzeiro e sistema de som RCD 510 com tela colorida de 6,5 polegadas sensível ao toque e seis alto-falantes. Como opcionais, teto solar panorâmico e o pacote Exclusive, com a central multimídia RNS 315 com GPS, acionamento Coming & Leaving Home dos faróis, sensor de chuva, rodas “Queensland” aro 17'' com pneus 225/45, sistema Kessy (as portas são abertas por aproximação da chave e a ignição é feita por botão) e ar-condicionado com duas zonas de temperatura, exibidas em mostrador digital.


Diversas das novidades e equipamentos estão reservadas à versão mais cara Highline, como o monitor central colorido no quadro de instrumentos, direção elétrica, rádio RCD 510 com tela touchscreen de 6,5 polegadas, oito alto-falantes, entradas auxiliar/USB e Bluetooth, retrovisor interno eletrocrômico, novas rodas “Lancaster” aro 17'', seis airbags (incluindo as bolsas do tipo cortina), bloqueio do diferencial (EDS), controle de estabilidade (ESC), BAS (Brake Assist System, sistema de assistência à frenagem em paradas de emergência) e HHC (Hill Hold Control - em aclives com inclinação superior a 5%, este sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista liberar o pedal do freio).


O motor é o 2.0 TSI, abastecido unicamente com gasolina e que entrega 211 cavalos e torque de 28,6 kgfm @ 2000 rpm; já o câmbio automático DSG conta com dupla embreagem e seis marchas. A versão Highline traz dois pacotes de opcionais: o Exclusive acrescenta bancos de couro (na cor preto ou bege) com aquecimento para os assentos dianteiros e sensores de chuva e de luminosidade. Já o Premium inclui estes itens, além de central multimídia RNS 315 com navegação integrada, sistema Kessy, faróis bi-xenônio com luzes diurnas de LED e regulagem elétrica do banco do motorista. O teto solar panorâmico é outro item adicional, que pode ser adquirido fora dos pacotes de equipamentos.


O Jetta recebeu cinco estrelas de proteção a adultos nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, nota obtida também pelo Euro NCAP em 2011, e também pelo Australian NCAP. Em 2014, o sedan da VW recebeu a classificação “Top Safety Pick” pela organização IIHS (Insurance Institute for Highway Safety, dos Estados Unidos). Sua produção na fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo (SP) inicia ainda no primeiro semestre de 2015.



Comentários

Xracer disse…
a versão com o motor turbo de 211 cv... meu sonho de consumo ! Já andei num e apaixonei no carro, fabuloso !!